Início Site Página 235

Emirates expande rede na América do Sul ao conectar Dubai a Bogotá

0

A Emirates anunciou que lançará um novo serviço diário de Dubai para Bogotá, a capital da Colômbia, a partir de 3 de junho.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A partir do dia 3 de junho a Emirates começará a conectar a Colômbia aos Emirados Árabes Unidos. Além disso, os novos serviços vão estabelecer uma ligação histórica e inédita entre o Grande Oriente Médio e o norte da América do Sul.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, com o início das operações da Emirates em Bogotá, a rede da Emirates na América do Sul aumentará para 4 gateways com voos regulares – os outros 3 são: São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Com essa nova adição, a Emirates também vai expandir suas operações nas Américas, atendendo agora 19 destinos nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Argentina e Colômbia.

Os serviços diários vão ligar Dubai e Bogotá via Miami, e a Emirates se tornará a primeira companhia aérea a oferecer uma série de serviços premium na rota popular entre o sul da Flórida e a Colômbia.

Sobre o lançamento da nova rota e destino, Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “Há muito tempo queríamos oferecer voos para a Colômbia; a adição de Bogotá à nossa rede faz parte da nossa estratégia de oferecer melhor conectividade, aumentar as opções para os viajantes e proporcionar experiências premium incomparáveis em terra e no ar”.

Clark ressaltou que há uma grande demanda por viagens de e para Bogotá. “Os clientes mal podem esperar para aproveitar os produtos e serviços exclusivos da Emirates nos voos entre Bogotá e Dubai e entre Bogotá e Miami. Gostaríamos de agradecer a todas as autoridades envolvidas por apoiarem nossos planos e permitirem essa nova rota. Esperamos agregar valor às novas comunidades atendidas e estabelecer novas parcerias para promover o turismo e o comércio”, pontuou o executivo.

Os voos diários para Bogotá, a segunda maior cidade da América do Sul em população, vão ajudar a atender à forte e crescente demanda por viagens aéreas entre a Colômbia e os Emirados Árabes Unidos e entre a Colômbia e vários destinos da rede global da Emirates com conexão em Dubai, que não são atendidos diretamente de Bogotá. Além disso, fornecerá voos convenientes entre Bogotá e Miami, permitindo que os viajantes voem entre as duas cidades com estilo e conforto sem precedentes. Devido à alta altitude da cidade de Bogotá, não é possível operar um voo direto a partir de Dubai, exigindo uma escala. Miami foi escolhida devido às suas ligações turísticas e comerciais com Bogotá.

Os passageiros de voos nos dois sentidos entre Dubai e Bogotá devem atender às normas de entrada nos Estados Unidos e apresentar os documentos exigidos, devido aos procedimentos de imigração em Miami. Os cidadãos da Colômbia e dos Emirados Árabes Unidos não precisam de visto para entrar em Dubai e Bogotá, respectivamente, desde que fiquem por no máximo 90 dias, graças aos acordos de vistos entre os dois países.

Os cidadãos da Colômbia e dos Emirados Árabes Unidos não precisam de visto para entrar em Dubai e Bogotá, respectivamente, desde que fiquem por no máximo 90 dias, graças aos acordos de vistos entre os dois países.

As passagens para Bogotá estão à venda hoje para voos a partir de 3 de junho e podem ser reservadas no site ou no aplicativo da Emirates ou por meio de agentes de viagens.

Os voos terão os seguintes horários (todos os horários são locais):

Feira de Intercâmbio acontece dia 16 de março em São Paulo

0

Uma das maiores feiras de intercâmbio do Brasil e com a melhores escolas internacionais oferecendo cursos no exterior.  O STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da sua Feira de Intercâmbio.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, a empresa informa que o evento é totalmente gratuito e vai acontecer presencialmente no hotel Renaissance, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

“Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora”, diz a nota.

Segundo a empresa de intercâmbio, esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.


SERVIÇO:

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel – Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista – São Paulo, SP

Inscrição AQUI

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Lençóis Maranhenses: investimentos no Parque Nacional ganham novo capítulo

MTur fez mais uma visita técnica aos Lençóis Maranhenses para construir plano de ação com foco no desenvolvimento turístico da região


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Uma equipe do Ministério do Turismo desembarcou essa semana no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) para uma visita técnica. O objetivo é reunir subsídios para elaborar um plano de ação com foco no desenvolvimento turístico do local e de seu entorno. A visitação acontece em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), parceiro no projeto.

A ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado durante a realização do Salão Nacional do Turismo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o ICMBio e a Embratur para desenvolver o segmento de forma sustentável em Unidades de Conservação e os seus entornos. O Parque dos Lençóis Maranhenses foi o escolhido para receber as primeiras medidas, servindo como um importante incentivo para as pessoas que moram na região obterem novas fontes de renda.

“O turismo não tem apenas o enorme potencial de gerar renda e empregos. Realizada de forma sustentável, é também potente para a manutenção e proteção das nossas belezas naturais. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do setor no país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A equipe começou o trabalho pelo município Santo Amaro do Maranhão, com a visita aos atrativos turísticos, seguida de reunião com representantes da prefeitura municipal, secretaria de turismo do estado e do conselho municipal de turismo.

Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.

PATRIMÔNIO – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As primeiras visitas técnicas locais aconteceram entre 20 e 25 de agosto de 2023. A expectativa é que o resultado definitivo saia no início do segundo semestre deste ano.

Como técnicos do governo brasileiro ajudarão o turismo no Mar Vermelho?

Arábia Saudita quer impulsionar costa do Mar Vermelho como um destino de sol e praia – isso com a ajuda de profissionais brasileiros


REDAÇÃO DO DIÁRIO

O vice-ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sultan M. Al Musallam, quer técnicos do governo brasileiro em sua equipe para desenvolver o turismo do litoral da costa oeste, especificamente a que permeia o Mar Vermelho.

De acordo com matéria da CNN, o governante fez o convite aos profissionais do Brasil em reunião bilateral junto a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes. O evento ocorreu em meio à 2ª Conferência Internacional sobre Resiliência do Turismo e Gestão de Crise.

No encontro em que se firmou a cooperação entre os dois países no turismo, a Arábia Saudita declarou a vontade de aproveitar a experiência brasileira na exploração sustentável de sua costa marítima. Segundo Musallam, o objetivo principal é alavancar as visitas às praias do Mar Vermelho.

Em contrapartida, o país árabe destacou o desejo de criar uma rota direta com o Brasil, por meio da companhia aérea Saudi Air. Atualmente o governo saudita produz estudos para definir quais serão os destinos contemplados por essas rotas, segundo matéria da CNN.

Na reunião, Ana Carla Lopes pontuou que a Arábia Saudita é uma grande emissora de turistas ao Brasil, que aliás, tem preparo para receber esses visitantes.

Parceria Brasil-Arábia Saudita já era arquitetada

O DIÁRIO já havia adiantado que o governo brasileiro e o saudita estavam em negociações em prol do turismo de ambos os países.

Em outubro de 2023, os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, ampliaram a parceria de olho na atividade turística. O encontro se deu na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT),

<yoastmark class=

Também no ano passado, a Arábia Saudita anunciou que vai aplicar US$ 10 bilhões no Brasil. A maior parte do dinheiro ficará concentrada no fundo soberano saudita, o Saudi Arabia Public Investment Fund (PIF).

O PIF investiu US$ 31,6 bilhões em 2023 e se tornou o fundo mais ativo do mundo, segundo a consultoria Global SWF. Só no Brasil houve a aplicação de US$ 3 bilhões, sendo que US$ 2,6 bilhões foram para a Vale, via uma empresa controlada pelo fundo soberano.

Leia mais: Arábia Saudita anuncia voos diretos para o Brasil em 2024

Pesquisa da Frango Assado aponta movimento de turistas nas rodovias de São Paulo

0

Uma pesquisa encomendada pela Rede Frango Assado, aponta que 83% dos viajantes passaram pelas rodovias do estado ao menos uma vez por mês, 78% a lazer

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Amostra da rede Frango Assado também indica que o número de pessoas que viajam
solo pelas estradas diminuiu, enquanto cresceram as que passeiam na companhia de cônjuges e filhos

Segundo a pesquisa, grupos em famílias têm utilizado com cada vez mais frequência as rodovias de São Paulo para viagens a lazer. Isso é o que mostra a pesquisa da rede de restaurantes, serviços e conveniência, Frango Assado, que possui 24 unidades nas rodovias de São Paulo.

Em parceria com a consultoria de mercado, Provokers, a marca consultou 465 homens e
mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C, que trafegaram por 14 das principais
rodovias do estado ao longo de 2023.

Em comparação aos levantamentos anteriores, a amostra constatou que 83% dos viajantes pegaram as estradas no último ano ao menos uma vez por mês, utilizando carro ou moto. Dessas, 39% viajaram até uma vez na semana, sendo lazer o principal motivo para cair nas estradas (78%). Ainda de acordo com o estudo, entre agosto de 2021 e o mesmo período em 2023, foi menor o número de pessoas que viajou sozinha – redução de 20% para 16%, ao passo em que as viagens com cônjuges aumentaram de 39% para 54%, e com filhos de 21% para 38%.

Para José Giordano, Diretor de Marketing e Vendas da rede Frango Assado, na International Meal Company, a amostragem está muito em linha com o aumento gradativo no fluxo de clientes nas lojas da rede. &quot;No contexto de viagens pelo estado e de serviços pelas rodovias, o Frango Assado desempenha um papel essencial. Quando oferecemos uma conveniência completa para essas famílias na estrada, viabilizamos também que elas viajem mais e com mais tranquilidade. Em algumas unidades, por exemplo, dispomos de espaços Pet – para acomodar com segurança os animais de estimação-, e o Road Office, que é voltado para clientes que precisam trabalhar e fazer reuniões em sua rota. Esses são exemplos de infraestrutura completa e comodidade para todas as necessidades&quot;, comenta.

Há pouco mais de um ano o Frango Assado iniciou uma reestruturação de marca, que vem modernizando tanto aspectos da identidade visual quanto a experiência dos clientes, com investimentos constantes em digitalização e reforma das lojas. Todas as unidades da rede contam com ampla estrutura de restaurante, conveniência, sanitários, e mini mercado com terminais de autoatendimento e self checkout para agilidade e praticidade no pagamento. Além disso, a marca apostou na criação de um aplicativo próprio, com o programa de fidelidade, Fran-GO!, que contabiliza mais de 170 mil usuários cadastrados.


Sobre a Frango Assado 

Fundada em 1952, a rede de postos e restaurantes Frango Assado nasceu como uma barraca de frutas pela família Mamprin, na Via Anhanguera, em Louveira, e tornou-se uma das maiores operadoras de praças de serviços rodoviários do estado de São Paulo. Hoje, o Frango Assado conta com 24 lojas próprias, instaladas majoritariamente em rodovias do estado de São Paulo e Minas Gerais. A marca se destaca por ser uma conveniência completa com lanchonete, restaurante, padaria, minimercado, postos de gasolina,  banheiros e muito mais. Em setembro de 2008 foi adquirida pela International Meal
Company (IMC).

Efeito Messi: como o jogador mudou o turismo de Miami

0

A contratação do argentino Lionel Messi conseguiu dar outro panorama ao setor turístico da cidade da Flórida, nos EUA


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Se as praias, os parques temáticos da Disney e as outlets eram o destaque do turismo de Miami, na Flórida, com a ida de Lionel Messi para o time Inter Miami o escopo de atrativos ficou ainda mais versátil.

Os especialistas falam em Efeito Messi: o turismo da região está sendo alavancado ainda mais após a contratação do atacante para jogar a Major League Soccrer.

Segundo Xavier Asensi, diretor de negócios do Inter Miami, ter Messi no clube era um sonho e se tornou realidade após muito estudo.

“Na época, Messi estava no Barcelona, e ele nunca havia jogado em outro lugar. Quando ele foi para Paris, vimos uma verdadeira oportunidade. Isso se tornou nossa vida. Trabalhamos por anos e conseguimos trazê-lo”, disse Asensi.

Conforme publicado no portal Terra, esse planejamento teve participação de David Beckham, Jorge Mas, além de Asensi, gestores do Inter Miami.

Estádio Inter Miami - Foto - Daniel Ramalho - Vasco
Estádio do Inter Miami, onde Messi joga – Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Novo ponto turístico de Miami

Naturalmente, o futebol dos Estados Unidos ganhou grande destaque na mídia e ainda mais atenção do público de um modo geral. Por lá, o baseball, golf e futebol americano são os esportes com maior adesão da população norte-americana.

Agora, desde a chegada de Messi, as arquibancadas do clube de Miami onde Messi joga frequentemente estão cheias. Da mesma maneira, o estádio se tornou um ponto turístico adorado pelos amantes de futebol ou simplesmente simpatizantes do craque argentino.

Muitos, mesmo que não assistam a uma partida, vão ao local para conhecer e tirar fotos.

Fonte: portal Terra

Leia mais: Verão em Salta, na Argentina, tira o fôlego com paisagens e experiências

CVC adianta promoções e novos produtos para a baixa temporada

0

A partir do mês de março, o setor de turismo dá as boas-vindas ao período da Baixa Temporada, o que para os consumidores significa a oportunidade de economizar; a CVC já divulga suas promoções


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Entre março e até meados de junho viajar pelo Brasil ou exterior custa, em média, 30% mais em conta se comparado com a Alta Temporada, de acordo com o levantamento da CVC.

Para esse período, além dos preços mais em conta, a CVC ampliou a disponibilidade de pacotes para o período, especialmente com produtos exclusivos.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, em voos exclusivos da operadora são mais de 50 mil assentos de março a junho, para destinos nacionais e internacionais. Os voos partem de 17 origens do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Salvador, entre outras.

Nos pacotes exclusivos, ainda há opções com descontos de até 50% para o 2º passageiro. Essa condição tem saídas de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Belo Horizonte, rumo a alguns dos destinos do Nordeste mais procurados pelos clientes da operadora, como Maceió, Porto Seguro, Una, Arraial D’Ajuda, Prado e Santa Cruz Cabrália.

Nessa condição, pacote de 8 dias em Maceió (AL), com passagem aérea de ida e volta (saindo de Belo Horizonte) e hospedagem no Hotel Expresso R1, sai a partir de 12x R$ 195 para o primeiro passageiro e a partir de 12x R$ 137 para o segundo. Já pacote de 8 dias em Arraial D’Ajuda (BA), com passagem aérea de ida e volta (saindo de São Paulo) e hospedagem no Arraial do Sol Beach Hotel, sai a partir de 12x R$ 207 para o 1º passageiro e a partir de 12x R$ 120 para o 2º.

A promoção também inclui outras ofertas, como hotéis e resorts nacionais com descontos de até 60%, incluindo hospedagem grátis para crianças (idades podem variar de acordo com a política de cada hotel). Nessa oferta, hospedagem em Porto Seguro (BA), no Aquaville Apart Hotel, tem diárias com café da manhã a partir de R$ 113 por pessoa e cortesia para uma criança de até 6 anos no mesmo quarto dos responsáveis.

Outro exemplo é hospedagem em Natal (RN), no Praiamar Natal Hotel, que tem diárias com café da manhã a partir de R$ 290 por pessoa, incluindo cortesia para uma criança de até 12 anos no mesmo quarto dos responsáveis. Para quem busca hospedagem em Gramado (RS), diárias com café da manhã no Wyndham Gramado Termas saem a partir de R$ 231 e também incluem cortesia para 1 criança de até 12 anos.

Outra promoção é condição exclusiva com a Rede Carmel, que tem descontos de até 20% na CVC e hospedagem grátis para 1 criança de até 12 anos. A condição é válida para viagens adquiridas até 29 de fevereiro e embarques entre 3 de março e 20 de junho. Hospedagem no Carmel Cumbuco Resort, em Aquiraz (CE), tem diárias a partir de R$ 583 por pessoa. Já o Carmel Charme Resort, em Cumbuco (CE), tem diárias a partir de R$ 887 por pessoa. Ambas com café da manhã e com a cortesia para 1 criança.

Outro destaque fica para a temporada de Cruzeiros, grande sucesso do verão e que ainda tem opções de saídas até abril. Por exemplo, cruzeiro de 3 dias, saindo de Santos (SP) e passando por Búzios (RJ), em cabine interna dupla e com pensão completa, sai a partir de 12x R$ 175 por pessoa, com saída em 14 de abril. Para quem quer se programar para a temporada 24/25, que começa em novembro, a CVC também já iniciou as vendas.

Para quem busca oportunidades para viajar ao exterior, a promoção da CVC também tem condições especiais. Hotéis e resorts nos principais destinos internacionais estão com até 35% de desconto. Por exemplo, hospedagem em Orlando (EUA), no hotel Developer Inn Express Fundamental, tem diárias a partir de R$ 125 por pessoa em apartamento quádruplo, com cortesia para 2 crianças de até 17 anos no mesmo quarto dos responsáveis. Já hospedagem em Montevidéu (Uruguai), no Hotel Crystal Tower, tem diárias com café da manhã a partir de R$ 210 por pessoa, com gratuidade para 1 criança de até 2 anos.

As condições também incluem dólar reduzido para Estados Unidos, Caribe e América do Sul. A oferta é válida para pacotes com aéreo e hotel e nos produtos exclusivos CVC (voos exclusivos e bloqueios aéreos), nas compras realizadas até 28 de fevereiro. Os destinos contemplados na promoção são países na América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai), destinos nos Estados Unidos e no Caribe (Cancún, Cartagena, San Andres, Aruba, Curaçao e Punta Cana).

Para quem procura opções para viajar à Europa, há condições especiais nos Circuitos Europeus, produto exclusivo da CVC que está entre os mais procurados pelos clientes e contemplam diversos destinos.

Os circuitos incluem hospedagem em hotéis bem localizados, passeios pelos principais pontos turísticos, deslocamento terrestre e guia falando português para acompanhar toda a viagem.

Na promoção, roteiro passando por Lisboa (Portugal), Mérida e Madri (Espanha) sai a partir de 12x R$ 280 por pessoa. Outra opção é roteiro por Paris, Blois, Tours, Bordeaux e Lourdes, na França, além de San Sebatian e Madri, na Espanha, que sai a partir de 12x R$ 436 por pessoa.

Além das promoções, a CVC facilita as condições de pagamento, com parcelamento estendido em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Também é aceito pagamento via pix, boleto e, ainda, a utilização do saque aniversário FGTS para compras de viagens nas lojas CVC. As ofertas de viagens podem ser conferidas nas mais de 1.000 lojas exclusivas e agências autorizadas de todo o país, e também no site e no aplicativo.

Após denúncias de sindicatos, Torre Eiffel permanece fechada

Turistas se mostram indignados com a Torre Eiffel fechada por mais um dia; sindicatos contestam modelo de gestão do monumento


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A torre Eiffel permanece fechada nesta quarta-feira (21). Este é o terceiro dia consecutivo que o famoso monumento de Paris, na França, não funciona devido a uma greve liderada por seus funcionários.

À AFP, os sindicatos afirmam que estão denunciando a gestão financeira da empresa que opera a Torre Eiffel.

“Estamos decididos, e temos a impressão de que eles não estão fazendo nada”, disse Nada Bzioui, delegada sindical do Força Operária (FO), no terceiro dia de uma greve da qual também participa a Confederação Geral do Trabalho (CGT).

Segundo ela, o fechamento do atrativo turístico também nesta quinta-feira (22) é praticamente certo.

Os dois sindicatos convocaram a greve para “denunciar a gestão atual” do monumento. A paralisação acontece cinco meses antes de começarem as Olimpíadas, que vão de 26 de julho a 11 de agosto.

Vale dizer que as negociações foram concluídas na terça-feira (20) sem um acerto. Afinal, os sindicatos exigiram a presença de um representante da prefeitura, contudo, isso não ocorreu. Por ser acionista majoritária (99%) da SETE, empresa que gere a Torre Eiffel, a prefeitura se faz necessária nessa negociação.

Desiquilíbrio financeiro: a crise na Torre Eiffel

Os sindicatos denunciam que a prefeitura impõe um modelo de negócio “insustentável” devido a um desequilíbrio entre os preços dos ingressos e os gastos, ampliado pela crise da covid-19.

O equilíbrio econômico da torre Eiffel se viu afetado pela perda de cerca de 120 milhões de euros (641 milhões de reais) em entradas durante os dois anos da crise sanitária (2020-2021).

O monumento recebeu 6,3 milhões de visitantes em 2023, um número maior que em 2019, antes da pandemia.

Leia mais: Paris espetacular! Paris com neve! Confira imagens!

Fonte: RFI e Metrópoles

Aviação cresceu? ALTA divulga dados sobre o setor aéreo brasileiro

0

Relatório traz um compilado de informações do setor da aviação no Brasil em 2023, com destaque para o tráfego internacional, que cresceu 37%


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Em um ano marcado por desafios econômicos, o setor demonstrou crescimento constante, conforme revelado pelos dados do relatório “Insight da Aviação Brasileira 2023” da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo – ALTA.

De acordo com os números, que foram confirmados em nota enviada ao DIÁRIO, apesar de entraves como os elevados custos operacionais decorrentes do querosene de aviação (QAV) e a judicialização do sistema, o setor segue demonstrando resiliência. O segmento internacional de viagens foi um dos destaques, com uma elevação de 37% em relação a 2022.

Segundo a entidade, o maior mercado de aviação na América Latina e Caribe (ALC), em termos de Assentos por Quilômetro (ASK), é o Brasil, representando 26,3% da capacidade total da região.

O México ocupa a segunda posição, correspondendo a 25,3% do total. Já o volume total de passageiros registrou um aumento de 14,7%, atingindo a marca de 115,5 milhões, em comparação com o ano anterior.

Conforme explica o CEO da ALTA, José Ricardo Botelho, em meio a um ambiente global e regional desafiador, a aviação brasileira busca se recuperar do período da pandemia, quando exerceu um papel fundamental, mesmo sem qualquer ajuda financeira. “O Brasil é o maior mercado da ALC e o relatório destaca a importância da conectividade para impulsionar um crescimento sustentável no país. Seguiremos com nosso compromisso de apoiar o setor em sua jornada para levar ainda mais oportunidades para as pessoas utilizarem esse meio de transporte seguro e essencial”, afirma o executivo.

De acordo com a ANAC, LATAM mantém posto como a companhia aérea líder no mercado brasileiro da aviação comercial, em abril de 2022.
Aeronave da LATAM (Créditos: Divulgação).

São Paulo-Santiago em alta

No que diz respeito às conexões internacionais, a rota mais movimentada foi entre São Paulo (GRU) e Santiago (SCL), alcançando uma taxa de ocupação de 82%. Vale destacar que menos da metade das rotas internacionais foram diretas, reforçando a importância do Aeroporto de Guarulhos (GRU) como principal hub para essas conexões.

A aviação no Brasil também apresentou consistência de 2009 a 2023, com uma taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 3,38% para voos domésticos e 3,75% para voos internacionais. Botelho lembra que um setor aéreo saudável é um motor essencial para o progresso. “Mesmo diante das dificuldades, a aviação desempenha um papel crucial para o turismo brasileiro, contribuindo para os 7,8% do PIB que esse setor representa. Além disso, seu importante papel social pode ser exemplificado pelo transporte gratuito de órgãos, equipes e materiais. Precisamos trabalhar juntos, governo, cadeia produtiva e empresas para superar os obstáculos, garantindo que o Brasil voe cada vez mais alto”.

O tráfego em rotas domésticas atingiu aproximadamente 91 milhões de passageiros, indicando um aumento significativo em comparação aos cerca de 57 milhões em 2009. A rota entre São Paulo (CGH) e o Rio de Janeiro (SDU) liderou esse mercado, registrando a maior demanda e uma sólida taxa de ocupação de 62%.

Já a rota São Paulo (CGH) – Fortaleza (FOR) apresentou a maior redução no Brasil em termos de capacidade de assentos e tráfego de passageiros, com mais de 222 mil lugares retirados e uma diminuição de 160 mil viajantes em comparação com o ano de 2022.

Aviação: essencial para o Brasil

Os dados apresentados refletem a importância do setor de aviação para o país. A indústria está comprometida e vem trabalhando com os órgãos governamentais na busca por soluções sustentáveis, visando garantir perspectivas ainda mais promissoras para o futuro.

A conectividade proporcionada pela aviação não apenas impulsiona o turismo e o crescimento econômico, mas também desempenha um papel social fundamental, evidenciando seu impacto positivo na sociedade. À medida que avançamos, é necessário que continuemos a trabalhar em conjunto para superar os desafios e garantir que o Brasil alcance novos patamares de excelência na aviação, beneficiando tanto a economia quanto o bem-estar dos cidadãos.

Quer acessar todos os dados sobre a aviação Latino Americana e caribenha? Então clique aqui para conferir o relatório completo da ALTA.

Voa Brasil não garantirá passagem mais barata, segundo Folha

0

Voa Brasil não garante passagem mais barata e vai só reunir bilhetes que já custam até R$ 200, segundo matéria publicada nesta quarta-feira (21) na Folha de São Paulo

Governo negocia com aéreas uma meta de 4 a 5 milhões de assentos vendidos nessa faixa de preço

EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da Folha de São Paulo


Em texto assinado por Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli, da Folha de São Paulo, o  Voa Brasil, programa com a promessa de tornar viagens de avião mais acessíveis a parte da população e que deve ser lançado em breve pelo governo, não garante passagens mais baratas e vai apenas reunir bilhetes que já custam até R$ 200.

Segundo o jornal, a iniciativa não contará com subsídios federais e, por isso, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem como assegurar uma redução nos preços já praticados pelas companhias —que continuarão tendo liberdade comercial para definirem suas tarifas.

Eventuais descontos e promoções dependerão da vontade das empresas, que já ofertam passagens na faixa de valor prevista para o programa.

Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que, entre janeiro e novembro de 2023, 14,9% dos assentos foram comercializados por até R$ 200.

O percentual considera uma amostra de 26,4 milhões de assentos vendidos a preços normais no período. A Anac não inclui na análise da tarifária alguns tipos de bilhetes, como promocionais ou com desconto.

Essa foi a configuração possível para um programa que completa quase um ano sem sair do papel.

O Voa Brasil foi anunciado pela primeira vez em março de 2023, e teve o lançamento adiado por sucessivas vezes diante das dificuldades de apresentar uma resposta à reclamação de consumidores de alta nos preços das passagens.

Sem a possibilidade de injetar dinheiro para garantir uma redução nas tarifas, o governo busca negociar com as companhias aéreas ao menos uma meta de 4 a 5 milhões de bilhetes aéreos de até R$ 200 por meio do programa Voa Brasil. Cada uma (Gol, Latam e Azul) teria um objetivo individual.

Público almejado

Ainda, segundo a matéria da Folha, seria uma espécie de compromisso de que essas passagens estarão ao alcance do público almejado, que são cerca de 21 milhões de brasileiros entre aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham até dois salários mínimos (o equivalente a R$ 2.824) e estudantes do ProUni. Entre eles, o governo quer dar prioridade para os que não viajaram nos últimos 12 meses.

A plataforma do Voa Brasil funcionaria como uma agregadora do estoque de passagens aéreas disponíveis a menos de R$ 200. O usuário, então, poderia verificar se há alguma opção que lhe atenda e efetuar a compra. A ideia é estipular um limite de duas passagens por pessoa.

Na ideia do governo, as metas de vendas teriam de ser alcançadas pelas companhias ao longo de 2024.

Para isso, o governo quer colocar um contador no site do Voa Brasil, atualizado conforme o número de bilhetes comercializados por até R$ 200. Seria uma forma de monitorar o cumprimento dos objetivos do programa.

Procuradas pela Folha, as três companhias não responderam diretamente sobre a eventual pactuação de uma meta de venda de bilhetes aéreos de até R$ 200.