Malai Manso Resort, um hotel eco consciente!

Continua depois da publicidade

Localizado no Mato Grosso, a 68 Km de Cuiabá, o resort Malai Manso Resort Iate Convention & SPA é um modelo de empreendimento sustentável.

Por Patrícia de Campos*

—————————-

Desde o momento da implantação do empreendimento, que tem capital 100% nacional, foi realizado um criterioso estudo da área e seu entorno, visando aproveitar e preservar o máximo os recursos naturais às margens do reservatório do Manso, com 57 Km de navegação , dez vezes maior que o Lago Paranoá, com a capacidade de gerar 212 MW de energia na usina com o mesmo nome.
Mesmo tendo sido construído á beira dessa grande usina, o Malai Manso Resort produz sua energia, através de um parque de placas solares que ocupa um total de 6 mil m2, sem que fosse necessário qualquer desmatamento. É o único hotel no país alimentado 100% com energia gerada através de usina solar fotovoltaica.

Assinatura da sustentabilidade

Mas apenas isso não daria ao hotel a assinatura da sustentabilidade. Ações como monitoramento da qualidade da água superficial e subterrânea, recuperação de matas nativas para proteção da fauna e flora local e gerenciamento e disposição final de efluentes líquidos e sólidos, através de um programa de coleta seletiva, com armazenamento e destinação adequada, confecção de adubo através de compostagem de resíduos sólidos e uma estação de tratamento de todo esgoto do empreendimento, relançando a água no solo para decantação natural, e a captação de água de uso através de três poços artesianos; programas gerenciados por Monaliza Seha, gestora ambiental do Malai Manso Resort.

Monaliza Seha, gestora ambiental do Malai Manso Resort

Desafio

O desafio para 2020 é a total substituição de produtos plásticos descartáveis, como copos, por reutilizáveis, como já é feito com pratos nos bares da piscina.  A futura oferta de água através de bebedouros, vai tirar do “lixo” garrafas pet.  A conscientização é feita diariamente junto a governança, que utiliza apenas produtos biodegradáveis, inclusive os amenites seguem a mesma linha.
Monaliza comenta que a conscientização dos hóspedes também é necessária e ela começa com as atividades do Malai Kids.
No total são mais de vinte ações implantadas, que vão de horta orgânica, aulas de sobre meio ambiente na escola infantil do município a equipamentos de baixo consumo de energia e luzes com sensores de presença, que fazem do Malai Manso Resort um empreendimento “verde”.

Malai Manso Resort Iate Golf Convention & Spa enriquece ainda mais a beleza paisagística do Mato Grosso. (Foto: arquivo DT)

Veja também as mais lidas do DT


Serviço:
Malai Manso Resort Iate Convention & SPA
Rod. MT 351, km 67 • Lago do Manso • Chapada dos Guimarães • Mato Grosso-MT • Brasil • 78195-000



PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade