Mais de 2 milhões de passageiros passarão por aeroportos no feriado de 7 de setembro

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) estima uma queda de 1,54% na movimentação em relação ao feriado do ano passado

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O feriado da Independência, celebrado nesta quinta-feira (7), deve aumentar o fluxo de passageiros nos aeroportos do país. Nos 56 terminais administrados pela Infraero, a expectativa é de alta de 4,8% no movimento, nos dias 6 a 11 de setembro. Para o período, são esperados nos aeroportos da rede mais de 2 milhões de passageiros e uma circulação de 17.480 voos, entre operações de embarques e desembarques. No mesmo período do ano passado, os terminais operados pela estatal registraram 1,91 milhão de usuários. As informações são do secretaria de comunicação do Ministério dos Transportes.

Segundo a Infraero, os dias de maior fluxo deverão ser quarta-feira (6) e segunda-feira, pós-feriado (11). Para garantir a fluidez nos terminais durante o período, a Infraero vai reforçar as operações em toda a rede, intensificando os trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho e realização de manutenções preventivas nas esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.

Veja também as mais lidas do DT

Embora a expectativa da Infraero seja de alta de quase 5% para os aeroportos da rede, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) estima uma queda de 1,54% na movimentação em relação ao feriado do ano passado, se incluídos nas estimativas todos os terminais do país – os 56 da Infraero mais os dez concedidos (considerado São Gonçalo do Amarante (RN). O movimento aumenta em relação aos dias normais, mas cai se comparado ao mesmo feriado em 2016.

CONCEDIDOS –

De acordo com a Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, 270 mil passageiros, entre embarques, desembarques e conexões, devem passar pelo terminal de 6 a 11 de setembro. Para atender a demanda, estão previstos 30 voos extras, além de 1.975 pousos e decolagens. Este é o primeiro recesso do 2º semestre do ano, e a expectativa é de aumento de 6% na movimentação em comparação com o último feriado (Corpus Christi no dia 15 de junho).

Já a expectativa do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), é de pelo menos 30 mil passageiros apenas na quarta-feira (6), dia que deve registrar o maior movimento. O fluxo médio diário geralmente fica em torno de 25 mil pessoas em dias normais. Na segunda-feira (11), aproximadamente 28 mil passageiros devem passar pelo terminal.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, BH Airport, estima que o movimento do terminal no período seja de 149,5 mil passageiros. A concessionária também prevê que os dias de maior movimento sejam na quarta (6) e na segunda-feira (11), quando é esperado um aumento de 10% no número de passageiros em comparação com a média diária registrada no aeroporto.

No RIOgaleão, a movimentação deverá ser de mais de 280 mil pessoas chegando e partindo no Aeroporto Internacional Tom Jobim neste feriado. Neste período, a maior oferta de assentos em voos internacionais se concentra nos destinos Buenos Aires, Santiago e Miami, enquanto que nos domésticos são para as cidades de São Paulo, Recife e Salvador. Em comparação com o último feriado prolongado, de Corpus Christi (15 de junho), a expectativa de movimentação é cerca de 9% superior.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade