Expo Turismo Paraná, em Curitiba, começa com abertura solene e altas expectativas do trade turístico

Continua depois da publicidade

A Expo Turismo Paraná, que acontece entre os dias 9 e 10 de junho, reuniu diversas autoridades na abertura do evento.

Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT


Começou nesta quinta-feira (9) a Expo Turismo Paraná, em Curitiba. O primeiro evento de turismo presencial da capital paranaense após dois anos de pandemia contou com falas otimistas de autoridades para a retomada do turismo. O DIÁRIO marcou presença e traz todos os detalhes:

Veja também as mais lidas do DT

Na abertura, estiveram presentes:   Darci Piana (vice-governador do Paraná), Rafael Greca (prefeito de Curitiba), Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba), Alexandre Sampaio (FBHA), Ari Faria Bittencourt (Fecomércio), Victor Roberto Tioqueta (Sebrae Paraná) e Tatiana Turra (Instituto Municipal de Turismo de Curitiba).

Foi apresentado um vídeo da CNC e Fecomércio Paraná em homenagem aos presentes e também um segundo vídeo mostrando diversos destinos turísticos do Paraná, com o slogan “Paraná: um destino várias opções”.

Mesa de autoridades da solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná 2022
Mesa de autoridades da solenidade de abertura : Ari Faria Bittencourt, da Fecomércio-PR, Everton Luiz da Costa Souza, da Sedest-PR, Eduardo Primentel, vice-prefeito de Curitiba, Darci Piana, vice-governador, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, Roberto Bacovis, da Abav-PR, Tatiane Turra, da Curitiba Turismo, Alexandre Sampaio, da FBHA, e Victor Tioqueta, do Sebrae Paraná

30% superior

Roberto Bacovis, vice-presidente de Relações com os Associados ABAV-PR, representou José Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR, que não pôde comparecer por ter sido diagnosticado com COVID. 

“Todos aqui estão participando de um evento vencedor, construído em apenas cinco meses. Todos falávamos em sair do home office, mas investir na retomada do turismo, é outra coisa. Todos os espaços da Expo Turismo Paraná foram comercializados. O nosso resultado comercial foi quase 30% superior ao de 2019, ano pré-pandemia, ou seja, isso demonstra uma grande vontade dos expositores e dos agentes de turismo de se encontrarem”, declarou.

A expectativa é que a Expo Turismo Paraná, nos dois dias de evento, reúna cerca de 5 mil profissionais do segmento e mais de 300 marcas.

“Destaco o esforço da nossa equipe feminina para trazer o público qualificado ao evento. Formamos uma força-tarefa dentro da ABAV-PR ligando para agentes de viagem de Curitiba e outras cidades para convidar as pessoas. Estamos confiantes em receber ainda mais pessoas”, disse o vice-presidente.

Roberto Boscovis, vice-presidente da ABAV Paraná: agradecimentos

Fortalecer contatos

Bacovis agradeceu aos parceiros do evento: as operadoras de turismo, em especial a BWT Operadora, que trouxeram os agentes de viagem; a imprensa convidada (entre elas o Diário do Turismo), as entidades organizadoras e também o Sebrae Paraná.

“Para finalizar, vamos lembrar que somos um trade, e dos grandes. E aqui na Expo Turismo Paraná teremos a oportunidade de fortalecer nossos contatos. A hora é agora e é aqui mesmo, nestes dois dias. Nossa missão principal é superar a expectativa de vocês. Desejo a todos um excelente evento e muito obrigado”.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, na solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná 2022
Rafael Greca, prefeito de Curitiba, na solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná 2022

Smart City

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, marcou mais uma vez o evento com um discurso disruptivo sobre Curitiba e sobre o Paraná.  “É com imensa alegria que abrimos esse Salão Paranaense de turismo. Nós somos o 3º turismo do Brasil mais procurado por estrangeiros, por sermos uma smart city (cidade inteligente), que também tem um trabalho urbanístico. A nossa linha turística de ônibus, que percorre os principais parques da cidade, tem um crescimento impressionante. Nesse ano, cresceu 20% a venda de cartões para o passeio, comparado com 2019”, afirmou o prefeito.

Grande como o Mar

Greca disse ainda que na cidade também nasce o Rio Iguaçu e o Rio das Cataratas, que deságua no Rio Paraná: “Paraná significa “grande como o tamanho do mar”, na língua indígena, e também é um grande destino de commodities, de negócios. “

Greca lembrou com orgulho de diversos pontos turísticos do Paraná: “Uma cidade só vale para o turismo se for bom para os turistas e também para os habitantes da cidade. O turismo tem que ser bom, acessível, e precisa ser divulgado. ” O prefeito disse que “a cidade de Curitiba foi eleita pela segunda vez como “cidade inovadora” e a inovação só vale se tiver processo social. Se o turismo se torna parte do processo social, multiplica-se a oferta de empregos e renda. ”

Darci Piana, vice-governador do Paraná, fala na solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná 2022
Darci Piana, vice-governador do Paraná, fala na solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná 2022

Greca anunciou uma novidade quanto aos cartões postais de pontos turísticos da capital paranaense: “Hoje estamos lançando um cartão postal com QR Code, que quando a câmera do celular faz a leitura, é possível visualizar em 3D os principais pontos turísticos de Curitiba. ”

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, na abertura da Expo Turismo Paraná
Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, na abertura da Expo Turismo Paraná

Meu Sebrae

Outra novidade dessa edição foi apresentada por Victor Roberto Tioqueta, do Sebrae Paraná: o lançamento do aplicativo Meu Sebrae, que contém os contatos de todos os expositores e nele, é possível que os participantes do evento façam uma agenda exclusiva com os expositores escolhidos.

Victor disse, com felicidade: “Estamos levando conhecimento e tecnologia. Aplicação de tecnologias para comunicação e negócios. Além é claro, de ter o olho no olho, para aumentar sua carteira de clientes e seguir crescendo. Aqui reforçamos esse compromisso, cada vez mais, de apoiar o setor turístico do nosso estado. Contem sempre com o Sebrae Paraná. ”

“Viva a nossa terra tão linda, viva Curitiba, viva o Paraná!”, finalizou Greca.

Para saber mais sobre a Expo Turismo Paraná, continue acompanhando o Diário do Turismo.


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade