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Italianos comemoram seus 150 anos de imigração no Brasil

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Entre 1880 e 1920, país recebeu cerca de 1,4 milhão de italianos, que influenciaram a cultura e os hábitos brasileiros

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A comunidade italiana no Brasil comemora, nesta quarta-feira (21), 150 anos da imigração para o país. A data marca a chegada em Vitória (ES), em 1874, do navio La Sofia, que trazia cerca de 400 imigrantes provenientes das regiões de Trento e Vêneto. Após passar 18 dias em alto-mar, os italianos chegaram no novo continente com a expectativa de melhores condições de vida, após passar por uma profunda crise que assolava o país europeu.

O historiador e cidadão ítalo-brasileiro, Emerson Pavão, explica que os primeiros imigrantes enfrentaram as adversidades decorrentes da unificação da Itália, que aconteceu em 1870. “Antes, a região era composta por vários reinos. E a unificação desses Estados, aliada ao processo de industrialização, ocasionou problemas como conflitos culturais, desemprego e pobreza. Por isso, esses imigrantes chegaram ao país em condições muito precárias, com dificuldades para subsistência”, conta.

Auge

O auge da imigração italiana no Brasil ocorreu entre os anos de 1880 e 1920. De acordo com estimativas do IBGE, o país recebeu 1,4 milhão de italianos nesse período, número que representa 42% do total de imigrantes que ingressaram no Brasil na época. O Instituto destaca que o idioma latino, a religião e os costumes dos italianos contribuíram para que eles fossem mais facilmente assimilados na sociedade brasileira em comparação com alemães e japoneses. Além disso, em 1888, aconteceu a abolição da escravatura, tornando essas pessoas importante mão de obra para as fazendas de café, indústrias e comércios.

A maioria dos imigrantes italianos que vieram ao Brasil eram provenientes do Norte do país europeu, em especial da região de Vêneto. Eles cruzavam toda a Itália para embarcar nos navios na cidade de Gênova. Pavão ressalta que os italianos que possuíam maior poder aquisitivo geralmente escolhiam os EUA para imigrar. “Os imigrantes que vieram para o Brasil deixaram tudo para trás, para chegar em um país desconhecido, sem saber falar a língua. A travessia de navio também era cruel, com muitos passageiros morrendo ao longo da viagem. Por isso, nessa data, precisamos honrar e reverenciar essas pessoas”, salienta o historiador.

Imigração modificou o país

A CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada em processos de reconhecimento e serviços consulares, Camila Malucelli, afirma que a imigração italiana modificou o país e influenciou diversos hábitos dos brasileiros. “A cultura italiana está presente em diversas partes do país, na culinária, na arquitetura e em alguns costumes. Temos muito a agradecer a essas pessoas”, complementa.

Italianos
Uma das tradições gastronômicas assimiladas no Brasil, a pizza (Crédito: Pixabay)

Regiões

O Estado de São Paulo recebeu o maior número de imigrantes italianos. Pavão afirma que, durante o ápice da imigração, de 80 a 90% dos italianos firmaram-se na região. Os próprios ascendentes do historiador chegaram ao porto de Santos, em 1885. Depois, foram levados para uma hospedaria na capital paulista, local que hoje abriga o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Cerca de um mês depois, foram trabalhar em uma fazenda de café na cidade de Valinhos (SP).

Pavão destaca que a vida dos novos trabalhadores das fazendas era, obviamente, diferente dos antigos, que eram escravos. Entretanto, os salários eram baixos e não havia muita mobilidade. “O regime dentro das fazendas era muito difícil. Os italianos quase não saíam desses locais e acabavam casando-se entre eles, o que também contribuiu para preservar a cultura italiana”, relata Pavão.

Os imigrantes que não se instalaram no em São Paulo foram para a região Sul do país, onde desfrutaram de maior liberdade. “Embora as condições também fossem difíceis, esses imigrantes receberam terras, que precisavam ser pagas por meio da produção. Os italianos começaram a montar as colônias, e algumas dessas regiões permanecem até hoje com os hábitos italianos”, ressalta Pavão. No Sul do país, em especial no Rio Grande do Sul, ainda existem locais onde os dialetos italianos são mais comuns do que o próprio português.

Cidadania

Pavão conta que ele mesmo se comunicava com o seu avô em italiano. O desejo para o reconhecimento da cidadania italiana nasceu a partir da convivência com o patriarca, que fazia questão de manter vivas as histórias e os costumes do país europeu. “Para mim, a cidadania italiana representa uma homenagem aos meus antepassados, que sofreram muito para chegar até aqui. Além disso, conhecer sobre as nossas origens faz com que entendamos mais sobre quem somos, porque somos de determinadas maneiras e para onde estamos indo”, disse o historiador.

A CEO da Ferrara Cidadania Italiana salienta que o reconhecimento de cidadania é um direito garantido a todos os descendentes de italianos, mesmo que não possuam sobrenomes europeus e que tenham nascido em outros locais. “A constituição da Itália prevê o ‘Jus Sanguinis’, ou direito de sangue, que afirma que os descendentes de italianos já são cidadãos daquele país desde que nasceram. Assim, o processo para obtenção da cidadania apenas confirma e reconhece os laços consanguíneos, por meio de certidões”, afirma. Cerca de 750 mil brasileiros já receberam o reconhecimento de cidadania italiana. Só no ano passado foram finalizados 7.844 processos pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Também foram emitidos 33.643 passaportes italianos, uma expansão de 25% em comparação a 2022.

Sobre a Ferrara Cidadania Italiana

A Ferrara Cidadania Italiana é uma empresa especializada no processo de reconhecimento de cidadania e serviços consulares. Foi criada em 2005, na cidade de Ferrara, na Itália.

Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, inaugura seu Rooftop

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A cobertura do Hotel Gran Marquise agora será aberta ao público para o horário de happy hour

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Forte tendência nas grandes metrópoles, os rooftops têm aquecido o mercado de lazer e eventos e proporcionado uma proposta distinta de diversão. Com localização privilegiada, o Hotel Gran Marquise lançará seu rooftop no pôr do sol nesta quinta-feira (22), para convidados.

Em nota enviada ao DIÁRIO, os administradores do hotel informam que o projeto é parte de uma profunda modificação conceitual da cobertura do 5 estrelas do Grupo Marquise, que começa com toda a repaginação arquitetônica do espaço. Projetada pelo arquiteto Racine Mourão, o novo terraço atualiza a ideia de lazer integrativo e propõe um imaginário infinito que entrelaça sua piscina ao oceano atlântico.

Conforto em vista de 180 graus

Responsável pelo retrofit de todo o Hotel, Racine detalha sua inspiração para o projeto do espaço. “A primeira intenção é gerar conforto para que se desfrute a vista 180 graus da orla com o máximo de comodidade. Nós redesenhamos a piscina e criamos uma espécie de “prainha”, que dialoga com o visual de maneira confortável e elegante. O lounge e o bar também foram redesenhados numa perspectiva sofisticada. Fizemos bom uso de madeira, que acolhe e traz mais aconchego. Por fim, destacamos o uso da coloração terracota, em sinergia do espetáculo do pôr do sol observado com perfeição na cobertura do Gran Marquise“

O lounge e o bar também foram redesenhados numa perspectiva sofisticada (Crédito: divulgação)

O gerente geral do Gran Marquise, Philippe Godefroit, reitera sobre a lógica sistemática de investimentos, inovação e adaptação do Hotel. “São 30 anos de mercado com atualizações incessantes. Só a cobertura, por exemplo, já está no seu terceiro formato de apresentação arquitetônica. E, dessa vez, alinhada com a tendência mundial de rooftop com toda a nossa expertise de serviço, requinte e conforto. Para o Gran Marquise, investimento é palavra sólida e sempre acompanhada de êxito e retorno”, atesta.

ACESSE – Gran Marquise Hotel 

Serra da Capivara, no Piauí, pode ser desbravada virtualmente

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Visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara pode ser realizada em 360 graus e dão a sensação de fazer sobrevoo no local


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, lançou uma novidade tecnológica que promete ampliar o acesso ao local. Em um passeio virtual que abrange toda a região, o visitante tem a sensação de estar fazendo um sobrevoo pelo local e visitando o parque sem sair de casa.

Na visita virtual, é possível ingressar no sítio arqueológico, nos mirantes e apreciar a paisagem geológica, cultural e natural. O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, por meio de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil. A ideia é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes.

O projeto é montado com dezenas de imagens em 360º de toda a paisagem. São paredões, mirantes e rochas esculpidas pelo tempo que podem ser vistas em ótima qualidade de forma gratuita através do link Link.

Parque Nacional da Serra da Capivara: história

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.

Amazonas: empreendedores do turismo terão acesso a R$ 200 mil de crédito

No total, serão disponibilizados 10 milhões de reais de crédito a empresários do setor de turismo do Amazonas


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Linhas de crédito com limites de até R$ 200 mil foram disponibilizadas para empreendedores do turismo no Amazonas.

Conforme matéria publicada no G1, a ação da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) tem o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da indústria do turismo na região

O programa é destinado exclusivamente a empreendedores e profissionais do setor, condicionado à análise de cada proposta e perfil do interessado.

Ao todo, são R$ 10 milhões disponibilizados por meio de parceria entre a Afeam e a Amazonastur, garantidos com assinatura de Termo de Cooperação Técnica, que busca promover o acesso a financiamentos, apoiar o crescimento do setor e garantir a sua viabilidade a longo prazo.

Os recursos são oriundos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES).

Segundo o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o termo é um demonstrativo da gestão estadual para desenvolver e ampliar o acesso da população.

Linhas de crédito para o turismo do Amazonas

A linha de crédito tem condições especiais e considera regras específicas aos beneficiários. O Microempreendedor Individual (MEI) pode chegar a até R$ 21 mil. Para a Micro e Pequena Empresa, o financiamento é de até R$ 200 mil.

Em todos os casos, o prazo de pagamento é, de pelo, 12 meses e máxima de 36 com três meses de carência. Já a taxa de juros varia entre 6% a 12% ao ano com bônus de 25% de adimplência.

O benefício tem a finalidade de custear aquisição de máquinas e equipamentos, móveis, utensílios, e outros itens, bem como o investimento em pequenas reformas para aumento de produtividade, além de poder ser utilizado como capital de giro.

Como ter acesso?

Os empreendedores e profissionais do setor de turismo devem obedecer aos critérios, que incluem estar com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e não ter restrição cadastral nos sistemas de proteção ao crédito. É necessário ainda comprovar a consolidação do empreendimento com, pelo menos, um ano de mercado, e foto anexada.

O interessado deve, ainda, apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência de todos os sócios. Em caso de imóvel alugado, é necessário trazer o contrato de aluguel autenticado em cartório ou a declaração de cessão de endereço, disponibilizado no site da Afeam.

Para ter acesso ao financiamento, o prestador precisa dirigir-se ao Departamento de Negócios e Investimento da Amazonastur, localizado na Avenida Santos Dumont, na zona Norte de Manaus, de segunda a quinta-feira, durante o horário de funcionamento da empresa. Para mais informações acesse o programa “+ Crédito Amazonas”.

Fonte: G1

Airbus desenvolve aeronave supersônica capaz de ir de Londres a NY em 60 minutos

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A Airbus está desenvolvendo uma aeronave supersônica que será tão rápida que, mesmo antes de você terminar de assistir Oppenheimer, ela já teria levado você de Nova York a Londres e vice-versa. As informações são da revista LuxuryLaunches.

Há mais de duas décadas, o icônico Airbus Concorde realizou seu último voo, encerrando uma era de glória na aviação, quando celebridades e empresários abastados cruzavam o Oceano Atlântico em velocidade supersônica. Diversas empresas globais, incluindo a Lockheed Martin e a NASA, buscam ressuscitar as viagens aéreas comerciais supersônicas.

Em 2015, a Airbus patenteou um revolucionário projeto de jato supersônico, prometendo atingir mais de duas vezes a velocidade máxima do Concorde. Segundo a patente, o jato “ultra-rápido” poderia voar até cerca de 4,5 vezes a velocidade do som, possibilitando uma viagem de Londres a Nova Iorque em apenas uma hora.

A aeronave supersônica da Airbus é descrita na patente como um “veículo aéreo incluindo uma fuselagem, uma asa delta gótica posicionada em cada lado da fuselagem e um sistema de motores capaz de impulsionar o veículo aéreo”.

Diferentemente do Concorde, que enfrentava problemas com o estrondo sônico destrutivo, a aeronave conceitual da Airbus aborda essa questão por meio de seu design único, sistemas de propulsão e trajetória de voo inovadora.

O jato da Airbus é impulsionado por três tipos distintos de motores operando em sequência. Durante a decolagem e o pouso, um par de motores a jato tradicionais na parte inferior da fuselagem fornece energia. Após a decolagem, esses motores se retraem para reduzir o arrasto. Em seguida, um par de motores de foguete na parte traseira assume o controle, fazendo com que o jato supersônico se eleve verticalmente, semelhante a um foguete espacial, até atingir mais de 100.000 pés de altitude.

Na altitude de cruzeiro, os motores do foguete desligam e se retraem, enquanto um par de ramjets nas asas entra em operação, impulsionando a aeronave a uma velocidade máxima de Mach 4,5 (aproximadamente 3.453 mph).

A aeronave conta com winglets em forma de delta especialmente projetados para limitar o estrondo sônico, um desafio enfrentado pelo Concorde ao sobrevoar áreas habitadas. Com uma velocidade máxima duas vezes superior à do Concorde, a aeronave pode completar a rota de Paris a São Francisco em menos de 3 horas.

A patente revela que o modelo civil foi projetado para transportar até 20 passageiros, com assentos tipo rede. A Airbus também propôs uma versão militar, capaz de atuar como avião de reconhecimento, semelhante ao SR71 Blackbird.

Embora tenham se passado mais de oito anos desde a concessão da patente à Airbus, pouco se ouviu sobre o progresso desse revolucionário conceito de jato supersônico. Embora a expectativa por uma versão de produção iminente seja baixa, permanece a esperança de que o projeto não tenha chegado a um impasse.

Fonte: LuxuryLaunches

Páscoa em Bariloche terá a maior barra de chocolate do mundo

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A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal evento da Semana Santa de 2024 em Bariloche


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Bariloche, na Argentina, já se prepara para sediar o maior evento da Semana Santa de 2024, a Festa Nacional do Chocolate. O evento acontece de 25 a 30 de março, em San Carlos de Bariloche durante a celebração da Páscoa.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a festa neste ano contará com a maior barra de chocolate do mundo.

Turistas e moradores locais terão a oportunidade de participar de uma das festividades mais esperadas na cidade e experimentar o produto artesanal mais característico da região de Bariloche, o chocolate.

Essa será a primeira edição da Festa Nacional do Chocolate em que Bariloche se torna destino final da Rota Mundial do Cacau, acordo estabelecido durante a última Feira Internacional de Turismo.

Os visitantes podem desfrutar de diversas atividades para toda a família, entre elas estão o Passeio do Chocolate, degustação às cegas, teatro e visita à Casa do Coelho. O Centro Cívico recebe o Chocolate Show, com música e luzes. Nos prédios, podem ser vistos como os coelhos fabricam os ovos de Páscoa.

A Rua Mitre, via principal da cidade, também fica decorada durante toda a festividade. Na sexta-feira (29), a maior barra de chocolate do mundo é exposta, com 218 metros de chocolate artesanal. E, para encerrar a Semana Santa de 2024, na segunda-feira (1), o Passeio do Chocolate conta com chocolate quente e surpresas para as crianças.

O evento será realizado por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Turismo de Bariloche, a Emprotur, entidade que promove o turismo da cidade argentina, e a Câmara de Chocolateiros. Segundo Sergio Herrero, secretário de Turismo de Bariloche, “a proposta foi levantada pela Emprotur, os chocolateiros já estão se reunindo e a intenção é fazer a melhor Festa Nacional do Chocolate! Contamos com as melhores chocolaterias de Bariloche, garantindo uma experiência única, deliciosa e imperdível”, celebra.

American Airlines eleva tarifa de bagagem em voos domésticos

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A American Airlines anunciou nesta terça-feira (20) alta na tarifa para despacho de bagagens, na primeira elevação na taxa desde 2018. As informações são da Reuters.

Os passageiros agora terão que pagar 35 dólares para despacharem uma primeira mala em voos domésticos se o serviço for reservado online com antecedência, ou 40 dólares se comprarem a opção no aeroporto, informou a companhia aérea.

Uma segunda mala despachada custará 45 dólares se for comprada online ou no aeroporto.

Para o Canadá e voos internacionais de curta distância, a taxa é de 35 dólares para a primeira bagagem despachada e 45 para a segunda, adquirida online ou no aeroporto.

 

Assist Card é a nova fornecedora de seguro-viagem da CVC Corp

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CVC Corp garante que a proteção da seguradora é não só para o cliente, mas também para os consultores e agentes de viagens


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Assist Card é a nova fornecedora de seguro-viagem da CVC Corp. Ambas as empresas têm mais de 50 anos de atuação e, com a novidade, o produto ganha novos benefícios em relação ao que era oferecido anteriormente.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, agora, a Assist Card passa a ser a fornecedora oficial de seguro-viagem de todas as marcas que fazem parte da CVC Corp.

A CVC Corp explica que os principais diferenciais do novo produto de seguro-viagem que passa a ser oferecido pelas marcas do grupo são: cobertura médica por evento, Sala VIP em aeroportos, rastreio de bagagens perdidas com indenização total a partir de 96 horas de atraso. Além disso, há bagagem de mão protegida, compra protegida com reembolso de itens eletrônicos comprados em viagem, assim como seguro-pet para urgências médicas.

“Quanto melhor o produto que oferecemos, maior a possibilidade dos clientes entenderem a importância desse serviço e o incluírem em suas viagens nacionais e internacionais, ainda mais com tantos benefícios. A proteção é não só para o cliente, mas também para os consultores e agentes de viagens, que garantem o melhor produto e custo-benefício”, afirma Roberto Roman, diretor de Serviços de Valor Agregados (SVAs) da CVC Corp.

“É um privilégio para a Assist Card ser o seguro-viagem oficial de uma das maiores companhias de viagens do Brasil e da América Latina. Essa iniciativa mostra que estamos no caminho certo ao disponibilizar benefícios exclusivos para os clientes. Por meio deste acordo, vamos fortalecer o nosso propósito de oferecer uma viagem mais completa e segura aos milhões de consumidores que compram suas viagens com as empresas do grupo CVC”, diz Alexandre Camargo, diretor geral da Assist Card para o Brasil.

Vale ressaltar que a Assist Card também oferece facilidades no aplicativo, como telemedicina, solicitação de atendimento, agendamento de visita médica no hotel e solicitação de reembolso.

Cacau Show compra Grupo Playcenter e mira parque próprio em SP

Segundo Alê Costa, fundador da Cacau Show, objetivo é “comprar a experiência” do grupo para realizar o sonho de inaugurar um parque próprio. Processo ainda deve ser analisado pelo Cade


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A Cacau Show anunciou nesta terça-feira (20) a compra do lendário Grupo Playcenter, dono do parque Playcenter Family e da rede Playland. O valor da transação não foi revelado. O processo ainda deve ser analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com Alê Costa, fundador da Cacau Show, conforme publicado pela revista PEGN, a negociação se deu pela “compra da experiência”. O empresário contou que a aquisição o ajudará a realizar o “sonho grande” de ter um parque temático próprio na capital paulista.

O fundador do Playcenter, Marcelo Gutglas, explicou à publicação que enxergou em Alê alguém que poderia dar continuidade ao legado construído ao longo de cinco décadas. “Ele é a única pessoa para quem eu venderia a minha empresa. Um legado construído com tanto sacrifício por mais de 50 anos”, afirmou o proprietário do grupo.

Mesmo com a entrada de Alê Costa como proprietário dos parques, Gutglas deve continuar no negócio como conselheiro. Além disso, os diretores também se mantêm.

Cacau Show adquiriu fórmula de sucesso

Vale lembrar que a rede fez muito sucesso com o grande e afetivo parque Playcenter, que se situava na marginal Tietê e funcionou entre 1973 e 2012, quando fechou suas portas.

O grupo continuou com outros empreendimentos e atualmente conta com um parque indoor, o Playcenter Family, na zona leste de São Paulo, e sete unidades do Playland. Em breve, uma nova unidade será inaugurada em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana da capital.

Com as unidades em funcionamento, o grupo Playcenter faturou cerca de R$ 100 milhões em 2023. Segundo a matéria da revista PEGN, a corporação tem hoje 500 funcionários, sendo cerca de 70 na parte administrativa.

A partir de agora, Alê Costa aguarda a aprovação do Cade em até 30 dias. Após isso haverá o estudo de como a fusão dos negócios ocorrerá.

Por ora, segundo o dono da Cacau Show, haverá uma mudança na parte de gastronomia das unidades do Playland e Playcenter Family, que agora deverão oferecer comidas e bebidas provenientes da marca de chocolates.

Fonte: Revista PEGN online

Carnaval potencializa resultados da ClickBus e gera aumento de 25%

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ClickBus aponta aumento de 20% na emissão de passagens e registra crescimento durante o feriado prolongado


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes e viações do setor rodoviário, apresentou crescimento de 25% em GMV nas vendas durante o Carnaval 2024.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, durante o pré-carnaval e até a Quarta-Feira de Cinzas, a Click registrou um aumento de 20% na emissão de passagens, em comparação com o mesmo período de 2023.

“Estamos contentes de podermos acompanhar de perto o crescimento do modal rodoviário, sabemos que as viagens de ônibus são experiências transformadoras para os viajantes. Essa data é muito buscada por pessoas que querem aproveitar diferentes destinos no país e estamos animados em contribuir com essa experiência dos consumidores”, afirma Rodrigo Polacco, CPO & COO da ClickBus.

De acordo com a plataforma, os destinos mais buscados pelos viajantes durante o Carnaval foram: São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Guarujá – SP, Praia Grande – SP, Curitiba – PR, Campinas – SP e Florianópolis – SC.

Esses aumentos, como do Carnaval, segundo a ClickBus, são indicadores de que os próximos meses serão marcados por uma grande procura no turismo rodoviário. A empresa tem observado um crescimento constante na demanda, com mais de 1,1 milhão de buscas diárias em seu site, representando um aumento de 80% em relação a 2019, período pré-pandemia.

A indústria rodoviária está em uma constante transformação. Nos últimos anos, as empresas de viagens investiram ainda mais em oferecer comodidade para os viajantes, como ônibus com leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi, proporcionando uma experiência comparável àquela das viagens aéreas.