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Meu destino é SP 2023: Turismo de São Paulo promove roadshow no Peru

A secretaria de Turismo quer fortalecer a imagem de São Paulo como destino turístico de lazer e negócios e aumentar o fluxo turístico na América Latina

O último roadshow do ano da cidade de São Paulo será na cidade de Lima, no Peru, nesta terça-feira (28). Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o intuito é levar as principais regiões turísticas do Estado para a capital peruana.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o evento ocorre em parceria com a Embaixada do Brasil em Lima, o Comitê Descubra Brasil, do Governo Federal, e a companhia aérea Sky Airlines.

A promoção internacional do estado tem por objetivo fortalecer a imagem de São Paulo como destino turístico de lazer e negócios e apresentar os destinos turísticos do estado como produtos atraentes ao mercado latino-americano. Estão previstas rodadas de negócios entre operadoras peruanas e os principais destinos turísticos do país.

Meu destino é SP 2023
Meu destino é SP 2023

O roadshow “Meu destino é SP 2023” apresenta São Paulo como o estado brasileiro com a maior oferta de parques temáticos da América Latina, destinos gastronômicos premiados internacionalmente, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, com muitos destinos de sol e praia, montanhas e serras. Os eventos de promoção já percorreram dez capitais brasileiras divulgando o estado e capacitar mais de mil agentes de viagem no país.

Estarão presentes representantes da Setur-SP, da cidade de São Paulo, do Circuito Litoral Norte, da Costa da Mata Atlântica, do Circuito das Frutas, do Circuito das Águas Paulistas, da Região Turística da Fé e do Vale do Ribeira. “O Peru tem um mercado emissor de turistas muito interessante para SP, com a vantagem da proximidade entre os destinos e a oferta de voos diretos”, disse Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens de SP.

EDIÇÃO DO DT.

Azul adiciona mais de 250 voos para o Carnaval 2024

Os passageiros da Azul vão poder personalizar suas viagens no Carnaval de acordo com suas preferências

A Azul fará um acréscimo de 254 voos extras entre os dias 9 e 19 de fevereiro de 2024, um aumento de 59% em relação ao feriado desta mesma festa neste ano de 2023. Em nota enviada ao DIÁRIO, a companhia aérea explica que os passageiros terão uma ampla gama de opções para escolher, com voos adicionais sendo oferecidos para 32 cidades brasileiras em 18 estados e no Distrito Federal.

Voos adicionais da Azul por região

Segundo a Azul, os principais voos partirão dos aeroportos de Viracopos (SP), Confins (MG) e Recife (PE), os três hubs da companhia. Mas haverá também voos partindo de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guarulhos (SP), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).

No Nordeste brasileiro receberá um aumento significativo, com 138 voos extras, conectando viajantes a destinos tradicionais como Recife (PE) e Salvador (BA) e locais deslumbrantes como Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN).

Na região Sudeste, 43 voos adicionais proporcionarão mais acessibilidade a destinos como Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (Congonhas-SP), além de cidades importantes do interior como Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), além de Uberlândia (MG) e Vitória (ES). A região Centro-Oeste contará com 28 voos extras, conectando as cidades como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Sinop (MT).

O Sul receberá 45 voos adicionais, oferecendo mais opções para destinos como Chapecó (SC), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Navegantes (SC) e Porto Alegre (PR).

Entusiasmo da Azul

Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul, destaca o trabalho realizado para conciliar a oferta da companhia com a demanda durante o período do Carnaval. “Estamos entusiasmados em oferecer voos extras para atender à crescente demanda durante o Carnaval. Queremos proporcionar uma experiência única e agradável para os nossos clientes. Por isso, nessa época em que muitas pessoas se programam para viajar e apreciar a folia, disponibilizaremos uma oferta adicional para os destinos mais procurados”, avalia.

Durante o período do carnaval, os dias com maior pico de voos extras são os dias 9 e 10 de fevereiro, com 36 e 66 voos, respectivamente. Já no fim da folia, os dias com maior volume de voos adicionais serão 13 e 14 de fevereiro, com 31 e 30 voos, respectivamente. “Criamos uma malha que vai atender as expectativas daqueles que desejam curtir das festas e aproveitar as férias para descansar, visitar a família ou conhecer uma das mais de 150 cidades para onde a Azul voa”, complementa a executiva.

Segundo a Azul, os passageiros da companhia podem desfrutar de wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As passagens para o período já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da empresa.

Conheça os vencedores do 11º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24

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A entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade deste ano contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da BRAZTOA

A 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade aconteceu no último sábado (25), na Casa do Turista, no Espírito Santo. Autoridades, apoiadores, operadoras, jurados, finalistas, imprensa e outros convidados marcaram presença no evento.

Conforme nota enviada ao DIÁRIO, o Presidente do Conselho da BRAZTOA, Fabiano Camargo, abriu a cerimônia agradecendo a acolhida e trabalho conjunto com o governo do Estado, Secretaria de Turismo e Sebrae ES, além de destacar o amadurecimento das iniciativas e da estrutura da premiação.

“A cada ano, os cases apresentados têm sido considerados mais consistentes e têm gerado influência dentro do mercado, sendo inclusive, replicados. Nesta edição, os inscritos tiveram uma avaliação na qual um dos principais critérios de avaliação foi a contribuição para mitigação dos efeitos da emergência climática”, destacou Camargo.

Em seguida, Marina Figueiredo, Presidente Executiva da BRAZTOA, fez seus agradecimentos, antes do anúncio dos vencedores. “É sempre inspirador conhecer iniciativas que estão fazendo a diferença no turismo brasileiro – e nós da BRAZTOA só podemos agradecer aos 98 cases válidos inscritos para essa 11º edição, vindos de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Todos são vencedores pelo empenho e o compromisso em atuar de forma diferenciada e responsável”, disse Marina.

Nesta edição, os 25 finalistas de diversas partes do Brasil tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos jurados em pitches de cinco minutos, que aconteceram presencialmente e on-line, no Sebrae ES.

Apresentação do Instituto Serenata D´Favela - crédito Helio Filho
Apresentação do Instituto Serenata D´Favela – crédito Helio Filho

Após criteriosa avaliação realizada pelos jurados, que contou com coordenação e interface realizadas pela SPRINT Dados, foram anunciadas ao público as 10 iniciativas vencedoras e outras quatro menções honrosas, nas categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto –  executadas pelas Operadoras Braztoa e de parceiros de negócios e institucionais.

Confira a lista de vencedores em ordem alfabética.

Categoria Experiência/Produto

*Empreendimentos Turísticos Buraco Das Araras, com a iniciativa RPPN Buraco Das Araras – a RPPN Buraco das Araras, localizada em Mato Grosso do Sul, é o local para viver todas as sensações que a natureza pode oferecer. Com sua beleza singular de formações geológicas e biodiversidade, o local reúne atividades de contemplação e observação de aves, proporcionando interação com a natureza, a conscientização e propagação da importância de RPPNs para a conservação de áreas naturais e fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável, uma alternativa de baixo impacto e com geração de renda sem destruir os recursos naturais.

*Lajedo Dos Beija-Flores, com a iniciativa Lajedo Dos Beija-Flores: Unindo Conservação e Birdwatching Sustentável – a observação de aves está se tornando um instrumento poderoso para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Além de oferecer experiências únicas de observação de aves, a iniciativa da cidade de Boa Nova, na Bahia, reflete uma tendência global em ascensão e se esforça para promover a consciência ambiental e a preservação da biodiversidade. Com infraestrutura sustentável, criação de empregos locais e engajamento da população através de programas educacionais, tornou-se uma jóia de sustentabilidade e conservação e um modelo inspirador de como o turismo pode ser uma força motriz positiva.

*Palmitolândia – com a iniciativa Palmitolândia – uma Experiência Gastronômica No Coração Da Mata Atlântica – Seu propósito de vida é aproveitar cada pedacinho do palmito – essa joia da mãe natureza que na Palmitolândia é carinhosamente chamada de “ouro branco”.A iniciativa está enraizada em Iporanga, no estado de SP, no coração da Mata Atlântica, onde o palmito é rei e fonte de inspiração para todas as criações: brigadeiro, trufa, sushi, kibe, tudo é de palmito, até o prato é feito com a folha da palmeira. Com um cardápio completo, que vai do café da manhã até o jantar, a Palmitolândia oferece aos visitantes desde macarrão de palmito com cogumelos até bombocado de pupunha, tudo para ensinar a todos a consumir o palmito muito além da salada.

Braztoa 2023
Público no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023 (Foto: Divulgação)

*Pure Brasil Agência De Viagens e Turismo Ltda, com a iniciativa Amolar Experience – a Serra do Amolar, situada em Corumbá no Mato Grosso do Sul, é um destino que transforma pessoas. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) faz a gestão de área de preservação, que compõe uma área de mais de 300 mil hectares para formar a Rede Amolar, um corredor de biodiversidade, fundamental para a conservação do Pantanal. O programa de turismo Amolar Experience, criado em parceria com a Pure Brasil, permite que o viajante viva esse ambiente de natureza exuberante e se envolva em projetos de conservação desenvolvidos pelo IHP, gerando renda para o financiamento das ações e para as comunidades locais.

*Rede Brasileira De Trilhas, com a iniciativa Rede Brasileira De Trilhas – em 2023, a Forbes elegeu o Brasil o melhor país para ecoturismo, mas que atrai menos turistas comparado ao segmento de sol e praia. Pesquisa do Instituto Semeia aponta que 75% dos ecoturistas buscam trilhas, mas nossa malha é inferior a 10.000 km, menor que Portugal. A missão da Rede Brasileira de Trilhas é transformar o potencial identificado em produto real, para isso, capacitam e implementam trilhas em todo o Brasil, provendo recreação, geração de empregos e corredores ecológicos. A iniciativa é da cidade de Águas da Prata de São Paulo.

Categoria Gestão/Governança

*Acolhida na Colônia, com a iniciativa Turismo Pedagógico da Acolhida da Colônia – a iniciativa de Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, fomenta e potencializa o turismo rural ecológico, respeitando a natureza e suas preciosidades. Com passeios educativos e imersivos no campo, mostra a estudantes e visitantes em geral a importância da sociobiodiversidade e como valorizá-la. Além disso, provoca uma visão crítica sobre a preservação dos recursos naturais e, assim, fortalece a agricultura familiar agroecológica.

*BWT Operadora, com a iniciativa Convenção BWT – Eventos Sustentáveis – desde a primeira edição da Convenção BWT Operadora, em 2017, o olhar para a sustentabilidade esteve presente como uma premissa para realização do evento, sendo um tema da governança da empresa. Em 2023, o destaque foi o evento ser carbono neutro, onde os gases de efeito estufa emitidos foram compensados, através da compra e aposentadoria de créditos de carbono certificados (VCS), bem como a destinação de resíduos para a ONG Eco Local Brasil – que os transformou em um banco reciclado.

Fabiano Camargo, presidente do Conselho da BRAZTOA - crédito Helio Filho
Fabiano Camargo, presidente do Conselho da BRAZTOA (Crédito Helio Filho)

*Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com a iniciativa ESG como vetor para a Gestão Sustentável em Meios de Hospedagem – o projeto foi criado para promover os conceitos e práticas de environmental, social and governance (ESG) e as diversas possibilidades de aplicabilidade junto aos meios de hospedagem, a partir do exemplo do sistema de gestão da sustentabilidade (SGS) do Hotel Senac Barreira Roxa, no Rio Grande do Norte, construído com base a NBR ISO 21401, nos objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS e nas práticas de ESG aplicáveis à hotelaria, contemplando os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.

Secretaria de Turismo de São Sebastião, com a iniciativa Avistamento de Baleias São Sebastião – o projeto “Avistamento Responsável De Baleias” em São Sebastião no Estado de São Paulo, promove a conservação marinha e o turismo sustentável. com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, preserva baleias, reduz impactos ambientais e impulsiona o crescimento econômico local. Uma iniciativa que protege a biodiversidade, cultiva cultura de conservação e fortalece a economia.

*Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica – iniciativa voluntária que reúne vários atores – públicos, privados, não governamentais e academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, rico em cultura e história, situado entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A iniciativa visa promover esse importante patrimônio como destino de turismo de natureza nacional e internacional.

Menções Honrosas

*Céu De Montanhas, com a iniciativa Céu De Montanhas
*CVC Corp, com a iniciativa Criação Do Instituto CVC
*Ekôa Park, com a iniciativa Encontre Sua Natureza
*Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), com a iniciativa Topbus+

Para ver todos os cases vencedores e seus descritivos na íntegra, acesse: https://www.braztoa.com.br/

ABIH Nacional elege nova diretoria e define metas prioritárias para 2024 e 2025

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Com novos membros, a ABIH Nacional esclareceu quais são seus objetivos principais para os dois próximos anos

Foi determinada em assembleia realizada nesta segunda-feira (27), em Brasília, a nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, houve aprovação unânime dos membros e os escolhidos assumirão seus postos na entidade durante os anos de 2024 e 2025.

Foram eleitos: Manoel Linhares, que está sendo reconduzido à presidência pelo quarto mandato consecutivo, continuará liderando a ABIH Nacional; Sérgio Pereira Gaspar assumirá o cargo de vice-presidente, enquanto Manoel Lisboa Barbosa será responsável pela diretoria administrativa. José Odécio Rodrigues Júnior assumirá a diretoria financeira, tendo Henrique Lenz César Filho como vice-diretor financeiro. Osmar José Vailatti será o diretor operacional, com Rodrigo Procópio Pinto, na vice-diretoria operacional.

Já no conselho fiscal assumem: Eduardo Fontes Neto, como conselheiro; Alfredo Lopes de Souza Júnior, 2º Conselheiro e Clóvis Armando Lemos Carneiro, 3º Conselheiro. Como suplentes estão Eduardo Costa Cavalcanti, Conselheiro; Antônio Carlos Franco Sobrinho, 2º Conselheiro e Orlando Kubo como 3º Conselheiro.

Metas da nova diretora da ABIH Nacional

Conforme explica a entidade, entre as metas prioritárias da nova diretoria está a regulamentação das plataformas online de vendas de hospedagem. Na nota recebida pelo DIÁRIO, a ABIH esclarece que essa questão tem sido motivo de preocupação crescente, uma vez que o surgimento de prédios com apartamentos compactos destinados ao aluguel por meio de plataformas digitais têm se proliferado em quase todas as capitais do país.

De acordo com Manoel Linhares, há certa urgência em lidar com o crescimento acelerado e sem controle dessas plataformas digitais de venda de hospedagem, que tem impactado negativamente não apenas a hotelaria nacional, mas também os municípios, estados e o governo federal. A falta de regras claras nesse setor tem impedido a geração de empregos e a arrecadação de impostos.

“Estou extremamente feliz e grato por ter sido reconduzido ao comando da ABIH Nacional. Essa oportunidade representa mais um passo importante na abordagem de um desafio significativo que tenho enfrentado desde que assumi a presidência da entidade em 2018. É crucial que o poder público não se omita, pois isso pode enfraquecer toda a cadeia produtiva do setor hoteleiro. Está cada vez mais evidente que os chamados ‘aluguéis por aplicativos’ são, na verdade, vendas de diárias”, declara Linhares.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional, escreveu artigo sobre o Dia do Hoteleiro
Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional (Foto: Divulgação)

“Atualmente, a indústria da construção civil celebra o lançamento de mais de 30 edifícios de apartamentos compactos de alto luxo em todas as capitais do Brasil. Esses empreendimentos têm potencial para se transformar, em um futuro próximo, em milhares de quartos de hotéis que não estarão sujeitos a questões tributárias. Isso resulta em perdas para o governo federal, que deixa de receber seus tributos, para os governos estaduais, que perdem arrecadação de ICMS, e para os municípios, que deixam de receber um de seus principais tributos, o ISS. Além disso, a falta de pagamento do IPTU comercial pelas unidades compactas e a não conformidade com a lei de acessibilidade e a Taxa do ECAD, que é um tributo relacionado aos direitos autorais de composições executadas em ambientes comerciais, também são preocupações relevantes”, pontua Linhares.

Além da regulamentação das plataformas online, a nova diretoria da ABIH Nacional tem como objetivos o fortalecimento da Frente Parlamentar da Hotelaria Brasileira, a aprovação da atualização da Lei Geral do Turismo (LGT), a manutenção de alíquotas diferenciadas para o setor hoteleiro na Reforma Tributária e a realização de duas edições do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel): Uma, no primeiro semestre, juntamente com a Equipotel Regional e, em setembro, dentro da Equipotel Nacional, em São Paulo.

A nova diretoria da ABIH Nacional assume suas funções com a missão de continuar impulsionando o desenvolvimento e fortalecimento do setor hoteleiro no Brasil, buscando soluções para os desafios enfrentados e promovendo iniciativas que beneficiem tanto a indústria quanto a economia do país.

EDIÇÃO DO DT.

Chile domina lista de melhores resorts da América do Sul

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Primeira posição ficou com Uxua Casa Hotel & Spa, situado em Porto Seguro, na Bahia. Chile angariou nove posições

15 hotéis sul-americanos foram premiados como os melhores da região pelo Readers’ Choice Awards 2023, da Conde Nast. Considerado um dos mais antigos e prestigiados da indústria de viagens, o prêmio reconhece a excelência dos estabelecimentos.

Os premiados e seus respectivos países demonstraram que a América do Sul é um destino de classe mundial e uma escolha ideal para viajantes que buscam experiências luxuosas e autênticas no coração da região.

Uxua Casa Hotel & Spa
Uxua Casa Hotel & Spa (Foto: Divulgação)

O Chile liderou a região com maior número de hotéis premiados, com nove resorts.

Hotel Casa Real da Vinícola Santa Rita é um dos premiados

O Hotel Casa Real da Vinícola Santa Rita posicionou-se em terceiro lugar a nível nacional e em sétimo na classificação geral.

A Casa Real, localizada a apenas 45 minutos de Santiago, é um oásis situado em um parque centenário de 40 hectares, reconhecido como um dos mais belos e mais bem preservados da Zona Central do país, projetado pelo paisagista francês Guillermo Renner. Com apenas 16 quartos, oferece um ambiente de absoluta privacidade e exclusividade, pensado para prestar o melhor serviço aos hóspedes mais exigentes, em um ambiente acolhedor e personalizado.

“Este prestigioso prêmio é uma prova da excepcional atratividade do país como destino turístico. O nosso país é um recanto de belezas naturais e culturais, onde os visitantes podem desfrutar de uma variedade de paisagens, atividades e tradições. O Hotel Casa Real, junto com outros oito hotéis premiados no Chile, são exemplos da dedicação e compromisso da indústria turística nacional em oferecer experiências únicas e inesquecíveis aos viajantes de todo o mundo”, comenta Elena Carretero, Gerente de Assuntos Corporativo, Sustentabilidade e Turismo da Vinícola Santa Rita.

Localizado no fértil Vale do Maipo, famoso por dar vida a alguns dos melhores Cabernet Sauvignon do mundo, o Hotel Casa Real busca ser referência mundial em hotéis patrimoniais em vinhedos, proporcionando aos hóspedes uma experiência exclusiva, em local declarado monumento histórico em 1972, tendo o vinho como protagonista.

Confira a lista completa dos melhores resorts da América do Sul:

1. Uxua Casa Hotel & Spa – Brasil

2. Mashpi Lodge – Equador

3. Finch Bay Galapagos Hotel – Equador

4. Hotel Paracas, um Luxury Collection Resort, Paracas – Peru

5. A Patagônia Singular – Chile

6. Tierra Atacama Hotel & Spa – Chile

7. Hotel Casa Real de Vinícola Santa Rita – Chile

8. Eco do Deserto Branco – Antártica

9. Hotel Tierra Chiloé Aventura e Spa – Chile

10. Nayara Hangaroa – Chile

11. Casa de Uco Vineyards & Wine Resort – Argentina

12. EcoCamp Patagônia – Chile

13. Nayara Alto Atacama – Chile

14. Explore a Patagônia – Chile

15. Vik – Chile

Aena assume gestão do aeroporto de Santarém, no Pará

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Terminal paraense é o décimo da nova rodada de concessões, que conta com 11 aeroportos e já teve investimentos de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais

Iniciou nesta segunda-feira (27) a administração do aeroporto de Santarém (PA) pela Aena. Segundo a empresa, o primeiro voo sob a nova gestão foi o Latam 3840, proveniente de Brasília e pouso à 0h39. A primeira decolagem foi do Gol 1743, às 2h58, com destino a Manaus (AM).

Conforme nota enviada pela Aena ao DIÁRIO, em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 476 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 415 mil embarques e desembarques. Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal 350 mil passageiros.

O aeródromo de Santarém é o segundo mais movimento do Estado do Pará e receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 1.300 m² para 4.400 mil m². A superfície da sala de embarque será triplicada e área pública ficará quatro vezes maior.

Mudanças no aeroporto de Santarém

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, instalação de um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28 e relocação do PAPI na cabeceira 10. Haverá reconfiguração de pátio para oito posições para aeronaves tipo C. Na área externa, será feita uma remodelação do meio-fio.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto das melhorias à Anac, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Santarém é o décimo dessa rodada a passar para o controle da concessionária. A empresa assumirá na próxima quinta-feira (30) a gestão do aeroporto de Altamira.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

EDIÇÃO DO DT.

Europ Assistance garante seguro viagem a todos na inauguração do MSC Grandiosa

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A Europ Assistance Brasil (EABR) participou com parte da sua equipe no lançamento do MSC Grandiosa no último sábado (25), em Santos.

por Paulo Atzingen* (De Santos)

Capitaneado pelo Head of Travel Brazil, Gabriel Rego, a empresa garantiu seguro viagem a cerca de 2.800 pessoas que embarcaram para o evento. O encontro serviu também para Renato Chama, executivo de Contas da EA, apresentar aos agentes de viagem as vantagens de assegurar a seus clientes os serviços da marca internacional.

Gabriel falou ao DIÁRIO que a comercialização do seguro viagem para a linha de cruzeiros tem crescido muito, algo em torno de 2 dígitos. “A gente está bastante otimista, nos últimos dois meses não só na linha de cruzeiros, mas temos conseguido crescer mais de dois dígitos, cerca de 12% a 13% acima dos patamares do período pré-pandemia (2019)”, afirmou.

Europ Assistance
Renato Chama, executivo de Contas da Europ Assistance Brasil (Crédito: DT)

Comparativo

Gabriel fez um comparativo das vendas de seguro ao viajante com a retomada das viagens aéreas internacionais: “Só aqui na MSC temos índices de 60% a 70% superiores ao ano passado. E o detalhe é que não chegamos aos mesmos patamares de viagens aéreas internacionais do período pré-pandemia, mas em seguro ao viajante já ultrapassamos (em vendas) o ano inteiro de 2019. Isto comprova que mesmo com números absolutos menores em relação ao número de viagens, mais pessoas estão comprando seguro viagem, mesmo viajando menos. Uma oportunidade para toda a cadeia de seguros”, comemorou.

O executivo também lembrou que só na inauguração do MSC Grandiosa a Europ Assistance garantiu o seguro viagem aos 2.8 mil convidados da MSC.

“É uma honra participar desse momento. Tem sido muito interessante para nós esse início de temporada 2023/2024”, concluiu.

Só na inauguração do MSC Grandiosa a Europ Assistance garantiu o seguro viagem aos 2.8 mil convidados que estavam a bordo (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Segundo seu prognóstico, os cruzeiros nacionais desta temporada terão uma participação de 77% da Europ Assistance em seguro viagem e assistência ao viajante. (por Paulo Atzingen*)


*O jornalista viajou convidado pela MSC Cruzeiros

 

Decolar inaugura lojas físicas e vai incomodar a CVC

Desde a sua fundação, em 1999, essas são as primeiras lojas físicas com a marca Decolar.

A Decolar, empresa do grupo argentino Despegar, começou oficialmente a trabalhar no segmento de lojas físicas no Brasil e deverá incomodar sua maior concorrente, a CVC, no seu principal negócio. As informações são do Valor Econômico, em artigo assinado por Cristian Favaro.

A matéria informa que entre os dias 21 e 23 deste mês a empresa inaugurou suas primeiras oito lojas no país, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  Alex Todres, diretor-geral da companhia no Brasil, disse que o plano nesta primeira etapa é abrir outras três lojas até o fim deste ano.

“Acabou (cliente) on ou off-line. É um único mercado em que os clientes estão transitando mais entre o on-line e off-line”, disse Todres. “Parte deste público (que consome de lojas físicas) não é atendido pela Decolar. É um público novo que passa a conhecer a empresa ao visitar um shopping”, disse ao Valor.

“Foram oito espaços inaugurados, sendo cinco no Estado de São Paulo: no Shopping Anália Franco, zona Leste da capital paulista; Park Shopping São Caetano, em São Caetano do Sul; Grand Plaza Shopping, em Santo André; ParkShopping Dom Pedro, em Campinas; e Bourbon Shopping, instalado na zona Oeste de São Paulo”, informa a matéria de Cristian Favaro.

Há ainda uma loja no Rio de Janeiro, no BarraShopping, localizado na Barra da Tijuca.

Em Minas Gerais foram mais duas, com o BH Shopping, no bairro Belvedere; e o DiamondMall, ambas em Belo Horizonte.

Para dezembro estão previstas mais três lojas, uma no interior de São Paulo, no Jundiaí Shopping; e duas na capital paulista, Shopping Pátio Paulista e Morumbi Shopping.

Ainda, segundo a nota, o grupo Despegar registrou no terceiro trimestre um recorde de receita de US$ 178,1 milhões, aumento de 22% na comparação anual. A empresa fechou o período com um prejuízo líquido de US$ 315 mil, queda de 97% nas perdas, em função da melhora na demanda.

 

Caso 123milhas: Justiça determina suspensão de cobranças no cartão de crédito

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A desembargadora Shirley Fenzi Bertão, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, optou por interromper as cobranças de parcelas remanescentes de passagens aéreas feitas por clientes da 123milhas através de cartão de crédito. As informações são da Agência O Globo)

A decisão tomou por base a avaliação de que os critérios estipulados pelo artigo 300 do Código de Processo Civil estavam presentes, considerando a probabilidade do direito, o perigo de dano ou comprometimento do resultado útil do processo.

A medida foi baseada em um agravo de instrumento apresentado pelo Instituto Defesa Coletiva no caso envolvendo a 123milhas e abrange cobranças feitas pelos cartões dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Nubank.

A penalidade por descumprimento da ordem judicial é uma multa diária de R 2 mil, com limite de R 20 mil por consumidor, aplicável apenas àqueles que não receberam a prestação de serviço. (FolhaPress)

 

Mercado Livre de energia: 4 vantagens para o setor hoteleiro aderir

Com o acesso ao Mercado Livre de Energia a partir de 1º de janeiro de 2024, de acordo com a Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), o setor hoteleiro como pousadas, por exemplo, conectadas em Alta média tensão também poderão tomar à frente de suas decisões energéticas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


É um passo importante para o setor e a especialista em comercialização varejista na Bolt Energy, Débora Cruz, lista alguns motivos pelos quais essas empresas devem aderir ao movimento de mercado, com objetivo de melhorar sua eficiência energética e ter melhores preços nas faturas de energia.

Com a nova medida válida a partir de 2024, hotéis e pousadas conectadas à Alta média tensão também poderão tomar à frente de suas decisões energéticas. Especialista explica os motivos pelos quais as empresas do segmento devem aderirem ao ambiente de livre contratação.

Para integrar energia a hotéis e pousadas, por exemplo, é necessário pensar além das soluções do segmento e conhecer as novidades energéticas nacionais. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 56% das indústrias do mercado cativo desejam migrar para o mercado livre de energia.

Isso significa que essas empresas, – hoje atendidas pela distribuidora de energia da região sem o poder de negociação do preço referente ao serviço prestado -, passam a ter acesso ao Mercado Livre, a partir de 1º de janeiro de 2024, de acordo com a Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME).

“É uma libertação, afinal pousadas e hotéis que possuem faturas de energia a partir de R$10 mil por mês e que estejam ligadas em alta tensão, também estarão empoderados para as tomadas de decisão na contratação de energia elétrica”, explica Débora Cruz, Head de comercialização varejista na Bolt Energy. Ela ainda completa que a automatização e digitalização dos processos ajudará a facilitar a complexidade do setor, além de melhorar o atendimento ao cliente no pós-vendas.

Sendo assim, tomar decisões como escolher sua própria energia, trocar equipamentos antigos por novos e que tenham maior eficiência energética, fazer manutenções preventivas e periódicas de aparelhos, substituir luzes e sistema elétrico ou, até mesmo, mudar no interior do espaço, pode ajudar dentro de todo contexto na conta de luz.

Nesse sentido, a especialista comenta 4 vantagens da migração para as empresas do setor causarem impacto:

Contratação: Poder ter o livre arbítrio para escolher uma empresa que realize todo o processo de migração e intermedia a comunicação com a distribuidora e com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Fica à cargo da empresa, responsabilidades como informar à distribuidora, adaptar a cabine de energia, finalizar a migração junto à câmara de comercialização e enviar a fatura com o desconto aplicado ao cliente;

Preço: Permite que o consumidor tenha risco zero no mercado através de desconto garantido, de até 40%, com fatura única e migração simplificada;

Previsibilidade e Segurança: Com menos burocracia que o mercado livre tradicional, é possível pagar apenas pelo que é consumido. Isso acarreta em uma atuação mais segura e de confiança.

Gestão Sustentável: Será possível apostar na contratação de empresas que trabalhem com energia vinda de fontes renováveis, como as fotovoltaicas, eólicas e/ ou a gás. Elas também geram economia e têm apelo sustentável nos negócios.

Como realizar a migração?

Para entrar para o mercado livre varejista é necessário realizar a rescisão contratual do atual contrato com a distribuidora local. A comunicação da rescisão tem que respeitar os 180 dias de antecedência do fim da vigência do contrato. Após isso, será realizado uma adequação física na cabine de energia, a troca do medidor e a formalização de alguns documentos solicitados pela distribuidora. Por fim, é realizada a validação e aprovação pela distribuidora e CCEE. Depois dessa fase, é só aguardar o início das operações no Mercado Livre.

Sobre o Grupo Bolt:

A Bolt é uma gigante do setor de energia que tem faturamento superior a R$1 Bi. A empresa tem Gustavo Ayala como CEO e Henrique Campos como COO. É um grupo formado por três frentes, a Bolt Energy que opera no mercado livre para grandes consumidores (quem tem tamanho suficiente para escolher operar sua energia), a Bolt Pro, que desenvolve projetos e alimenta a Bolt Energy e também a terceira subsidiária do grupo, a Bow-e. Ela opera no mercado regulado, atendendo o B2B e o B2C. Com essa operação, a empresa espera ter até 250 MW de energia vendidos no Brasil até fim de 2024, tornando-a uma das mais relevantes no mercado brasileiro. A Bow-e representará nos próximos dois anos cerca de 15 a 20% da atuação do grupo, gerando um faturamento de cerca de R$360 milhões.

Sobre Débora Vieira Cruz

Especialista em energia de varejo no Grupo Bolt Energy e acumula experiência no setor de energia há anos. Antes da Bolt, Débora atuou como gerente de contas na Engie e na Energias de Portugal (EDP), empresa do setor energético, verticalmente integrada, com uma posição consolidada na Península Ibérica. Débora é Engenheira Civil e também já atuou em empresas como Gappe Engenharia. A especialista trabalhou em projetos de migração para o mercado livre de energia das agências do Banco Santander e na melhoria do processo de avaliação de NPS da Salesforce.

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