Em 2020, o Brasil registrou números históricos de queimadas no Pantanal. Mas a maioria dos brasileiros continua de olhos fechados para o problema e assistindo passivamente a maior planície alagada contínua do mundo virar um deserto.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com parcerias
Na tentativa de abrir os olhos de quem não ainda não entendeu o tamanho do problema, um grupo de profissionais da publicidade criou o projeto “Sons do Pantanal”. Trata-se de uma meditação guiada que desafia o espectador a deixar seus olhos abertos por 15 minutos, enquanto imagens e sons reais de uma floresta em chamas são acompanhadas por uma voz suave que narra dados recentes das queimadas no Pantanal.
Veja também as mais lidas do DT
O insight surgiu quando os idealizadores da campanha perceberam que durante o tempo de uma simples meditação de 15 minutos, quase 1 milhão de metros quadrados queimaram em média no Pantanal este ano. A partir daí, eles decidiram que uma realidade tão absurda não poderia continuar adormecida na consciência dos brasileiros.
“Durante a meditação, ao invés de relaxar, a intenção do Sons do Pantanal é incomodar, deixar um questionamento sobre o quanto o Pantanal e todas nossas vegetações nativas têm sofrido com queimadas e desmatamentos ilegais. Nosso objetivo foi, realmente, abrir os olhos de quem acha que está tudo bem”, explica o publicitário Lucas Santos, um dos idealizadores da campanha.
Quem quiser assistir a meditação basta acessar https://youtu.be/
Ficha Técnica do Vídeo:
Redatores: Augusto Meira e Ricardo Millani
Diretores de Arte: Lucas Santos, Gustavo Andrade e Kevin Quintieri
Motion: Lucas Santos e Gustavo Andrade
Produtora de Áudio: SQUAD
Direção Executiva: Dario Forghieri, Zi Nammur, Hans Zeh
Coordenação de Áudio: Karina Coviello
Mixagem e Masterização: André D’Ávila
Locução: Carô Carvalho