A nova certificação orgânica ajudará os compradores a escolher produtos sustentáveis

Continua depois da publicidade

A Certificação Orgânica Regenerativa é o mais alto padrão para agricultura orgânica no mundo.

Há uma nova certificação no mundo agrícola. Chamado de padrão Regenerative Organic Certified (ROC), ele usa a certificação orgânica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos como base e, em seguida, adiciona outros critérios para saúde e bem-estar do solo, dos animais e do trabalhador. Isso o torna “o mais alto padrão de agricultura orgânica do mundo”. Ele será usado para alimentos, fibras e produtos de higiene pessoal.

O padrão ROC foi criado pela Regenerative Organic Alliance , em 2018 para responder à necessidade crescente de uma melhor economia sustentável. Como explica um comunicado à imprensa, “existe para curar um sistema quebrado, reparar um planeta danificado e capacitar os agricultores e consumidores para forjar um futuro mais brilhante por meio de uma agricultura melhor.” A Alliance inclui grandes nomes como na Patagonia, Dr. Bronner’s, Textile Exchange, Fair World Project e o Rodale Institute, todos conhecidos por seus próprios padrões agrícolas progressivos e adicionando alguma credibilidade real à nova certificação ROC.

O padrão é construído sobre três pilares de saúde do solo, bem-estar animal e justiça social , e os participantes podem alcançar os níveis de certificação bronze, prata ou ouro, com base na extensão de sua participação. Para a saúde ideal do solo, o método de cultivo deve usar culturas de cobertura e girá-las, evitar OGMs e insumos sintéticos, proteger a biodiversidade e muito mais. Em relação ao bem-estar animal, os animais devem estar livres de desconforto, angústia, fome, dor e devem ter permissão para expressar comportamentos naturais; devem ser criados a pasto, não mantidos em locais apertados e minimamente transportados. Quanto à justiça social, os agricultores devem ser pagos de forma justa, fazer parte de organizações democráticas, desfrutar de boas condições de trabalho e salários dignos, beneficiar-se de compromissos de longo prazo, liberdade de associação e muito mais.

Veja também as mais lidas do DT

Fazendeiro de coco do Dr. Bronner
Um fazendeiro de coco trabalhando para o Dr. Bronner’s no Sri Lanka. Dr. Bronners via Patagônia (usado com permissão)

No ano passado, um projeto piloto foi realizado para ver como alimentos, têxteis e produtos de higiene pessoal poderiam ser feitos para atender ao novo padrão, e agora, neste verão, o padrão está sendo lançado oficialmente no mercado. Diversas marcas que participaram do projeto-piloto agora são certificadas pela ROC, com produtos que vão desde óleo de abacate e óleo de coco a aveia, banana, arroz Basmati e pipoca, entre outros.

Nas palavras de Elizabeth Whitlow, diretora executiva da Regenerative Organic Alliance,

“O sucesso que esses negócios orgânicos regenerativos líderes alcançaram em apenas um ano é a prova de que o ROC não é apenas uma certificação viável e alcançável, mas de que estamos moldando o futuro das cadeias de suprimentos agrícolas e da demanda dos consumidores por produtos orgânicos verdadeiramente regenerativos. Estou ansioso para aumentar a certificação nos próximos anos com muito mais marcas. ” 

Embora ainda não se veja o quão bem o ROC se adapta ao mercado, é precisamente o tipo de coisa que precisamos – uma abordagem mais simples e clara para certificar alimentos e produtos agrícolas como sustentáveis, especialmente porque a pandemia COVID-19 deste ano “revelou o riscos e desigualdades subjacentes no sistema alimentar global. ” Até mesmo a professora de política alimentar Corinna Hawkes pediu algo semelhante à certificação B-Corp para produtores de alimentos em um artigo recente no The Conversation , “algum tipo de qualificação instantaneamente reconhecível que notifica os clientes sobre sua salubridade”. ROC soa como um ajuste perfeito.

Patagonia Provisions , o ramo da maior empresa da Patagonia que vende alimentos (saiba mais sobre esse projeto interessante aqui ), agora será a loja de e-commerce para todos os produtos ROC, incluindo aqueles em fase piloto e em transição para certificação completa. 

——————————–
*Katherine Martinko é escritora e especialista em vida sustentável. Ela é formada em Literatura Inglesa e História pela Universidade de Toronto
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade