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Selo internacional classifica Resort La Torre um ótimo local para trabalhar

Unidade do Resort La Torre localizada em Porto Seguro, na Bahia, recebeu a honraria pela quinta vez consecutiva


EDIÇÃO DO DT com agências

O Resort La Torre de Porto Seguro (BA) recebeu o selo de certificação do Great Place to Work (GPTW). Dessa forma, segue sendo considerado um ótimo local para trabalhar, significado do certificado em tradução livre.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, este é um dos pontos centrais na gestão do Grupo La Torre. Garantir o bem-estar daqueles que contribuem diretamente com as experiências dos hóspedes, não só reflete valores defendidos pelo grupo, mas também na excelência em cada etapa do que é produzido, nos serviços e atendimentos prestados, além do bom relacionamento.

Tal certificado, atesta a qualidade da empresa na sua gestão de pessoas e cultura organizacional. Uma conquista, que apoia a intenção Grupo La Torre em colocar as pessoas no centro da sua estratégia de negócio.

“Esta certificação é muito significativa e motivo de muita felicidade para nós. A qualidade de vida dos colaboradores é algo fundamental e a nossa diretoria está comprometida com isso. O selo é um reflexo de todo esse trabalho e busca por melhoria contínua.” Destacou Luigi Rotunno, CEO do Grupo.

Selo GPTW, conquistada pelo Resort La Torre

A certificação mundialmente reconhecida, existe desde a década de oitenta e possui validade de um ano. Para obtê-la, a empresa precisa realizar uma pesquisa totalmente segura e sigilosa entre os colaboradores, e são eles que dão notas em diversos requisitos. As que atingem pontuação acima de 70 recebem o selo.

Essa é uma forma de avaliar o clima, de quantificar e qualificar a percepção dos colaboradores acerca de questões, tais como as condições de trabalho, salário, desenvolvimento, relacionamento. Neste ano foram cadastrados 490 colaboradores na plataforma GPTW, dentre os quais 365 pessoas responderam às questões, colocando o Resort La Torre entre as 150 melhores empresas no ranking GPTW NACIONAL 2023.

Um ambiente de trabalho saudável, de valorização, bem como o compromisso com o bem-estar e saúde dos colaboradores, são essenciais para fazer parte desse ranking. O La Torre acredita que através desses valores é possível transformar verdadeiramente a qualidade e a forma com que as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho.

Costa Cruzeiros aposta em vendas menos burocráticas e mais seguras

Com a parceria, todos os registros de compra de pacotes da Costa Cruzeiros podem ser gerenciados digitalmente


EDIÇÃO DO DT com agências

A Costa Cruzeiros fechou uma parceria com a Clicksign, plataforma de soluções de autenticação e assinatura eletrônica. Com isso, a companhia apostará na simplificação das vendas dos pacotes de viagem, assegurando a desburocratização do processo e a proteção dos dados dos clientes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a participação da assinatura eletrônica no projeto ocorre com o desenvolvimento de um novo módulo, dentro do Paymod pelo time de tecnologia da Costa Cruzeiros. A novidade assegura que toda reserva deverá necessariamente possuir um contrato assinado.

A partir deste cenário, a plataforma da Clicksign foi integrada por meio de uma API para garantir que o processo de autenticação seja feito de forma ágil e totalmente digitalizada, trazendo comodidade para os usuários que não precisam estar presencialmente na agência de turismo. Além disso, o cliente pode optar pelo recebimento do código de validação do contrato via SMS, e-mail ou WhatsApp.

Por meio do novo sistema de vendas, todos os registros de compra passam a ser gerenciados digitalmente, facilitando o controle das solicitações e reduzindo o número de papéis arquivados.

Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign
Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign (Foto: Divulgação)

De acordo com Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign, o principal objetivo do acordo é que os profissionais de turismo foquem nas vendas e em suas estratégias de crescimento. “Nossa solução possibilita um processo de compra totalmente desburocratizado e ágil. Contribuímos para que a contratação da viagem seja fácil para o consumidor e nosso parceiro tenha ganhos de produtividade, segurança e converta mais negócios”, afirma.

Segundo Ruy Ribeiro, Diretor Comercial da Costa Cruzeiros, a renovação no processo de vendas ajuda a garantir uma experiência mais fluida ao cliente antes mesmo de seu embarque. “A partir deste novo modelo, o futuro hóspede, tem a comodidade de poder fechar seu pacote a qualquer hora e local. Tudo na palma da sua mão e em poucos minutos”, finaliza.

Pantanal: documentário deve fortalecer o Turismo na região

Governo do Mato Grosso investiu R$ 3,5 milhões para produzir o documentário, que retratam a vida de onças pintadas no Pantanal


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

“Duas Irmãs – A Marcha das Onças-Pintadas”, documentário apoiado pelo Governo de Mato Grosso, está sendo uma das apostas para projetar o turismo no Pantanal para o mundo.

Em nota recebida pelo DIÁRIO, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, garante que o filme poderá ser uma excelente vitrine para a região.

“O mundo irá conhecer as belezas do Pantanal mato-grossense, um bioma único com uma diversidade de fauna e flora incrível. Após o lançamento, o turismo na região deverá crescer ainda mais, com pessoas do mundo inteiro querendo conhecer de perto as onças, o maior felino das Américas. Isso irá movimentar a economia da região e fortalecer o turismo mato-grossense, que detém a maior concentração de onças do planeta. O Parque Encontro das Águas oferece esse turismo de observação natural, onde é possível ver a ação dos animais, procura que tem crescido em todo mundo”, afirmou o secretário adjunto.

“Duas Irmãs” conta com direção de Lawrence Wahba e Mike Bueno, além de roteiro e supervisão editorial do cineasta francês Emmanuel Priou, vencedor do Oscar por “Marcha dos Pinguins”. A produção tem investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado.

Documentário destaca a vida das onças pintadas no Pantanal

O documentário aborda a rotina das onças-pintadas de oito anos Jaju e Âmbar, no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre Poconé e Barão Melgaço, considerado atualmente o local de maior concentração de onças do mundo. O longa-metragem irá explorar o amor e união entre a família de onças, destacando a luta pela sobrevivência em um ambiente desafiador, onde elas enfrentam emocionantes confrontos com sucuris e jacarés.

Um desses confrontos foi gravado com a onça Marcela em setembro, quando Emmanuel Priou esteve em Mato Grosso para fazer novos registros para o documentário, em Poconé. Durante a visita, Priou destacou que o apoio do Governo de Mato Grosso garante que o documentário seja o “filme mais completo já feito sobre as onças do Pantanal”.

Esta foi a segunda vez que o cineasta veio ao Estado e contou que, ao ser procurado por Lawrence Wahba e Mike Bueno para entrar no projeto, se interessou por poder compartilhar com a audiência a beleza da natureza a onças-pintadas do Pantanal.

“Na minha companhia, trabalhamos com documentários, filmes, ficção, música e séries. Há muitas séries diferentes. Neste documentário queremos contar a melhor história possível para as pessoas construírem uma ligação com as onças e a natureza”, explicou.

Diretor do documentário, Lawrence Wahba, destacou na época que o cotidiano das onças do Pantanal mato-grossense é a maior prova de que há muita preservação do bioma.

Mais de 33 mil passaportes italianos foram emitidos no Brasil em 2023

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Estima-se que o Brasil tenha mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana


EDIÇÃO DO DT com agências

O Consulado Geral da Itália em São Paulo anunciou os resultados de sua atuação durante o ano de 2023, evidenciando um aumento expressivo na procura pelo passaporte italiano e pela obtenção da dupla cidadania.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, tal aumento significativo é uma tendência que se mantém ao longo dos anos, como demonstrado pelo crescimento de 25% na emissão de passaportes italianos em 2023, atingindo um total de 33.643

“Ao longo dos anos, é possível perceber que as pessoas estão cada vez mais buscando esse sonho, sabendo de benefícios importantes que a dupla cidadania oferece a quem tem esse direito. Ainda mais para brasileiros, então, acredito que a cada ano esse número tende a crescer significativamente”, comenta Eduardo Velloso, CEO da Trastevere Cidadania.

Outro dado importante está no reconhecimento de cidadanias por direito de sangue, ou ‘jure sanguinis’, que chegou na marca de 7.844, em 2022, tendo um crescimento de 16%, conforme a Agência Italiana de Notícias (ANSA).

Além dos passaportes italianos

Ainda por meio das redes sociais, o órgão também contabilizou 43.750 novos inscritos no Cadastro dos Italiano Residentes no Exterior (Aire), um cadastro geral dos cidadãos que permanecem fora do país por 12 meses ou mais e está incluso no processo de cidadania italiana. Esse cadastro teve um aumento de 51% com relação ao ano anterior e ao todo, foram 68.596 solicitações trabalhadas pelo consulado.

“Entre os inúmeros benefícios estão o direito de livre circulação e residência em todos os países da União Europeia, o direito de trabalhar e estudar em qualquer país também da União Europeia, direito ao acesso de serviços de saúde e educação, além do direito de voto nas eleições, aposentadoria, entre outros”, completa Velloso.

Atualmente, há uma estimativa de que o Brasil tenha mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana, sendo São Paulo o estado com o maior número desses descendentes, aproximadamente 9 milhões. “Essa população supera a encontrada em estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que também têm uma significativa presença de descendentes de imigrantes italianos” finaliza Velloso.

Santos espera receber 1 milhão de passageiros na temporada de cruzeiros 

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O maior porto do Brasil, o de Santos, projeta impacto financeiro de R$ 640 milhões até maio deste ano para a cidade 

 EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A temporada de cruzeiros no Brasil começou em outubro de 2023 e se estenderá até maio deste ano, sendo a maior dos últimos dez anos. No total, são 195 dias de duração e quase sete meses navegando.

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), localizado em Santos, receberá 15 embarcações em 2024, sendo cinco navios que farão embarques regulares na cidade, são eles: MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Armonia, Costa Diadema e Costa Favolosa. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, monitora, por meio do Centro de Inteligência de Economia do Turismo (CIET), os impactos positivos provocados pelos cruzeiros. Na alta estação, a Baixada Santista deve receber um total de 2,8 milhões de visitantes.

Devido a presença dos navios, o porto de Santos, maior do Brasil, promove os atrativos turísticos da cidade, atraindo cada vez mais turistas que podem optar por ficar mais uns dias na região e conhecer sua bela extensão de praias. Ao todo, são esperados quase um milhão de passageiros entre embarque, desembarque e navios de trânsito, com 560 mil leitos ofertados a partir de Santos. De acordo com Concais, impacto financeiro será de R$ 640 milhões para cidade.

“Os cruzeiros contribuem significativamente para o turismo no estado de SP por meio da economia, geração de empregos, infraestrutura, promoção turística, além de cultura e entretenimento. A chegada e partida nos portos movimenta turistas de diversas partes do mundo que consomem da economia local, como transporte, alimentação, comércio, serviços de turismo e hospedagem”, explica o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A indústria cria empregos diretos e indiretos para residentes, sendo desde trabalhadores portuários, guias turísticos e pessoas de fora que querem viver a experiência de trabalhar em um navio. Segundo a Cruise Lines International Association (CLIA), a expectativa do setor para este ano é gerar 80 mil empregos.

Além disso, a indústria também incentiva investimentos na infraestrutura turística, como por exemplo melhorar os portos e terminais de cruzeiros, tornando-os mais confortáveis para os cruzeiristas, isso não só beneficia o setor, mas também outros aspectos do turismo local.

Resorts Brasil anuncia a 2ª Edição de seu Encontro de Gestores

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A Resorts Brasil anunciou esta semana a 2ª Edição de seu Encontro de Gestores Operacionais, que acontecerá no Costão do Santinho, de 19 a 21 de fevereiro.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências (Atualizado às 19h40 de 11/01)


Em nota enviada ao DIÁRIO, a associação informa que as inscrições já estão abertas para o evento.

“O objetivo da 2ª Encontro de Gestores Operacionais é oferecer aos principais líderes operacionais de resorts do país a oportunidade de networking e reflexões sobre o aprimoramento da gestão da experiência do cliente”, diz a nota.

Explorando o papel da liderança e as oportunidades de conexão com a associação, a edição de 2023 contou com cerca de 35 gestores e a edição de 2024 promete ultrapassar este quórum.

“Criamos um comitê para fazer a curadoria do evento e chegamos à conclusão de que devemos explorar a Gestão da Experiência do Cliente. Esperamos proporcionar um evento dinâmico, mas ao mesmo tempo com a profundidade necessária para os gestores pensarem no futuro de nosso segmento”, afirma Marcelo Picka Van Roey, presidente da Associação.

Segundo Marcelo, será uma oportunidade também de aproximação dos gestores com a academia, iniciando um ciclo de preparação desses líderes para os desafios do nosso setor. Agradecemos ao Costão do Santinho por nos receber este ano e esperamos que os gestores se aproximem cada vez mais da associação”, afirma. 

Produtos mais fortes

“Estamos entusiasmados em receber o evento da Resorts Brasil. A área de operações é onde entregamos quase toda a experiência do cliente e temos que unir esses profissionais para ter produtos cada vez mais fortes. Vamos aproveitar para explorar a estrutura do Costão durante o evento e temos certeza de que será um sucesso. ” – completa Leonardo Freitas, CEO do Costão do Santinho.

O encontro será uma imersão e a programação será divulgada em breve. No 1º dia, traremos um cenário do Contexto e Tendências do setor. No 2º dia, faremos uma Imersão nos pilares da Gestão da Experiência do Cliente. Para finalizar, vamos levar provocações e inspirações de fora do país e do resort.


Detalhes do Evento:

Data: 19 a 21 de fevereiro de 2024

Horário: Início às 14h do dia 19 de fevereiro e encerramento às 14h do dia 21 de fevereiro

Local: Costão do Santinho, Florianópolis/SC

O evento é aberto para profissionais de operações dos resorts associados e não associados e está aberto também para líderes operacionais da hotelaria. Para solicitar sua inscrição, preencha o formulário a seguir e aguarde o retorno da associação sobre a finalização da inscrição: https://forms.gle/SLHTR9Fqir8BuVat5

Minas Gerais movimentou R$ 34 bilhões com turismo em 2023

50 mil empregos foram gerados em ramos turísticos, ajudando a transformar Minas Gerais em uma potência no segmento


EDIÇÃO DO DT com informações da Agência Minas

Minas Gerais recebeu 31 milhões de turistas em 2023. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses.

Segundo o Governo de Minas Gerais, em nota oficial em seu portal, a razão para o sucesso do setor no ano passado foi a descentralização do turismo em todo o estado. O feito foi conquistado com ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e do programa Mais Turistas.

Conforme expõe o portal oficial do governo mineiro, a atividade turística movimentou cerca de R$ 34 bilhões no estado em 2023. Além disso, foram gerados aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade, número que corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso põe o segmento como o principal gerador empregos no estado.

Cafés do Serrado, rota de destaque em Minas Gerais

Muitos desses novos empregos estão no interior, que viu ampliar o número de atrativos turísticos, em grande parte por conta dos incentivos do Governo de Minas.

Um dos exemplos é a rota turística Cafés do Cerrado, estruturada pelo Sebrae Minas e lançada pelo Governo do Estado em novembro, durante a Festuris, em Gramado (RS).

Mirando os apreciadores de café, o novo roteiro sediado em Patrocínio oferece ao visitante a possibilidade de experimentar a bebida com diversos grãos premiados, além de conhecer as tecnologias e inovações do processo produtivo.

O objetivo final é atrair turistas para a região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.

O que esperar do Majestic Hotel & Spa Barcelona em 2024

Localizado no coração do Paseo de Gracia, o Majestic Hotel & Spa Barcelona foi inaugurado em 1918


EDIÇÃO DO DT com agências

Mais de cem anos após sua inauguração, o Majestic Hotel & Spa Barcelona ainda é um símbolo da cidade espanhola banhada pelo Mediterrâneo.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, após concluir um ambicioso projeto de renovação em 2013 a um custo superior a 30 milhões de euros que preservou seu estilo elegante e atemporal, o hotel continua investindo em sua infraestrutura para adaptar suas instalações às exigências de sua clientela.

O diretor-geral do empreendimento, Pascal Billard, conta que a propriedade cinco estrelas vai adicionar uma nova piscina interna e uma grande área de jacuzzi/relaxamento. Além disso, o hotel terá um novo espaço fitness ampliado, assim como o spa. “Essas implementações proporcionarão uma atmosfera de verdadeiro resort dentro da cidade. Seguimos a nossa filosofia de ‘reinventar a tradição’ e gostamos de nos reinventar, concretizando qualquer ideia que nos surge”, afirma o executivo.

A presença do hotel em eventos relevantes, como por exemplo o Passeig de Gourmets, o Hotel Tapa Tour e o Setmana de les Terrasses, também compõe as novidades para 2024.

“Gostamos de fazer parte destes eventos abertos que são uma oportunidade para cidadãos e visitantes de Barcelona nos conhecerem e desfrutarem de nossa hospitalidade”, diz Billard, que vê ampliar a cada ano a clientela brasileira do hotel.

La Dolce Vitae rooftop terrace (1)
La Dolce Vitae, o rooftop do Majestic Hotel & Spa Barcelona (Foto: Divulgação)

Habituado a receber hóspedes do mundo todo, o diretor-geral identificou um crescimento significativo no mercado brasileiro em relação a anos anteriores. “Na verdade, dobrou em comparação a 2019 e moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo constituem a maior parte da clientela brasileira. Para nós, o Brasil é um mercado muito importante em termos de qualidade bem como em número de noites reservadas. Acrescentaria que é o mercado número um da América do Sul e está entre as 10 principais nacionalidades que se hospedam conosco”, complementa.

Premiações do Majestic Hotel

Além das significativas taxas de ocupação, o executivo também comemora as contínuas premiações do Majestic Hotel & Spa Barcelona. “Recentemente fomos premiados como Melhor Hotel Urbano em Barcelona 2023 pela Travel+Leisure e Melhor Brunch de Hotel de Luxo 2023 pelos Beyond Luxury Awards”, diz.

A estes reconhecimentos acrescentam-se o prêmio de Melhor Suíte de Hotel do Mundo, atribuído pelos prestigiado Prix Villégiature Awards em 2022, que também concedeu à propriedade, em 2018, o título de Melhor Café da Manhã de Hotel da Europa, que é assinado pelo chef Nandu Jubany (estrela Michelin).

O terraço situado no rooftop La Dolce Vitae também conquistou o prêmio Beyond Luxury de Melhor Terraço de Hotel 2022. “O Majestic orgulha-se de ter uma equipe que trabalha todos os dias para garantir que o nosso serviço esteja à altura dos padrões de um hotel Grand Luxury 5 estrelas e que, graças a esse esforço e comprometimento, nos distinguimos neste segmento de hotelaria e somos reconhecidos”, contextualiza Billard.

RIOGaleão: R$ 300 milhões serão investidos, segundo prefeitura do RJ

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Autoridades participaram de evento que apresentou malha aérea de 2023 e contrato de fomento para o RIOGaleão


EDIÇÃO DO DT com agências

A apresentação da Malha Aérea Carioca em 2024 e assinatura do contrato de fomento com a RIOGaleão ocorreram nesta terça-feira (9). Participaram do evento o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, os presidentes das três empresas aéreas brasileiras – Latam, Gol e Azul – além do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

“É um dia para celebrar. Isso é só o começo. Como diz o nosso técnico Bernardinho, está zero a zero. Então, vamos em frente para trabalhar com esse viés positivo. Agora é a construção de novas parcerias, de novos caminhos, aproveitando que a estrutura aeroviária está solidificada”, comemorou Antonio Queiroz, conforme detalha nota enviada ao DIÁRIO.

O ato, assinado no Palácio da Cidade, prevê o aumento da frequência do RIOGaleão e a promoção do Rio de Janeiro como destino. De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim receberá um investimento de quase R$ 300 milhões.

Investimentos no RIOGaleão

De acordo com a nota recebida pelo DIÁRIO, a previsão é que o terminal receba cerca de 14 milhões de passageiros ainda em 2024, retomando o patamar atingido em 2019.

“Celebramos aqui a retomada do nosso aeroporto internacional e os novos compromissos dos setores público e privado no crescimento do Galeão. Gostaria de agradecer, em especial, à Fecomércio RJ por toda a ajuda, porque foi e tem sido fundamental neste processo de reerguimento do Rio. Desde o réveillon ao carnaval. Esse acordo de cooperação é uma demonstração de que quando as forças políticas, econômicas e os atores sociais se unem e se mobilizam não há quem vença a capacidade e a potência do Rio de Janeiro”, disse o prefeito Eduardo Paes.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, afirmou que o investimento no Galeão vai aumentar o número de empresas em operação na cidade e aumentar a competitividade.

“O Rio de Janeiro instituiu um fundo para que possamos incentivar ainda mais a vinda de companhias aéreas para aumentar a malha de linhas aéreas para a cidade”, afirmou.

Os presidentes das três empresas aéreas brasileiras – Latam, Gol e Azul –, participaram da apresentação da nova malha aérea do RIOGaleão. O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, representou o governador Cláudio Castro.

Cidades mais promissoras do mundo: pesquisa lista seis capitais brasileiras

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Os dados foram divulgados pela Pesquisa 2023 Global Cities Report, que leva em conta o desempenho atual e o potencial das cidades brasileiras e mundiais para atrair e reter investimentos


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

A pesquisa 2023 Global Cities Report, da consultoria global Kearney, listou São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador como as capitais brasileiras mais promissoras. As cidades compõem uma lista de 156 cidades.

A divulgação do estudo ocorreu no começo de janeiro deste ano. O estudo anual mede o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos, pessoas e ideias. O relatório indica a crescente distribuição geográfica das oportunidades.

Com relação a 2023, a pesquisa se concentrou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais e criam uma geografia de oportunidades mais amplamente distribuída.

O relatório explora os desenvolvimentos que influenciam as trajetórias dos locais, dando visibilidade, por exemplo, aos aspectos como a revolução do trabalho remoto e a aceleração no uso de tecnologias como a Inteligência Artificial.

No ranking, São Paulo ocupa a primeira posição entre as brasileiras ficando com a 46ª posição, seguida por Rio de Janeiro em 76º, Belo Horizonte em 111º, Porto Alegre em 115º, Salvador 124º e Recife fechando a lista em 131º. As capitais também apareceram na divulgação de anos anteriores.