Professor: Presente Sempre! – Leia ou ouça o podcast com Andrea Nakane*

Continua depois da publicidade

Nosso país, entre tantos retrocessos e limitados avanços, não conseguiu inserir os investimentos orientados para a transformação da Educação como catalisador de uma sociedade mais empreendedora, igualitária e colaborativa.

Na maioria absoluta dos rankings mundiais relacionados ao posicionamento do Brasil comparado a outras nações, estamos sempre no rodapé, sem consistência e projetos educacionais de impacto pleno.

A base escolar sendo frágil não consegue suportar os pilares da educação continuada e por isso, além de questões de ordem econômica, o número de jovens que conseguem terminar o ensino médio e ingressar em um curso superior é relativamente pequeno.

Veja também as mais lidas do DT

A própria não estruturação de um ensino técnico de qualidade e acessível, também colabora para que o país não progrida no desenvolvimento de uma oferta de excelência de mão de obra especializada.

Mas frente a esse cenário devastador a gente nunca deve se cansar de enaltecer a figura dos professores, já que sem os mesmos a Educação não existe, e não estando presente, não há possibilidade de nenhum tipo de evolução.

Os professores são abnegados em compartilhar o que sabem para justamente estimular e lapidar a vida de outros.

Muitos são verdadeiras referências para seus alunos, e são eles que estimulam uma transformação estrutural em cada indivíduo que poderá beneficiar – com o seu próprio desenvolvimento – o coletivo que está inserido.

A profissão de docente é que possibilita que todas as outras profissões existam em nossa sociedade. Sem eles, mesmo que de forma autodidata ou até mesmo vocacionada, as pessoas não conseguiriam revelar-se como profissionais.

Todos sem exceção tem um pedaço de cada professor que já nos preencheu com seus saberes, conhecimentos e informações.

O Brasil precisa urgentemente despertar, já estamos adormecidos há muito tempo, precisamos fazer da Educação a nossa ativa bandeira, não só da esperança, mas da própria realidade.

Fontes de dados provenientes da tecnologia presente nos dias de hoje não são concorrentes dos professores e não deveriam ser cogitados como tal.

A Inteligência Artificial jamais substituirá a Inteligência Humana, essa está calcada em valores e emoções. O professor une, então, de forma muito pragmática e temporal a razão e a emoção, e isso o torna imbatível, demonstrando seus super poderes, responsáveis por seu comportamento de persistência e resistência em sua missão, por mais que o reconhecimento de seu ofício seja muito baixo e que receba remunerações injustas.

O Brasil precisa urgentemente despertar, já estamos adormecidos há muito tempo, precisamos fazer da Educação a nossa ativa bandeira, não só da esperança, mas da própria realidade.

E nesse cenário, o líder inspirador é justamente o professor, a quem devemos nossos mais profundos agradecimentos, pois apesar de todas as adversidades, lamúrias e opnugações, fazem ainda toda a diferença.

No dia de hoje, caso você tenha algum professor em sua vida, ou conheça um, mesmo em isolamento físico, lhe faça um afago, expresse seu carinho, demonstre sua gratidão por seu empenho, deixe explícito que você o reconhece como um ser que lhe estende ou estendeu a mão, dando suporte para abrir seus horizontes e dessa forma lhe permitiu sua sustentação como cidadão, trabalhador e ser humano.

Meu respeito imenso e minha salva de palmas, de pé, a todos os professores do país!

Admiração sempre pelo trabalho, pelo dom e pelo altruísmo em ser fonte de renovação e evolução de todos nós!


*Andrea Nakane é educadora, palestrante e sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade

 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade