Veja 5 atividades para fazer no Parque Nacional de Ansenuza, na Argentina

Continua depois da publicidade

O INPROTUR enumerou as alternativas que a área natural em Córdoba oferece, dentro de seus mais de 4000 hectares. Observação de aves e cavalgadas são algumas delas.

Ansenuza é o novo parque nacional da Argentina.

Localizado em Córdoba, abrange grande parte da lagoa Mar Chiquita e dos banhados do rio Dulce.

Veja também as mais lidas do DT

É o terceiro parque da província e não só é o lar dos três tipos de flamingos que se encontram na América do Sul, mas também tem o quinto maior lago salgado do mundo.

A partir de sua recente criação, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) elaborou uma lista com cinco experiências durante uma visita pela local. Confira abaixo:

1. Observação de aves

Os flamingos são os preferidos para esta atividade, devido à sua elegância, que encanta os visitantes.

Na lagoa de Mar Chiquita (ou Ansenuza) estão três das seis espécies que existem no mundo: o flamingo-chileno, o flamingo-dos-andes e o flamingo-da-puna. Os primeiros fizeram do parque seu hábitat e hoje são mais de 300.000 os que residem na zona.

Mas além destas aves de cor rosada, pode-se encontrar mais de 350 espécies em toda a lagoa, montes e banhados que cercam o parque.

De fato, na região de Ansenuza pode-se encontrar 36% das aves argentinas e 66% das aves migratórias e de praia registradas no país.

Além disso, na costa da lagoa convivem aves aquáticas como o cisne-coscoroba, o perna-de-pau, a gaivota-maria-velha, o biguá, a garça-branca e muitíssimas outras.

2. Trilhas

Conhecer a fundo as terras que serão parte do parque e deixar-se encantar por sua biodiversidade é algo imperdível para quem o visitar.

No que diz respeito às suas paisagens, há ilhotas, zonas úmidas, ambientes salinos, costas altas e baixas, e o famoso bosque chaquenho.

Esta diversidade de ambientes significa uma fauna muito variada. É possível encontrar mamíferos, anfíbios e répteis de todo tipo.

De fato, também habitam espécies em risco de extinção, como a tartaruga terrestre, a ariranha e o lobo-guará.

3. Navegar as águas do mar Ansenuza

O mar Ansenuza é o maior lago salgado da América do Sul e o quinto no mundo.

Possui quase três vezes mais concentração de sal do que um oceano pode chegar a ter.

Inclusive, são águas que têm propriedades medicinais. Navegá-las é uma experiência completamente única.

Além disso, um dos pontos panorâmicos mais estratégicos para a famosa golden hour é de cima da água.

4. Cavalgadas em La Paquita

Não é novidade que o território cordobês é um dos destinos mais escolhidos para desfrutar dos cavalos. E Ansenuza não é a exceção, especialmente o passeio pela bela localidade de La Paquita.

Trata-se de um passeio rural de aproximadamente uma hora e meia que desemboca na costa da lagoa de Mar Chiquita e durante o qual podem ser apreciadas as paisagens agrestes, a fauna do monte e uma enorme diversidade de aves.

Dica extra: É importante iniciar o percurso bem cedo para aproveitar o amanhecer ou mais tarde para curtir o pôr-do-sol.

5. Sobrevoar a área

Percorrer o solo cordobês é uma atividade cativante, mas conhecê-lo das alturas significa viver uma experiência ainda mais incrível.

A rota de avião, embora se estenda por fora dos limites do parque nacional, sobrevoa a localidade de Miramar (o centro turístico mais desenvolvido da região), além da desembocadura dos rios Primero (ou Suquía) e Segundo (ou Xanaes). Ambos os rios fazem parte da bacia fechada à qual pertence o Mar de Ansenuza.

A vista de cima dá a sensação de que a lagoa é inesgotável, já que ainda do avião não se vê o final dela.

Além disso, ao incluir a área onde se alimentam muitas das aves do Parque, pode-se admirar como algumas delas desenham no céu um espetáculo coordenado e hipnotizante.

Bônus: Por último, para os fãs de história, o caminho aéreo sobrevoa as ruínas do Grande Hotel Viena, que junto a outros 100 hotéis, sofreu as consequências das cheias da lagoa em 1997 e hoje se estabelece como um momento histórico.

Para saber mais, acesse o site oficial de Turismo da Argentina.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade