Fazenda Capoava firma parceria para receber crianças de escolas públicas no Museu Espaço Memória

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

Ação prevê a realização de projetos de educação ambiental para as crianças

A Fazenda Capoava firmou parceria com o Governo do Estado para receber alunos de escolas municipais e estaduais no conjunto arquitetônico da Capoava, datado de 1750. Estão inclusos na proposta:

  •  Museu – Espaço Memória, destinado à preservação cultural da propriedade
  • projeto De Olho nos Bichos, de educação ambiental

O programa recebeu o nome de Cultura Ensina. A ação foi criada pela Secretaria Estadual de Educação e pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O projeto conta com a colaboração da Capoava na cessão do seu espaço físico. Além do seu acervo multidisciplinar como um reforço pedagógico para os alunos.

Veja também as mais lidas do DT

As excursões tem duração de aproximadamente 3 horas. Elas permitem que as crianças aprendam num contexto histórico e diferente do que é visto em sala de aula. O passeio compreende desde trilhas pela mata, onde é possível reforçar e testar os seus conhecimentos sobre a fauna e flora, à visitas ao conjunto arquitetônico da Fazenda Capoava, constituído por uma casa sede, senzala, tulha e galpão construídos em taipa e as demais edificações, em perfeito estado de conservação.

Museu – Espaço Memória

Museu – Espaço Memória abriga informações sobre os ciclos econômicos da cana de açúcar, do café e do gado para a região de Itu. Assim como a cultura alimentar a partir do século XVIII e o papel das mulheres nessa dinâmica.

O destaque do espaço, aliás, é a área dedicada à cultura alimentar. No local, as crianças poderão contemplar uma máquina de beneficiamento de café original, datada de 1930, movida a uma roda d’água (cujas engrenagens podem ser vistas por meio de uma janela de vidro no piso). E para estimular ainda mais a atenção dos alunos, o Espaço Memória conta com um vídeo 3D simulando o funcionamento da engenhoca de quase três metros de altura.

Espaço Memória também conta com objetos de utensílio doméstico como:

  • panelas
  • escumadeiras
  • potes
  • roca
  • ferro
  • máquina de costura e livros de receitas de família

O Espaço nasceu a partir da extensa pesquisa do projeto “Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes”, idealizado pela socióloga Maria Alice Setúbal e contou com curadoria e planejamento de Ricardo Ribenboim, diretor da Base 7, grife que desenvolve projetos interativos para museus e empreendimentos culturais.

Projeto de educação ambiental

A parceria também prevê a inserção das crianças da rede pública de ensino no Projeto de Olho nos Bichos, de autoria da Ecos Lazer, empresa parceria da Capoava há mais de 15 anos. O programa foca na conscientização das crianças por meio do contato direto com as espécies de animais silvestres que vivem na fazenda, além das que podem ser vistas em seu habitat natural, nas imediações da Capoava.

O contato com os animais, inclusive, só é possível graças às apresentações do time de biólogos da Fazenda Capoava, que além de mostrarem os animais ao público e contarem algumas curiosidades e características sobre cada um deles, promovem um contato mais próximo, como o preparo e a alimentação das espécies e, em alguns casos específicos até mesmo o manuseio junto a um de nossos tratadores.

Vale lembrar que a Fazenda Capoava é totalmente engajada nas causas alusivas à proteção de animais silvestres. Além de atender às rigorosas análises e cuidados determinados pelo IBAMA.

As escolas da rede pública de ensino estão agendando visitas para o ano de 2019.

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9 – Bairro Pedregulho, Itu/SP.

Reservas: reservas@fazendacapoava.com.br ou (11) 2118-4142.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade