Porto Alegre comemora 250 anos com programação extensa e melhorias pela cidade

Continua depois da publicidade

Com programação de atividades que irão se estender ao longo de todo o ano e com moradores bastante mobilizados e participativos nas festividades, Porto Alegre (RS) chega aos seus 250 anos de fundação neste sábado (26). A missão da prefeitura da cidade de integrar todos os 94 bairros do município na celebração deixou os moradores empolgados e fez com que entidades privadas também elaborassem eventos paralelos às mais de 200 atrações programadas pela administração municipal.

Por Bruno Almeida (Especial para o DT) – De Porto Alegre


Contando com atividades de esporte, lazer, cultura, turismo, educação, inovação e desenvolvimento social e concebida pela Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre, a programação começou em 26 de setembro de 2021 e segue até 31 de dezembro deste ano.

Veja também as mais lidas do DT

Para o Secretário Extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, que falou ao Diário do Turismo, o clima na capital gaúcha é de euforia. “É impressionante, toda a mídia está fazendo matérias especiais, a comunidade está se mobilizando e também criando eventos privados. Temos vários pipocando por todos os bairros da cidade, movimentando principalmente a área de gastronomia”, destaca.

Como parte da comemoração, um espumante especial para os 250 anos e cervejas especiais, produzidas pela Associação de Cervejeiros serão lançados em maio. “A euforia está somada ao que vivemos nos últimos dois anos, com a pandemia. A cobertura vacinal e índice baixo de UTIs covid possibilitaram a liberação do uso de máscaras, então é um momento especial”, completa.

“Todo mundo é parte da festa”

De acordo com o secretário, o sentimento “é de que todo mundo é parte da festa”. Segundo Beidacki, houve preocupação da Prefeitura de não excluir as regiões periféricas, “historicamente esquecidas em comemorações de aniversário”, e com isso realizar desejos da população moradora desses bairros. A administração irá presentear projetos de incentivo cultural com verba para produções realizadas somente nas periferias da cidade. O investimento total será de R$ 1 milhão e deve contemplar 49 projetos.

Imagens aéreas da cidade de Porto Alegre. (Crédito: Giulian Serafim/PMPA – DIVULGAÇÃO)

Legado de infraestrutura

A marca principal da comemoração dos 250 anos do município será o legado de melhorias urbanas. Numa cidade que sofre com a desigualdade, Beidacki espera que 2022 seja marcado por restaurações e mudanças para valorizar o potencial turístico. “A Prefeitura começou a restruturação da iluminação pública. Para ir a um bar, um restaurante, uma festa, é preciso ter segurança. Deixar os locais iluminados são a primeira ação da Prefeitura, começando no entorno da cidade, na região periférica”, destaca.

Além disso, ainda visando o turismo gastronômico, o secretário afirma que o 4º Distrito, região que já foi bastante industrial e está repleta de prédios abandonados, passa por revitalização pensando em transformar os bairros em um grande polo cervejeiro, com dezenas de micro cervejarias. “Também estamos reformando lugares icônicos, como o Mercado Público. O Paço Municipal vai virar um Museu de Arte e a administração vai sair dali”, explica.

Recital da Fasc com Orquestra Jovem do RS. Local: Teatro São Pedro. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA – DIVULGAÇÃO)

Inovação

Para este ano, a prefeitura também previu capacitação para os porto-alegrenses que trabalham na área do turismo, em parceria com o sindicato que representa o setor. “Porto Alegre está muito focada na questão da inovação. Temos muitos talentos, universidades fortes, e um ecossistema de inovação bem forte. A cidade se prepara para ser polo de inovação e para que o porto-alegrense conheça sua cidade e ajude a propulsionar o turismo. Ele também vai aprender a divulgar a cidade. O grande legado [do aniversário] é esse: valorizar a cadeia do turismo que envolve milhões de pessoas”, finaliza.

Considerado o coração de Porto Alegre, o Mercado Público não poderia ficar de fora das comemorações dos 250 anos. Nesta sexta-feira, 25, a Associação do Comércio do Mercado Público promoveu um almoço especial para cerca de 600 pessoas Foto: Giulian Serafim/PMPA

A programação completa do aniversário de Porto Alegre está disponível no portal poa250anos.com.br/programacao.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade