Porque investir em um intercâmbio?

Continua depois da publicidade

por Cristiano Simões* 

Para muitas pessoas, de diferentes idades, gêneros e grupos sociais, fazer um intercâmbio é um sonho cultivado desde a infância. Conhecer de perto as paisagens e a cultura de um país estrangeiro, viver as experiências de morar por um período no exterior, aprender uma nova língua, tudo isso causa fascínio, e não é por acaso. Realmente, o intercâmbio é uma oportunidade única de crescermos como pessoa. E quanto ao lado profissional? O mercado de trabalho realmente valoriza as pessoas que possuem esse tipo de experiência no currículo ou isso não passa de um mito?

Uma coisa é fato: o intercâmbio é, cada vez mais, uma realidade para o público brasileiro. Mesmo o momento de crise econômica que o país vive em 2015 não é suficiente para frear esse nicho de mercado, que cresce cerca de 10% a 15% a cada ano. Segundo dados da Belta – agência que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos, estágios e intercâmbio no exterior -, nos últimos dez anos o mercado de educação internacional e de intercâmbio no Brasil cresceu 600%. Em 2003, o número de brasileiros que realizaram algum curso no Exterior não passou de 34 mil e, dez anos depois, chegou a 202 mil. Em 2014, esse número saltou para aproximadamente 240 mil estudantes brasileiros fazendo cursos fora do país.

Em 2003, o número de brasileiros que realizaram algum curso no Exterior não passou de 34 mil. Em 2014, esse número saltou para aproximadamente 240 mil estudantes

Veja também as mais lidas do DT

Esses dados são sintomáticos. Mesmo em um momento de “apertar os cintos” e de conter gastos, os brasileiros enxergam o intercâmbio como um investimento na carreira e uma oportunidade de melhorar de vida e de se diferenciar. Além dos motivos óbvios, como o aprendizado de uma língua estrangeira e da vivência com outras culturas, esse período de estudo – e muitas vezes trabalho, porque não? – no exterior realmente nos faz voltar diferentes e mais preparados para enfrentar o duro mercado de trabalho.

Outros números da Belta reforçam essa tendência de crescimento do mercado de intercâmbio no Brasil. Em 2010, 33% das agências brasileiras de intercâmbio atuavam com cursos de pós-graduação no exterior. Dois anos depois, esse número aumentou para 47%. Na área de cursos voltados para a especialização, esse crescimento é ainda maior: em 2010, 19% das agências trabalhavam com esse tipo de pacote, e em 2012 esse número passou para 40%. Isso demonstra que a visão que o público brasileiro tem do intercâmbio amadureceu.

Gosto de listar cinco motivos que ilustram a importância do intercâmbio e o quanto ele pode nos fazer diferentes: você experimenta uma cultura diferente, tendo uma visão muito maior de mundo e abrindo sua mente para tudo que é novo; você realmente ganha uma segunda língua, pois um curso feito no Brasil não se compara com a prática do dia a dia em um país estrangeiro; você se torna mais independente, aprendendo a lidar com os problemas de forma mais segura e prática; você cria um amplo networking, com contatos que você levará para o resto da vida; e por último, trata-se de um investimento garantido, pois o que o estudante recebe em troca em uma experiência dessas é muito maior que o valor investido.

Cristiano Simões - S7 Study - Crédito Christian Jung - DIVULGAÇÃO*Cristiano Simões é sócio-diretor da S7 Study

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade