Rafael Greca, prefeito de Curitiba explica o sentido do “Alvorecer dos Pinhais”

Continua depois da publicidade

Na Expo Turismo Paraná que acontece em Curitiba nos dias 9 e 10 de junho, o DIÁRIO ouviu o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Muito requisitado após seu pronunciamento na abertura do evento, Greca atendeu o jornalista Paulo Atzingen, que o questionou sobre o segredo de administrar uma cidade e fazer poesia com a competência dos mestres.

EDITORES DO DT


DIÁRIO: Prefeito, em 2017 nessa mesma Expo Turismo do Paraná, ouvimos o senhor declamar um discurso-poema falando sobre o alvorecer dos pinhais (leia a matéria) e contou e cantou de forma detalhada as regiões do Paraná. Todos aqui se sentiram paranaenses com sua força expressiva.

Veja também as mais lidas do DT

Como podemos manter essa vibe do alvorecer dos pinhais diante dessa pressão social e econômica. Como conciliar esperança poética com as questões administrativas, desafios urbanos, como que isso é possível?

RAFAEL GRECA – Em Curitiba, implantamos a paz política. Eu me dou muito bem com todas as instâncias de governo, o que me dá tranquilidade para ser prefeito e encarar os problemas de qualquer natureza. Qualquer que seja o próximo governo, vamos nos dar bem com ele. Nós queremos o bem do Brasil e esse bem do Brasil passa também por um otimismo que é um perfume da vida que movimenta empregos e renda, através da atividade do turismo.

DIARIO – Em termos subjetivos, o que é o alvorecer dos Pinhais?

RAFAEL GRECA– É a grande inovação, Curitiba é a cidade mais inovadora do Brasil, vários prêmios internacionais de inovação e essa inovação se traduz em fab labs,  em faróis do saber e inovação, em muitas startups em grandes centros de inovação, nós usamos a inovação como parte do processo social, é inclusive uma atração turística de Curitiba.

DIARIO – O seu nome está no alvorecer de marcar Curitiba com a mesma luminosidade de Jaime Lerner.  O senhor acredita que será lembrado como Lerner?

RAFAEL GRECA – Eu me sinto muito honrado pela sua lembrança.


Jaime Lerner – (Curitiba, 17 de dezembro de 1937 — Curitiba, 27 de maio de 2021) foi um professor, arquiteto, engenheiro civil, urbanista e político brasileiro filiado ao Democratas (DEM). Pelo Paraná, foi governador durante dois mandatos e prefeito da capital Curitiba em três ocasiões.

 

Foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Após deixar a vida política, Lerner se dedicou aos projetos de urbanismo, sendo também consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo. (Wikipédia)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade