MSC Cruzeiros celebra novos navios movidos a GNL

Continua depois da publicidade

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o Chantiers de l’Atlantique celebraram dois importantes marcos da construção da nova geração de navios

Edição DIÁRIO com agências

O MSC World Europa e o MSC Euribia serão os primeiros navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) da frota da MSC Cruzeiros no próximo ano. Ao todo foi um investimento de 3 bilhões de euros em navios movidos a GNL, incluindo a construção do World Europa II, previsto para 2023.

Veja também as mais lidas do DT

Esses navios desempenham um papel importante no compromisso da armadora em alcançar, até 2050, zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. O GNL é o mais limpo combustível marítimo disponível em escala atualmente e, praticamente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos, como os óxidos de enxofre (99%), os óxidos de nitrogênio (85%) e partículas (98%).

Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas e os motores destes dois navios têm potencial para reduzir as emissões de CO2 em até 25%, em comparação com os combustíveis convencionais. Além disso, com a subsequente disponibilidade de formas biológicas e sintéticas de GNL, esta fonte de energia fornecerá um caminho rumo a eventuais operações descarbonizadas.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse que “este é mais um marco importante em nossa jornada rumo à zero emissões líquidas, até 2050, para nossas operações marítimas. Com o investimento de bilhões de euros, anunciamos avanços significativos na construção de, não apenas um, mas de dois de nossos navios da nova geração, movidos a GNL, nos aproximando cada vez mais da nossa visão de uma indústria de cruzeiros livre de emissões. Sendo o combustível mais limpo disponível atualmente em grande escala para nossas operações, o GNL está na vanguarda dessa importante transição energética pela qual devemos passar”.

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique, adicionou: “É realmente um momento muito especial que estamos vivendo hoje. Isso não ocorre apenas porque esses navios são, respectivamente, o 15º e o 16º que estamos construindo para a MSC Cruzeiros – o que demonstra o excelente relacionamento que estabelecemos entre nossas duas empresas desde os anos 90, ou porque eles estarão entre os maiores e melhores do mercado de cruzeiros do mundo. Mas também, e principalmente, porque representam um grande passo em direção ao que serão os navios de cruzeiro do futuro. Na entrega, eles terão a melhor pegada de carbono do mercado, em termos de emissões por hóspede e por dia.”

Na ocasião também foi revelado que a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique confirmaram a instalação de uma planta piloto de célula de combustível a bordo do MSC World Europa, conhecida como Blue Horizon. A tecnologia usará o GNL para converter combustível em eletricidade com uma das mais altas eficiências do que qualquer solução em energia disponível hoje, produzindo eletricidade e calor a bordo. A tecnologia de célula de combustível selecionada pelo Chantiers de l’Atlantique  e pela MSC Cruzeiros é a Célula de Combustível a Óxido Sólido  desenvolvida pela Bloom Energy. A SOFC irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 30% em comparação com um motor convencional movido a GNL, sem produzir emissões de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Também oferece a vantagem de ser compatível com GNL, assim como com diversos combustíveis de baixo carbono, como metanol, amônia e hidrogênio. Este projeto formará a base de construção para futuras instalações maiores e o início de uma colaboração, ainda mais estreita entre a MSC Cruzeiros e o Chantier de L’Atlantique para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível.

O teste de flutuação do MSC World Europa, que será o primeiro navio movido a GNL a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, ocorreu no estaleiro em Saint-Nazaire, e agora será transferido para uma doca úmida para que os trabalhos continuem no navio até a sua entrega em novembro de 2022.

O MSC World Europa é o primeiro navio da pioneira MSC World Class – uma nova classe de navios que apresenta uma plataforma de cruzeiro completamente nova. Com tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo preparadas para o futuro, o MSC World Europa redefinirá a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos nunca antes vistos e áreas criativas diferentes de tudo que há no mar hoje. O design inovador apresenta uma popa em forma de Y que leva à impressionante Promenade Europa, com seus 104 metros de comprimento e com espaços parte abertos, parte cobertos, com vistas deslumbrantes do oceano. As novas cabines com varanda têm vistas de tirar o fôlego para a promenade, que apresenta uma peça central arquitetônica impressionante na forma da The Venom Drop @ The Spiral, um tobogã de 11 andares de altura, o mais longo dos mares.

A experiência do hóspede é levada a um nível totalmente novo com um mundo de experiências em espaços distintos. Cada área ostenta sua própria atmosfera, desde um ambiente tranquilo, uma animada promenade com entretenimento, lojas e bares, a um espaço separado para famílias com dez novas instalações para crianças. Com 21 bares e lounges e 13 restaurantes de alto nível, as refeições a bordo oferecem uma série de inovações. Dentre as opções estão o Chef’s Garden Kitchen, especializado em microgreens saborosos, e o La Pescaderia, um tradicional restaurante de frutos do mar com mesas ao ar livre, além dos favoritos dos hóspesdes como Butcher’s Cut, o Kaito Teppanyaki Grill e Sushi Bar e o Hola! Tacos & Cantina.

O MSC World Europa receberá seus primeiros hóspedes em dezembro de 2022 e passará sua temporada inaugural na região do Golfo, proporcionando aos hóspedes a melhor experiência em cruzeiros. Os hóspedes poderão desfrutar de roteiros de sete noites, partindo de Dubai, em direção à moderna metrópole vizinha de Abu Dhabi, passando pela Ilha Sir Bani Yas, por Dammam, na Arábia Saudita, visitando o oásis de Al Ahsa (Patrimônio Mundial da UNESCO) e por Doha, a capital futurista do Qatar, antes de retornar a Dubai, com pernoite na cidade, para descobrir todas as maravilhas que ela tem a oferecer.

Partindo de Dubai, em 25 de março de 2023, o MSC World Europa seguirá para o Mar Mediterrâneo. Ele oferecerá cruzeiros de sete noites nos portos italianos de Gênova, Nápoles e Messina, além de Valeta, em Malta, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade