Artista Nila Carneiro assina painel do novo restaurante Baea, na Costa do Sauípe (BA)

Continua depois da publicidade

Artista celebra parceria com a Costa do Sauípe e avisa que suas obras devem ganhar outros espaços públicos

Por Hugo Okada (Imagens 360º Eric Afonso)

Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, e natural de Feira de Santana, no sertão da Bahia, Nila Carneiro é uma artista que leva para as suas obras, o anseio da mulher pela liberdade e pela igualdade. Feminista convicta, Nila hoje incentiva outras mulheres a transformarem seus dilemas e suas denúncias em arte para a contemplação e reflexão. É dela o painel que adorna uma das paredes do novo restaurante da Costa do Sauípe, o Baea.

“Trabalho atualmente na Fundação Cultural do Estado da Bahia como designer e tenho paralelamente a este trabalho, um outro artístico e vinculado a um conceito de estar sempre elaborando com outras mulheres e para mulheres, obras de arte de grandes dimensões. Estou há seis anos elaborando esses murais e eles podem ser vistos no comércio, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves e no Hospital da Mulher. São todos vinculados ao conceito da mulher que tem domínio dos ciclos da vida, todos refletem a essência da mulher da Bahia. A ideia é ocupar ainda mais espaços”, explicou Nila à reportagem do DIÁRIO.

Confira imagens 360º produzidas pela equipe VIP 360º/DIÁRIO:

Veja também as mais lidas do DT

O conceito da mulher selvagem

“Venho desenvolvendo esse trabalho cada vez pensando em tamanhos ainda maiores. Atualmente 80% da minha equipe é formada por mulheres e sempre temos diálogos sobre questões feministas e este conceito da mulher selvagem. Gosto de incentivar e de inspirar outras mulheres”, afirmou.

As obras, como a que atualmente ilustra a parede do novo restaurante da Costa do Sauípe, são elaboradas com o auxílio de cerca de dez colaboradores. O processo de criação, segundo Nila, envolve ainda film-makers, produtoras, fotógrafo, pintores, assistentes, entre outros. “É uma reunião de mulheres em torno de uma produção voltada mesmo para a imagem e para a força interior da mulher. Acho que existe muita necessidade do uso do viés do feminismo, sobretudo no Nordeste onde os dados de violência contra as mulheres são alarmantes. Colocar a mulher no lugar público por meio da arte, que é tão discriminada ainda hoje, é importante. Trazer visibilidade e questionamento, além de ocupar espaços antes ocupados exclusivamente por homens é algo relevante e necessário”, finalizou a artista.

O Baea é um dos três novos restaurantes inaugurados no resort Costa do Sauípe em dezembro passado. Faz parte do processo de revitalização e renovação da proposta do complexo e serve a autêntica comida baiana com cardápio variado e ambientação de quintal aconchegante e simpático.

A reportagem do DIÁRIO viajou à Mata de São João, na Bahia, a convite da Aviva, empresa que administra a Costa do Sauípe.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade