São Paulo-Santiago (Chile): rota internacional que mais cresceu em 2023

Continua depois da publicidade

No total, o Chile atraiu um total de 2.612.448 milhões de turistas, representando uma alta de 134,4% em relação ao ano passado

356.960 mil embarques foram realizados no Brasil com destino a Santiago, capital do Chile, entre janeiro e setembro deste ano. Houve uma crescente de 114,7% em relação ao mesmo período de 2022, quando embarcaram 247.190 mil brasileiros. Os dados são do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a pesquisa conclui que o Brasil é o segundo principal país a enviar turistas ao país andino, ficando atrás apenas da Argentina. Junto a este balanço, um relatório mensal do Conselho de Aeronáutica Civil (JAC) sobre o tráfego aéreo no mês de setembro indica que o número de passageiros cresceu quase 25% face a setembro do ano passado.

Veja também as mais lidas do DT

A JAC informou que 18.184.188 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos do país, o que significa um aumento de 24% em relação a janeiro-setembro de 2022. O documento destaca que a rota São Paulo – Santiago foi a rota internacional que mais cresceu em relação a setembro de 2022, aumentando em 41.055 mil passageiros.

Os atrativos do Chile para os brasileiros

Os incentivos vão desde as belezas naturais e gastronomia que o país oferece até o conforto de embarques com voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Foz do Iguaçu. Atualmente, existem quatro companhias aéreas chilenas que operam diretamente entre Chile e Brasil: Latam, Sky e Jetsmart e Aerolíneas Argentinas.

Hugo Corales, Diretor Comercial da ProChile no Brasil, comenta que “o Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. Todos os dias abastecemos a mesa do brasileiro com alimentos como salmão, frutos do mar, frutas

frescas, nozes e também outros produtos como vinho e azeite. Com o Encontro Chile Brasil, entre 27 de novembro e 1º de dezembro, queremos aprofundar e fortalecer nosso posicionamento no mercado e aproveitá-lo como plataforma para abrir novas oportunidades em outros setores como o Turismo.”

Coquimbo Região Estelar

Um dos destinos que despontam no interesse dos brasileiros é a região de Coquimbo. Localizada ao norte do Chile é reconhecida mundialmente como a “região das estrelas” por ter os céus mais transparentes do mundo para observação astronômica e por possuir a maior rede de turismo astronômico do hemisfério sul. Mas não é só o céu estrelado que atrai o olhar dos visitantes.

O destino oferece a oportunidade de conhecer o pisco, aguardente chilena produzida a partir das uvas e que está se tornando sensação entre os consumidores brasileiros, além de seu patrimônio natural e arqueológico, as tradições camponesas e o artesanato em pedra nos seus vales. Há recantos pouco explorados com santuários naturais, pinturas rupestres, aves nativas, paisagens que falam da sua cultura camponesa quando são decoradas com os seus rebanhos de cabras, saborosas árvores de fruto e impressionantes videiras.

Entre as comunas, há as chamadas “zonas rezagadas” (“áreas carentes”) por serem mais remotas, compostas por Monte Patria, Punitaqui, Combarbalá e Canela localizadas nos Vales Limarí e Choapa – coroados pela Cordilheira dos Andes – onde se abre um espaço para o turismo rural e o Turismo Wellness, ideal para retiros, atividades ao ar livre, entre outras dinâmicas de bem-estar.

Este território oferece experiências, paisagens e sabores que se conectam com a cultura da sua comunidade. É uma terra com tradições típicas da região como a transumância dos criadores de cabras. Além disso, é um local com uma atividade agrícola com variedade de produtos para desfrutar de uma rica gastronomia (vinhos, frutas frescas, frutos secos, frutos secos que ligam o paladar às paisagens montanhosas deste país do fim do mundo).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade