Em um ano de gestão privada, Parque do Caracol recebeu mais de 200 mil turistas

Continua depois da publicidade

O cartão postal de Canela, Parque do Caracol, é administrado pela holding Grupo Iter e Pianura Participações desde dezembro de 2022

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Cartão postal de Canela, no Rio Grande do Sul, o Parque do Caracol completou neste domingo (17) um ano sob administração privada em evento que recebeu imprensa, autoridades e gestores.

“Para nós é uma honra após 110 anos de operação do Parque Bondinho Pão de Açúcar fazer o primeiro movimento fora do Rio de Janeiro para um local tão especial quanto o Parque do Caracol, porque ele é tão icônico e representativo da serra gaúcha, quanto o bondinho representa o Rio de Janeiro”, disse Sandro Fernandes, CEO da holding Grupo Iter que assumiu a concessão do parque ao lado da Pianura Participações.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, ao longo deste primeiro ano, o Parque recebeu mais de 200 mil visitantes, reforçando seu protagonismo na Serra Gaúcha. A nova gestão ampliou e diversificou a experiência aos visitantes. Melhorias na infraestrutura, novo acesso, bilheteria, novas placas de sinalização e revitalização das operações foram algumas das mudanças realizadas.

Veja também as mais lidas do DT

Sandro Fernandes, CEO da holding Grupo Iter
Rafael Cavalli
Sandro Fernandes, CEO da holding Grupo Iter (Foto: Rafael Cavalli)

Além disso, o atrativo, que completou 50 anos em agosto, entrou para o roteiro dos lugares para aproveitar o dia. Isso porque foram realizadas melhorias nas churrasqueiras, manutenção nas trilhas, restauração dos espaços e áreas de convivência, novas operações de gastronomia e lojas, assim como serviço de piquenique e música ao vivo.

“Este primeiro ano do consórcio foi de muito trabalho e mudanças no funcionamento do Parque. Estamos muito felizes com tudo que já realizamos até aqui e empenhados em continuar oferecendo experiências únicas no próximo ano”, comenta Rafael Silveira, gerente geral do Parque do Caracol.

Segundo a comunicação do atrativo, a fim de incentivar os visitantes a explorarem o máximo de seus 25 hectares, o parque desenvolveu um passaporte. Nele, o turista carimba oito pontos de visitação e garante uma lembrança de presente ao final. A iniciativa garantiu uma melhora de percepção de quem visita o parque, elevando para 82% a aprovação dos visitantes.

Concedido pelo poder público por 30 anos e administrado desde dezembro de 2022 pela holding Grupo Iter e Pianura Participações, o Parque do Caracol emprega hoje 150 pessoas, de forma direta e indireta. Ao longo de 2023, o atrativo desenvolveu diferentes campanhas comerciais para impulsionar as vendas através de descontos e programação cultural em datas comemorativas como a Páscoa e o Dia das Crianças. A administração também promoveu ações sociais arrecadando doações para atingidos pelas enchentes no estado, recebendo mais de 1.000 alunos das redes pública e privada e realizando atividade especial em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

Nova praça do Parque do Caracol Rafael Cavalli
Nova praça do Parque do Caracol (Foto: Rafael Cavalli)
Nova atração para as crianças

No dia em que comemorou o seu primeiro aniversário de concessão, o parque inaugurou uma nova pracinha. O espaço conta com brinquedos adaptados para crianças com deficiência e pode ser usufruído de forma gratuita pelos pequenos que estiverem no parque. “Para cada um tronco de árvore que foi retirado para fazer esses brinquedos, 50 outras árvores foram plantadas, demonstrando nossa responsabilidade com o meio ambiente”, explicou o CEO da holding Grupo Iter Sandro Fernandes. Esta foi a segunda praça infantil inaugurada neste primeiro ano de concessão.

Programação inédita de Natal

Alinhado com os milhares de turistas que visitam a Serra Gaúcha, entre os meses de outubro e janeiro, para viver a temporada natalina da região, o parque está realizando pela primeira vez uma programação especial de Natal.

Desde o dia 3 de novembro até 1º de janeiro de 2024, o “Natal do Parque do Caracol” conta com apresentações de duas atrações inéditas: “Salvando o Natal” e “Os Protetores da Natureza”, esquetes criadas especialmente para o parque. A programação inclui ainda o Cortejo de Natal e decoração especial. As atrações são gratuitas e acontecem nas segundas, sextas, sábados e domingos, às 12h e 14h30, em diferentes ambientes do parque.

O empreendimento também reconhece a importância da data na região ao ser um dos patrocinadores do evento “Nos Trilhos da Magia”, com a descida do Papai Noel. A tradicional atração da cidade acontece todos os dias em dois horários (20h e 21h30) na Catedral de Pedra.

Nova praça foi inaugurada
Rafael Cavalli
Nova praça foi inaugurada (Foto: Rafael Cavalli)
Despoluição da Cascata do Caracol

Entre as metas da administração para 2024, está o movimento de despoluição do Arroio Caracol, que fica na divisa entre os municípios de Canela e Gramado. O projeto será realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – Câmpus Hortênsias, Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) e Brocker Turismo.

“Enquanto administradores do Parque do Caracol estamos sempre comprometidos em promover experiências sustentáveis e inesquecíveis, a despoluição da Cascata do Caracol vai de encontro com esse compromisso. Essa iniciativa, não é só pelo turismo na região, mas, fundamentalmente, para deixar um legado para as próximas gerações”, comenta Rafael Silveira.

O Parque do Caracol funciona todos os dias das 9h às 17h30 e o ingresso tem valor de R$ 75. Canelenses e moradores de Canela não pagam ingresso. As churrasqueiras são de uso livre dos visitantes, assim como as quadras esportivas.

Ao todo, o visitante pode usufruir de oito atrativos: Observatório Panorâmico, Mirante Cascata do Caracol, Mirante do Moinho, Mirante das Corredeiras, Mirante da Barragem, Pracinhas, Restaurante Sabor e Flor e Estação Sonho Vivo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade