Aeroporto de Carajás, no Pará, passa a ser gerido pela Aena

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Segundo a operadora aeroportuária espanhola, a meta é colocar em prática um projeto de melhorias no aeroporto de Carajás

A Aena assumiu à 0h desta sexta-feira (24) a administração do aeroporto de Carajás, em Parauapebas (PA). O primeiro voo sob a nova gestão é o Gol 9874, proveniente de Belo Horizonte e com previsão de pouso às 11h40. A primeira decolagem é o Gol 9874, prevista para as 12h30, com destino a São Luiz (MA).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, em 2019, um ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 136 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 125 mil embarques e desembarques. Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal 126 mil passageiros.

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Conforme a operadora explica, o aeródromo de Carajás receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 800 m² para 2,5 mil m². A superfície da sala de embarque será multiplicada por 20 e área pública ficará 14 vezes maior.

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28. Haverá também um novo pátio para a aviação geral.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto das melhorias à Anac, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Carajás é o nono dessa rodada a passar para o controle da concessionária. A empresa ainda assumirá a gestão dos aeroportos de Santarém e Altamira, nos dias 27 e 30 de novembro, respectivamente.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

EDIÇÃO DO DT.

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