Tianguis Turístico em México: renascimento do turismo enterra período medieval da covid

O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor, de ajudar a reconstruir um novo mundo inspirados pelos povos mágicos de Yucatán

Por Paulo Atzingen (de Mérida, México) – o jornalista viaja com seguro GTA*


O DIÁRIO participa pela 10ª vez como mídia convidada do maior evento turístico do México, o Tianguis, que acontece de 16 a 19 de novembro em Mérida, Yucatán. Este ano o encontro de profissionais do turismo se reveste de significado porque tem como tema central o Renascimento da economia: “El Renacer del Turismo” ou “The Rebirth of Tourism”.

Como em todo o mundo, o golpe que a Covid-19 deu nas atividades turísticas no estado de Yucatán e no México como um todo foi implacável, derrubando e destruindo sonhos e projetos. Os organizadores de Yucatán preparavam em 2020 este evento com todo o cuidado – já que era a primeira vez que o realizariam – quando o primeiro ciclo da quarentena imposta pela Covid-19 interrompeu tudo. Esta interrupção dos trabalhos, essa pedra no caminho gerou uma vontade ainda maior de realizá-lo, o enfrentamento e a derrota do coronavírus deu ainda mais força ao evento, mais expectativas, mais esperanças, mais vontade em participar, gerando ainda mais inscrições, mais oportunidades.

Vários salões de convenções integram o evento, como este de Uxmal
Vários salões de convenções integram o evento, como este de Chichén Itza

Números

Michelle Fridman Hirsch, Secretária de Desenvolvimento do Turismo de Yucatán (Sefotur) em sintonia com os organizadores do evento envia uma mensagem clara ao mercado: “a indústria do turismo mexicana está unida e trabalhando para a recuperação do setor em todo o país a partir de Mérida”.

Segundo ela, o Tianguis deste ano apresenta a oportunidade de fazer parte da maior vitrine de turismo de negócios da América Latina, com a confirmação da participação de 3.825 expositores de 41 países, sendo 928 empresas e 1.390 compradores.

Equipes de produção se reúnem à frente do pavilhão

Medidas sanitárias

A organização também salienta que todas as medidas sanitárias – baseadas na Ciência – como medição de temperatura à entrada do evento, obrigatoriedade do uso da máscara e de distanciamento serão exigidas durante todo o Tianguis.

Operários dão os acabamentos nos estandes

Renascimentos

Como o Renascimento Histórico que estabeleceu transformações na cultura e na sociedade entre os séculos XIV e XVI, e ofereceu ideias mais avançadas diante de um passado medieval, o Tianguis Turístico em Mérida, vai buscar referências lá atrás, não na Antiguidade Clássica (berço do Renascimento), mas nos claros e prósperos anos de 2017, 2018 e 2019, período em que a economia do turismo superava todos os recordes, seja nos índices de ocupação da hotelaria, no número de voos no setor aéreo, na quantidade de pequenos, médios e grandes eventos. Uma grandiosa indústria inserida na economia de mercado mundial, sintonizada com a rapidez da revolução digital e sensível e amadurecida para as questões ambientais.

O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor, de ajudar a reconstruir um novo mundo inspirados pelos povos mágicos de Yucatán, inspirados pela harmonia das divindades maias, pelo cristianismo da protetora do México, Nossa Senhora de Guadalupe, e de todos os elementos que a natureza mexicana oferece para o usufruto do turismo.

Que a pandemia, esse período medieval, carregado de trevas, imposto pelo autoritarismo da Covid-19 – que deu espaço aos especuladores políticos e que colapsou o comércio e os serviços -, seja extirpada definitivamente do calendário moderno, tendo como inspiração esse “El Renacer del Turismo”, representado aqui, em Mérida, pelo Tianguis Turístico.

“O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor”

*O DIÁRIO DO TURISMO viajou a convite da organização do evento

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT