France Excellence destaca sofisticação ampliada e acessível na oferta turística da França

Continua depois da publicidade

Em sua quarta edição o France Excellence, promovido anualmente pelo Atout France  em parceria com a Galeries Lafayette, acontece nos próximos dias 18 e 19, no espaço AYA HUB, inserido no complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo.

por Cecília Fazzini (especial para o DIÁRIO)*

A proposta é apresentar o que de melhor tem a oferecer os 31 fornecedores franceses, entre destinos, meios de hospedagem, empresas de receptivo, transporte, lojas de departamento, castelos abertos à visitação, além da diversificada presença de outros produtos e serviços.

Veja também as mais lidas do DT

O apelo do encontro, de acordo com Caroline Putnoki, Diretora do Atout France para  América do Sul – em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO – é o de (Re) Vivre  À La  Française (A Arte de (Re) Viver à Francesa). Ela salienta que tudo pode ser reinventado, reciclado, recriado. “A meta é intensificar as reuniões de negócios e apresentar aos 205 buyers, de diversas regiões brasileiras, conteúdo de alta qualidade sobre a elegância, profissionalismo e o modo sustentável com que a França recebe o visitante.

As palestras, conforme observa a dirigente do órgão de promoção turística da França, também estarão abertas ao público em geral, portanto extensivas à imprensa, formadores de opinião e interessados em desvendar as peculiaridades da oferta do destino europeu.

France Excellence
A meta, segundo a executiva intensificar as reuniões de negócios e apresentar aos 205 buyers, de diversas regiões brasileiras, conteúdo de alta qualidade sobre a elegância, profissionalismo e o modo sustentável com que a França recebe o visitante. (Crédito: arquivo DT)

“A Etiqueta Francesa e o Luxo do Século XXI”

Evelyne de Mascarel, consultora em “Etiqueta Francesa” e fundadora do SavoirVivre

A etiqueta francesa é ressaltada como modelo no modo de recepcionar o viajante, no acesso a localidades, produtos e serviços. Putnoki lembra que a tradição neste quesito é espelhada em frentes como a da diplomacia francesa, conceito que teve seu auge no período de Luiz XIV, o rei que inventou o luxo e a elegância na França, igualmente refletida nos negócios e relações do turismo. “Ele que construiu o Palácio de Versalhes e foi o mentor da indústria do luxo”, considera, o que deu origem à etiqueta e ao requinte com que se deparam todos aqueles que visitam o território francês. “Algo para facilitar as relações humanas e fundamental na experiência do luxo”, algo relacionado ao comportamento como um todo.

Para elucidar ainda mais o conceito da sofisticação não apenas histórico, mas recorrente e evolutivo na França, o 4º. France Excellence recebe, no dia 19, às 8h30, a palestra: “A Etiqueta Francesa e o Luxo do Século XXI”. A reflexão estará a cargo de Evelyne de Mascarel, consultora em “Etiqueta Francesa” e fundadora do SavoirVivre.

E o bem receber está muito associado à oferta no Turismo, de acordo com Putnoki. “Não adianta vender para um agente de viagens um Palácio ou um hotel 5 estrelas, se quando o cliente chega não é bem recebido, desde a maneira como o porteiro abre a porta”. Para ela a elegância é componente fundamental na experiência do luxo que o destino francês se esmera em oferecer.

France Excellence
France Excellence de 2023 discutiu a “Tradição na Inovação” (Crédito: arquivo DT)

Confiança Extremada

O turismo é muito complexo, porque reúne uma cadeia de prestadores de serviços muito difícil de controlar, se não houver confiança extremada. Certa disso, a dirigente reflete de que não basta apenas a infraestrutura impecável, sem que os serviços também não correspondam à qualidade e requinte esperados. Outro ponto é a qualidade, desde a cama hotel, comida, oferta cultural, mobilidade, variados componentes. “A França consegue contemplar pré-requisitos neste sentido, além do selo de qualidade e classificação hoteleira sofisticada, que tem a Atout France no papel principal na concessão da referida chancela. O luxo, além das 5 estrelas nos meios de hospedagem – conta com os Palácios, cerca de três dezenas na França abertos aos hóspedes –  exemplos desse seletivo crivo. Eles são submetidos à uma série de especificações para assegurar qualidade de suas estruturas e exclusividade dos serviços.

Entre as boas novas nos meios de hospedagem, Putnoki reforça que a hotelaria parisiense foi totalmente reformulada, com reformas e novos equipamentos, a maioria empreendimentos inaugurados no pós-pandemia e muitos com vistas às Olimpíadas que acabam de ser realizadas na capital luz.

France Excellence
Cartaz do Vivre  À La  Française (A Arte de (Re) Viver à Francesa

Proximidade com o trade nacional

O empenho do turismo oficial francês, num trabalho de décadas para amadurecer o relacionamento com o mercado que vende viagens no Brasil tanto colhe bons frutos, como também encara desafios. Entre os entraves ainda, segundo a dirigente, está a dimensão do País e a necessidade de aprofundar o relacionamento com agentes de viagens, localizados fora do eixo São Paulo-Rio. A nota rota Salvador-Paris da Air France, a ser inaugurada a partir de 28 de outubro deste ano, surge como nova perspectiva para aumentar a capilaridade de vendas do destino em outras regiões e consolidar a presença do turismo da França, de acordo com Putnoki. A capital baiana receberá voos três vezes por semana (às segundas, quintas-feiras e aos sábados), e, em Paris, clientes poderão fazer conexões para outros países da Europa, Ásia e África. Hoje a companhia aérea de bandeira francesa já atua no Nordeste, a partir de Fortaleza.

France Excellence
Rodada de Negócios do France Excellence em 2023 (Crédito: Éric Afonso – DT)

Capacitação de agentes de viagens

Para capacitar os agentes de viagens, há cerca de um ano foi criado a plataforma online France Connaisseur, que possibilita a difusão de conhecimento sobre o destino e a interação com o trade. “Hoje temos uma demanda muito qualificada e exigente por parte do consumidor final, o que nos orienta a manter quem vende o destino absolutamente informado e atualizado a respeito dos atrativos”, ressalta a dirigente.

Programação e Inscrições do France Excellence: Acesse AQUI

LEIA TAMBÉM:

4ª edição do France Excellence assinalará um novo jeito da experiência à la francesa

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade