Beatriz Camargo, diretora da Uniworld Boutique River Cruise Collection, fala ao DIÁRIO

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A Uniworld Boutique River Cruise Collection é uma linha de cruzeiros fluviais all inclusive que foge à regra dos tradicionais cruzeiros marítimos. A empresa conta com navios sofisticados que acolhem, em média (e no máximo), 130 convidados, oferece tours exclusivos em terra, cozinha gourmet e uma das maiores taxas de ocupação de hóspedes no segmento de cruzeiros fluviais.

Em um momento em que o Brasil finalmente desperta para os impactos ambientais e sociais que os cruzeiros em massa trazem para a natureza e às pessoas, o DIÁRIO conversou com Beatriz Camargo, diretora da Uniworld Boutique River Cruise Collection no Brasil. Abaixo a entrevista concedida ao DT:


DIARIO – Beatriz, o brasileiro médio ainda não tem  tradição nem cultura para este tipo de cruzeiros exclusivos. Qual o tipo de público vocês querem seduzir?

Beatriz Camargo: A cultura para cruzeiros fluviais tem mudado bastante. Nós temos escritório próprio no Brasil desde 2012 e, hoje, posso dizer que o cruzeiro fluvial já é um tipo de viagem difundida na indústria de turismo e cada vez mais para o consumidor final. Claro que ainda há muito mais a ser feito, mas hoje temos pelo menos cinco companhias de cruzeiros fluviais bem atuantes no mercado e outras iniciando suas vendas e seu posicionamento de marca. Neste leque de oportunidades temos marcas boutique, all-inclusive e de luxo, como é a Uniworld, mas também o U River, que é voltado para um público um pouco mais jovem que quer tarifas mais atrativas e uma viagem mais independente. O brasileiro gosta muito de cruzeiro e a experiência a bordo de um  fluvial é excepcional para esse cruzeirista mais experiente e também para aquelas pessoas que desejam fazer uma viagem totalmente diferente: navios pequenos para uma média de 130 passageiros, serviço de excelência, oportunidade de aportar no centro das cidades e uma navegação cênica.

Nós navegamos por destinos tradicionais como Paris, mas com uma experiência totalmente inovadora. Nosso navio Super Ship Joie de Vivre, por exemplo, por ser uma embarcação pequena (somente 128 hóspedes), é o único a aportar no centro de Paris, bem ao lado da torre Eiffel.  Com as marcas Uniworld e U River conseguimos atingir um público de diferente idades, estilos e poder aquisitivo e posso afirmar que a experiência fluvial hoje é bem acessível.

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Cabine de um dos navios: elevando o nível da experiência dos hóspedes (Crédito: divulgação)

DIÁRIO- As grandes companhias marítimas são muito criticadas por seu impacto ambiental. A Uniworld com seus navios-boutique possui alguma política para minimizar esses impactos? 

Beatriz Camargo: A Uniworld foi a primeira companhia de cruzeiro fluvial a ter um programa de sustentabilidade nos rios. Introduzimos um programa de água limpa para preservar nossos rios e cursos de água que muitos na indústria seguiram desde então. Como uma iniciativa conjunta entre a The Travel Corporation e a Uniworld, firmamos parceria com a TreadRight Foundation para ajudar a garantir que o ambiente e as comunidades que visitamos permaneçam vibrantes e preservadas pelas próximas gerações. A Fundação TreadRight incentiva o turismo sustentável e concluiu mais de 40 projetos que beneficiaram o meio ambiente, bem como a cultura e o patrimônio local. Há muito tempo nós também já subistituimos o plástico por outros materiais em sacos para lavar roupa, garrafas de água, sacos para chinelos e até 2022 teremos banido o uso de mais de 60 tipos de plástico em todas as nossas operações. Nosso novo Super Ship Mekong Jewel, por exemplo, já reflete nosso cuidado na escolha dos materiais empregados na construção do navio, em maior parte sustentáveis e ecológicos. Para se ter uma ideia, foi utilizada até uma tinta especial no revestimento do casco, a qual gera menos impactos na natureza por ser biocombustível. Além disso, o Mekong Jewel conta com hélices especialmente projetadas que aumentam o desempenho e a eficiência, luminárias LED com baixo consumo de energia, controles automáticos de ar-condicionado para otimizar os recursos de refrigeração e sistema de ar-condicionado resfriado a água que economiza energia.

Corredor de um dos navios (Crédito: divulgação)

DIARIO – Beatriz, descreva peculiaridades que só podemos desfrutar em navios-boutique jamais em navios de grande porte. 

Beatriz Camargo: A Uniworld é a única companhia de cruzeiro fluvial boutique na indústria. Nossos navios são elegantes hotéis flutuantes com espaços convidativos, antiguidades requintadas, tecidos personalizados e mais de 1 milhão de dólares em obras de arte originais. Cada navio é inspirado nos rios em que navega. Portanto, são todos distintos entre si e exclusivos em suas paletas de cores, tecidos, móveis e até os mínimos detalhes. Tudo é cuidadosamente considerado e selecionado com perfeição. Na gastronomia, praticamente não temos alimentos congelados. “Da fazenda à mesa” é uma filosofia e compromisso em servir os melhores pratos locais criados por nossos master chefs com ingredientes frescos adquiridos nos mercados locais.  Com uma das melhores taxas de hóspedes/tripulação (2,7 por 1), cada passageiro recebe toda a atenção da nossa equipe. Trabalhamos sob uma filosofia em que “nenhum pedido é grande demais e nenhum detalhe é tão pequeno”. Assim, oferecemos uma experiência personalizada. Só para exemplificas, os mordomos de toda a frota são treinados de acordo com os padrões de exigência do Palácio de Buckingham.  Além disso, os valores dos cruzeiros  incluem absolutamente tudo, desde as excursões em terra com experiências privativas, como visita a um museu sem as multidões ou uma excursão  a um famoso ponto turístico em horário exclusivo. Essas experiências únicas são organizadas de forma privativa para os hóspedes da Uniworld.

A Uniworld oferece itinerários verdadeiramente inclusivos na Europa, bem como viagens em outros continentes (Crédito: divulgação)

DIARIO – Os cruzeiros fluviais têm  aumentado em número no mundo? A que isso se deve?

Beatriz Camargo: Com certeza, esse é mais um ano de crescimento para a indústria de cruzeiros fluviais com novos navios, novos destinos e novas atividades. O viajante de hoje quer conhecer diferentes destinos e navios. Neste ano, só a Uniworld vai lançar quatro navios. Estamos atendendo uma demanda de mercado e também reforçando o compromisso da marca em ter a frota de cruzeiros fluviais mais luxuosa do mundo. Nosso mais novo lançamento é uma combinação de cruzeiro e trem, adicionando novas atividades e experiências aos passageiros.  Para se ter uma ideia do grau de satisfação de nossos hóspedes, o nosso índice de clientes que navegam conosco e voltam no mesmo ano ou em anos seguintes é superior a 85%. Isso nos mostra o quanto esse estilo de viagem é aceito pelo público. Os cruzeiros fluviais aumentaram o desejo por navios menores. Além disso, estamos expandindo nosso alcance, atraindo, também, os não-cruzeiristas e aqueles que normalmente optam por pacotes terrestres. A idade média dos passageiros também está caindo e estamos atraindo viajantes ativos, famílias, viajantes individuais, profissionais que querem férias curtas, cruzeiristas pela primeira vez, viajantes com orçamento limitado e pessoas com uma mentalidade mais jovem.

O cruzeiro de rio não é mais para viajantes experientes, pois agora serve como uma porta de entrada para atrair também não-cruzeiristas. Os cruzeiros fluviais proporcionam conforto, facilidade e a possibilidade de personalização. As pessoas podem ver a costa, praticamente todos os dias se ancora em um novo porto no centro das cidades e não há preocupação com enjoo. Outra grande vantagem é o fácil deslocamento para vários países e culturas sem perder tempo. Todas essas vantagens fazem com que as pessoas cada vez mais queiram fazer um fluvial.

A companhia oferece atendimento de primeira classe, exploração romântica dos locais mais notáveis do mundo, como Veneza (Crédito: divulgação)

 

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