Pesquisa da Fecomérco e Interamerican quer entender novo cenário dos consumidores de viagem

Continua depois da publicidade

Para entender como a pandemia de COVID-19 afetou e mudou os perfis e os hábitos dos viajantes na América Latina, o Conselho de Turismo da FecomercioSP e a Interamerican Network se uniram para produzir uma pesquisa que pretende entender o novo cenário dos consumidores de viagens e mostrar caminhos mais claros para que as empresas do setor possam se preparar e adaptar. Os interessados em responder à pesquisa podem acessá-la aqui até o dia 9 de novembro.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP, com base em números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o turismo nacional sofreu queda de 50,3% no faturamento de julho, em relação ao mesmo período do ano passado. O setor registrou faturamento de R$ 7,2 bilhões, ou seja, R$ 7,3 bilhões a menos do que há um ano, quando o valor havia sido de R$ 14,5 bilhões. A previsão é de que estes resultados melhorem a partir de setembro, em decorrência dos feriados nacionais. Dados colhidos entre os leitores do blog Viaje na Viagem, um dos mais antigos do Brasil, indicam que 80% dos viajantes adiaram ou cancelaram suas viagens em 2020.

O setor de turismo é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo com o risco de uma nova escalada de contágios, verificada em alguns países da Europa, o Brasil ensaia uma retomada das viagens, já tendo sido observada uma demanda maior nos feriados de setembro e de outubro. Mas, como o setor de turismo, os viajantes a lazer tampouco sairão imunes dessa crise de proporções globais.

“Somente por meio de pesquisas sérias e dados confiáveis é que poderemos estruturar análises bem fundamentadas sobre as perspectivas do turismo, auxiliando as decisões dos empresários do setor. Estamos em um momento em que as informações são uma necessidade estratégica”, explica Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP e professora e pesquisadora da USP na área de turismo.

Veja também as mais lidas do DT

Outros mercados latinoamericanos

“Essa segunda pesquisa que estamos fazendo no ano ganha maiores proporções com a parceria com a FecomercioSP, que agregará sua expertise na análise dos dados para o setor – e estamos muito contentes com isso”, afirmou Danielle Roman, CEO da Interamerican Network. Danielle explicou que os escritórios da agência no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México vão aplicar a pesquisa em seus mercados para uma visão regional, não apenas brasileira. “Vamos poder comparar esses resultados com aqueles da pesquisa que realizamos no primeiro semestre, o que trará informações muito ricas”, completa a executiva.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade