Entidades e profissionais do turismo repudiam ato antidemocrático em Brasília

Continua depois da publicidade
Presidentes de entidades representativas da economia do turismo se manifestam

Um movimento antidemocrático e assustador tomou conta de Brasília no último domingo. O Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional foram depredados. O patrimônio público foi vilipendiado sem moderação. Esses atos insanos tem como fonte um questionamento infundado de que as últimas eleições foram fraudadas.

Em sentido literal, a ação é crime previsto no Código Penal brasileiro, Cap. II (Art. 359)- Dos crimes contra as Instituições democráticas  e atentado contra o Estado Democrático de Direito. As penas variam de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de prisão.

Como já foi manifestado em nosso editorial, o DIÁRIO repudia esse tipo de ação antidemocrática e que coloca mais uma vez o país nas manchetes negativas de inúmeros jornais do mundo. Para a atividade e para a indústria turística é uma peça lamentável pois depõe contra um país que tenta se reerguer economicamente.

Veja também as mais lidas do DT

Como sempre, não somos um jornal de turismo alheio ao que acontece no Brasil e no mundo e não temos a displicência e comodismo de alguns veículos de turismo que simplesmente ignoram esse fato político, que bate frontalmente à atividade econômica, e portanto, ao setor de turismo. Abaixo, apresentamos vários depoimentos de representantes de entidades e empresas que, em uma só palavra, repudiam, o que aconteceu em Brasília neste dia 8 de janeiro.

Magda Nassar – presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV

“O Turismo é democrático, livre, pensante, atuante e constrói pontes fundamentais para o mundo. O que estamos vendo em nosso país é inadmissível, aterrorizante e incita a violência e a destruição. Não admitimos uma sociedade violenta e antidemocrática para qualquer fim ou objetivo. Lamentável esse momento do Brasil.”

Roberto Nedelciu Haro – presidente do Associação Brasileira de Operadoras de Viagem – BRAZTOA

Para os operadores de turismo é uma atitude lamentável. Não é a característica do brasileiro o vandalismo. Isso só prejudica e reforça a imagem de violência e insegurança que temos lá fora. Não é por este caminho. Somos um pais democratico. A Braztoa repudia veementemente esse tipo de atitude.

Orlando Souza, Presidente – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB

O FOHB juntamente com suas redes associadas acredita que só o respeito às instituições e manutenção da democracia são essenciais para a estabilidade econômica política e social que permitirão o desenvolvimento sustentável num país como o Brasil.

Alexandre Sampaio – presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

Presenciamos ontem cenas inaceitáveis de depredação das sedes do STF , parte do Planalto e Senado Federal . Independente das apurações de responsabilidades , condenamos estas atitudes pois não contribuem para a democracia e o momento político que atravessa o país . Esperamos que a volta à normalidade colabore para que as atividades econômicas do turismo e alimentação fora do lar , tragam empregos e renda para estes setores e desenvolvimento do Brasil.

Associação Brasileira das Empresas Aéreas- ABEAR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) repudia publicamente os atos de vandalismo praticados neste domingo, 8/01, nas sedes dos Três Poderes, no Distrito Federal.

São atos que afrontam o Estado Democrático de Direito, atrapalham o desenvolvimento econômico do Brasil e trazem prejuízos a toda a sociedade brasileira.

A ABEAR acredita em um espaço plural de diálogo e construção coletiva e reforça seu compromisso com a democracia e com o fortalecimento das instituições, fundamentais para o desenvolvimento do País.

Bia Moremi, CEO e Diretora da Brafrika Viagens – agência de viagens

O posicionamento da Brafrika Viagens é de completo repúdio ao atos de ontem e de observação atenta à frouxidão da polícia contra aqueles terroristas. Diversas entidades estão lançando esse questionamento. se fossem pessoas pobres e faveladas, de pele escura, qual seria o resultado. Com certeza teria acontecido uma chacina ali dentro. Se fossem pretos e pobres o chão do congresso estaria lavado de sangue. A gente repudia essa frouxidão e essa autoridade que esses golpistas acham que tem em fazer o que fizeram. A democracia brasileira continuará a ser soberana. Tenho nojo e ódio a tudo o que aconteceu.

Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB -SP 

A violência contra o Estado de Direito como ocorreu em Brasília, as atitudes antidemocráticas como as de Brasília, no último dia 8 de janeiro, merecem mais do que o nosso repúdio, mas a punição exemplar dos culpados, sob o rigor da Lei.
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB -SP vem a público endossar apoio irrestrito às medidas legais em defesa da ordem pública, bem como oferecer modesta contribuição para integrar essa união de forças.

Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

A Aberje condena veementemente as agressões às instituições e os crimes cometidos na tarde deste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A prosperidade dos negócios e o diálogo entre instituições e sociedade só são possíveis em um país em que vigoram a democracia plena, o respeito às urnas e às instituições do Estado.

Não se pode confundir a liberdade de expressão e de manifestação com a incitação e a realização de crimes previstos em lei. É imprescindível que as instituições cumpram seu papel e que os responsáveis envolvidos nos ataques sejam punidos de acordo com a lei.

Esperamos que a Democracia e o Estado de Direito saiam ainda mais fortalecidos após esses lamentáveis fatos e que o país possa voltar o foco para o desenvolvimento econômico e social.

Brazilian Luxury Travel Association – BLTA

A BLTA, Brazilian Luxury Travel Association, que tem no cerne a promoção do Brasil como um destino turístico autêntico, ambientalmente e culturalmente diverso, repudia veementemente os atos antidemocráticos praticados por criminosos no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília (DF).

O Brasil precisa de PAZ!

Nos solidarizamos junto às instituições públicas vandalizadas e nos colocamos em permanente disposição para apoiar a democracia brasileira e as políticas públicas, especialmente de turismo, de cultura e do meio ambiente.

A essência da democracia é a convivência harmoniosa das diferenças, só é possível construir um país justo e inclusivo para todas as pessoas por meio do respeito às instituições que regem nossa vida em sociedade. Acreditamos e defendemos o Estado Democrático de Direito.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade