México passa a exigir visto para brasileiros – Conheça as novas regras!

Continua depois da publicidade

O governo do México publicou no último sábado (11) um decreto exigindo a obtenção de visto para entrada no país. Medida é uma resposta a um aumento do número de cidadãos brasileiros que entraram no México para outros fins que não os permitidos ao abrigo de uma isenção de visto, como a imigração para os EUA

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Antes isentos de visto para turismo ou trabalho no México, os brasileiros agora são obrigados a apresentarem um visto para entrar no país dos maias.

Veja também as mais lidas do DT

A partir de agora, brasileiros que entrarem no México para turismo ou a negócios e terão de obter um visto eletrônico ou um visto consular de visitante (dependendo do caso) para a entrada. Alguns cidadãos brasileiros podem ainda estar isentos de visto se forem titulares de um visto ou estatuto de imigração elegível de outro país.

O decreto publicado pelo governo do México que prevê essa nova obrigação entrou em vigor no último sábado (11).

A obtenção do novo documento é realizada online e gratuita. No entanto, em alguns casos como entrada no país por terra ou mar e ainda ida para negócios, podem haver aumento de custos de tempo para obtenção da permissão.

De acordo com uma declaração do governo mexicano, a medida foi implementada como resposta a um aumento do número de cidadãos brasileiros que entraram no México para outros fins que não os permitidos ao abrigo de uma isenção de visto, como a imigração para os EUA, ou que excederam a sua estadia autorizada, durante os últimos meses.

Presos na fronteira

A preocupação das autoridades dos Estados Unidos com a imigração brasileira se deve ao recorde de brasileiros presos na fronteira neste ano, 56,9 mil brasileiros detidos (3,3% do total). Até 2018, a prisão anual de brasileiros na fronteira com o México nunca foi mais de 1% do total de presos. A mudança vem desde 2019, quando 17,9 mil brasileiros foram detidos, somando um total de 2,1% das prisões. Em 2020, no auge da pandemia, as detenções caíram para 6,9 mil (1,7% do total). E neste ano bateram o recorde, segundo dados do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês).

Entre setembro de 2020 e setembro de 2021, foram 56.881 brasileiros detidos após cruzarem a pé a fronteira com o México. Este número é um recorde, somando mais que o dobro dos últimos três anos somados, segundo dados do U.S. Customs and Border Protection (CBP).

Embora, de acordo com o decreto, a revogação do visto seja temporária, ainda não foi determinada uma data de revisão prevista.

Com o crescente numero de imigrantes ilegais brasileiros nos EUA, podemos esperar mais restrições de imigração, mudanças e atrasos na entrada de brasileiros no México, à medida que o governo mexicano muda as suas políticas de controle de imigração irregular para cumprir o seu compromisso com os Estados Unidos de melhorar os esforços de controle fronteiriço.

O número de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos EUA é o maior em 20 anos, segundo o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas.

Novas Regras

A Fragomen, empresa especializada em imigração e mobilidade global do mundo apresenta aos leitores do DIÁRIO as novas regras para entrar no México:

 

Para quem chega de avião: Os nacionais do Brasil que pretendam viajar para o México por via aérea terão de solicitar um visto de visitante (e-Visto) online através do SAE – Sistema de Autorização Electrónica antes de viajarem para o México. O e-Visto é geralmente emitido no mesmo dia.

 

Para quem chega por terra ou mar: Para quem quer entrar em território mexicano por terra ou por mar: Os nacionais do Brasil que pretendam viajar para o México por terra ou mar terão de obter um visto de visitante emitido pelo consulado antes de viajarem para o México. O Visto de Visitante pode levar de um a 20 dias para ser processado, dependendo do posto consular.

 

Exigências: O Visto de Visitante permite normalmente uma estadia máxima de 180 dias para cada entrada. Os cidadãos com visto que procuram entrar no México para negócios devem geralmente apresentar uma carta de vínculo de uma entidade de origem. No caso dos turistas, pode ser exigida uma carta de acolhimento. Além disso, todos os visitantes podem também ser obrigados a apresentar o seu bilhete de ida e volta, prova de alojamento e prova de meios financeiros durante a sua estadia ao entrarem no México.

 

Exceções: Alguns nacionais brasileiros podem ainda estar isentos de visto se forem titulares de um visto elegível ou estatuto de imigração de outro país. Estas incluem a residência permanente ou um visto válido para o Canadá, Japão, Reino Unido, Estados Unidos ou qualquer país do Espaço Schengen, entre outras exceções.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade