Qual a diferença do vinho Reserva para o Reservado?

A nova série do DIÁRIO DO ENOTURISMO, Pergunte ao Werner Schumacher quer desmistificar esse mundo do vinho tão sedutor e servir como um guia aos leitores na nobre arte da degustação de um vinho.  O objetivo é, de forma clara e direta esclarecer aquelas dúvidas que sempre vêm a cabeça, mas às vezes temos vergonha de perguntar, ou não temos para quem perguntar. Agora temos: Werner Schumacher.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


A primeira pergunta vêm lá de Porto Alegre (RS), de um amigo de mais de 60 anos, do Werner, o Marco Antonio, que hoje mora em Gravataí (RS):

Qual a diferença do vinho Reserva para o Reservado?

Caro Marco Antonio, muito oportuna a tua pergunta pois é um dos fatores que gera muita confusão para os consumidores, não raro a muitos produtores, pois cada um pensa e faz o que quer.

Pode-se dizer que Reservado é uma invenção chilena, pelo menos para os brasileiros. Eles sacaram que o brasileiro gosta de vinhos levemente adocicados e lançaram esse tipo de vinho, o meio seco.

Dizem que começou a ser exportado para o Brasil e que só tinha aqui, hoje está por todo o mundo, inclusive no Chile, para atender os turistas brasileiros. Uma sacada que gerou um grande sucesso.

Já os produtores brasileiros – como o hino – dormiram em berço esplêndido por um tempo e só falavam mal do produto chileno; falem bem ou falem mal, melhor pro vinho chileno. Até que um dia acordaram – agora em 2019 – e através de uma instrução normativa criaram o Reservado Brasileiro.

Os produtores brasileiros acordaram e deixaram de se queixar e criaram o Reservado Brasileiro, nunca venderam tanto!

Alguns enochatos falam mal desse vinho e fizeram coro aos nossos produtores. Eu sigo com o meu conceito, se alguém gosta, é o que importa. O mercado agradece, gera venda, emprego e muita gente feliz.

Quanto ao termo Reserva, a Espanha é basicamente o único país a ter uma lei sobre isso. Lá são três categorias: Crianza, Reserva e Gran Reserva, cada um tem um tempo mínimo de estágio em barrica de carvalho e garrafa antes de ir para o comércio.

Crianza – 24 meses com mínimo de 6 meses em barrica (máximo 330 litros)

Reserva – 36 meses com mínimo de 12 meses em barrica

Gran Reserva – 60 meses com mínimo de 18 a 24 meses de barrica, conforme a região

Salvo raras exceções, no resto do mundo é uma grande baderna, que gera enorme confusão, como dito antes, cada um tem uma definição, pois não está regulamentado.

Não se deve ficar impressionado com esses termos, pois normalmente não dizem nada, puro marketing. Já vi um Gran Reserva do ano anterior ao que se está, ou seja, estamos em 2021, no caso um de 2020. Reserva é o ato ou efeito de reservar, pôr à parte para usar posteriormente.

A minha opinião é a de que não se pode garantir que um vinho será bom tendo obrigatoriamente ficar um determinado em barrica de carvalho, mais ainda limitando a capacidade da barrica, sabe-se hoje que barricas com 600 litros ou maior dão melhores resultados que menores. Há barricas novas e usadas e isto influencia bastante. O enólogo deve ir provando o vinho a cada tanto para observar a sua evolução e assim definir o momento que deve sair da barrica.

Enfim, se o vinho é chamado de Reservado ou Reserva não importa, prove-o, gostou? Então curta o seu vinho, o gosto é seu, de mais ninguém.


Werner Schumacher, é o alemão brasileiro que na década de 80 e 90 do século passado trouxe os insumos da Europa para o início da vinicultura no Rio Grande do Sul, e portanto, no Brasil.

Sem meias palavras, Werner durante o último ano escreveu sobre inúmeros assuntos do universo do vinho. Defendeu a viticultura heroica de montanha, ficou do lado dos pequenos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul, enalteceu a importância do enólogo em uma propriedade que produz vinho, criticou os marqueteiros que tentam desmistificar o mundo do vinho com seus produtos padronizados e sem caráter.


As perguntas a WERNER SCHUMACHER podem ser enviadas para o Whatsapp do DT: (11) – 99361-4862 – ou no próprio Comentários do Leitor (logo abaixo)

Compartilhe com um amigo:

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber mais sobre o pinotage da África do Sul. É só lá que tem? Gosto muito, mas acho difícil encontrá-lo na minha cidade Belo Horizonte. Aliás, mesmo pela Internet não tenho encontrado para compra.
    Obrigada!

  2. Boa noite
    Como saber qual vinho posso armazenar por alguns anos e qual devo beber o mais rápido possível?
    Existe alguma regra ou procedimento que me permita tomar está decisão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    CNC: volume de receitas do turismo brasileiro encolheu 36,6% em 2020

    Entretanto, segundo a CNC,, a expectativa da vacinação traz a projeção de um avanço de 18,8% Com as medidas restritivas impostas nos estados brasileiros, em...

    Porto de Galinhas lança campanha de incentivo para agentes de viagens

    Nesta quinta-feira (22), Porto de Galinhas lançará uma campanha de incentivo voltada para os agentes de viagens com intuito de ajudar os profissionais do...

    Viação Executiva é alternativa para viagens privadas

    Em momentos de pandemia, poder contar com aeronaves privadas é um privilégio, especialmente se essa possibilidade vem acompanhada de uma oferta de serviço que...

    Hotéis de Floripa personalizam roteiros com foco no turismo de natureza

    Com as mudanças de hábitos e comportamento dos turistas por causa da Covid 19, os destinos turísticos precisaram se adaptar às novas tendências e...

    United Airlines tem prejuízo de US$ 1,357 bi no 1º trimestre

    A United Airlines registrou prejuízo líquido de US$ 1,357 bilhão no primeiro trimestre de 2021, em resultado melhor do que o divulgado no mesmo...

    American Airlines suspende voos para a América do Sul

    A American Airlines anunciou na segunda-feira que reduzirá voos para alguns destinos na América do Sul porque a pandemia Covid-19 diminuiu a demanda. EDIÇÃO DO...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.