Tianguis Turístico em México: renascimento do turismo enterra período medieval da covid

Continua depois da publicidade

O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor, de ajudar a reconstruir um novo mundo inspirados pelos povos mágicos de Yucatán

Por Paulo Atzingen (de Mérida, México) – o jornalista viaja com seguro GTA*


O DIÁRIO participa pela 10ª vez como mídia convidada do maior evento turístico do México, o Tianguis, que acontece de 16 a 19 de novembro em Mérida, Yucatán. Este ano o encontro de profissionais do turismo se reveste de significado porque tem como tema central o Renascimento da economia: “El Renacer del Turismo” ou “The Rebirth of Tourism”.

Como em todo o mundo, o golpe que a Covid-19 deu nas atividades turísticas no estado de Yucatán e no México como um todo foi implacável, derrubando e destruindo sonhos e projetos. Os organizadores de Yucatán preparavam em 2020 este evento com todo o cuidado – já que era a primeira vez que o realizariam – quando o primeiro ciclo da quarentena imposta pela Covid-19 interrompeu tudo. Esta interrupção dos trabalhos, essa pedra no caminho gerou uma vontade ainda maior de realizá-lo, o enfrentamento e a derrota do coronavírus deu ainda mais força ao evento, mais expectativas, mais esperanças, mais vontade em participar, gerando ainda mais inscrições, mais oportunidades.

Veja também as mais lidas do DT

Vários salões de convenções integram o evento, como este de Uxmal
Vários salões de convenções integram o evento, como este de Chichén Itza

Números

Michelle Fridman Hirsch, Secretária de Desenvolvimento do Turismo de Yucatán (Sefotur) em sintonia com os organizadores do evento envia uma mensagem clara ao mercado: “a indústria do turismo mexicana está unida e trabalhando para a recuperação do setor em todo o país a partir de Mérida”.

Segundo ela, o Tianguis deste ano apresenta a oportunidade de fazer parte da maior vitrine de turismo de negócios da América Latina, com a confirmação da participação de 3.825 expositores de 41 países, sendo 928 empresas e 1.390 compradores.

Equipes de produção se reúnem à frente do pavilhão

Medidas sanitárias

A organização também salienta que todas as medidas sanitárias – baseadas na Ciência – como medição de temperatura à entrada do evento, obrigatoriedade do uso da máscara e de distanciamento serão exigidas durante todo o Tianguis.

Operários dão os acabamentos nos estandes

Renascimentos

Como o Renascimento Histórico que estabeleceu transformações na cultura e na sociedade entre os séculos XIV e XVI, e ofereceu ideias mais avançadas diante de um passado medieval, o Tianguis Turístico em Mérida, vai buscar referências lá atrás, não na Antiguidade Clássica (berço do Renascimento), mas nos claros e prósperos anos de 2017, 2018 e 2019, período em que a economia do turismo superava todos os recordes, seja nos índices de ocupação da hotelaria, no número de voos no setor aéreo, na quantidade de pequenos, médios e grandes eventos. Uma grandiosa indústria inserida na economia de mercado mundial, sintonizada com a rapidez da revolução digital e sensível e amadurecida para as questões ambientais.

O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor, de ajudar a reconstruir um novo mundo inspirados pelos povos mágicos de Yucatán, inspirados pela harmonia das divindades maias, pelo cristianismo da protetora do México, Nossa Senhora de Guadalupe, e de todos os elementos que a natureza mexicana oferece para o usufruto do turismo.

Que a pandemia, esse período medieval, carregado de trevas, imposto pelo autoritarismo da Covid-19 – que deu espaço aos especuladores políticos e que colapsou o comércio e os serviços -, seja extirpada definitivamente do calendário moderno, tendo como inspiração esse “El Renacer del Turismo”, representado aqui, em Mérida, pelo Tianguis Turístico.

“O Tianguis Turístico, em sua 45ª edição, é uma oportunidade de fazer renascer o que temos de melhor”

*O DIÁRIO DO TURISMO viajou a convite da organização do evento

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade