Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fala ao DIÁRIO sobre o enfrentamento do COVID-19

Continua depois da publicidade

Felipe Augusto é prefeito  de São Sebastião e também preside o Circuito de municípios do Litoral Norte que compreende as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O DIÁRIO em seu papel de informar sobre o enfrentamento da pandemia provocada pelo COVID-19 mantém seu compromisso de trazer matérias de fontes confiáveis aos seus leitores. A seguir, mais uma entrevista exclusiva:  

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


DIÁRIO – Prefeito, quais foram às medidas tomadas por seu município para prevenir a população do Covid-19? Até que ponto essas medidas afetaram a economia da cidade?

Veja também as mais lidas do DT

Desde fevereiro, o Governo Municipal tem adotado medidas de prevenção e enfrentamento a COVID-19. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro foi isolada por completo – considerada um local mais adequado por ser maior (comporta mais leitos) e mais distante do complexo hospitalar – para servir como unidade exclusiva de atendimento aos pacientes com o Novo Coronavírus.

Na Costa Sul, os pacientes são atendidos no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, que está como unidade de saúde voltada exclusivamente para o tratamento de síndrome respiratória.

Houve a suspensão temporária dos alvarás das atividades comerciais por tempo indeterminado, com exceções apenas dos serviços essenciais e de abastecimento, como farmácias, supermercados e postos de gasolina. Já o transporte público passou a funcionar com 50% da frota.

O objetivo é evitar situações que propiciem aglomeração.

Contudo, à medida em que a população foi se conscientizando, a ponto de nos tornamos referência no Estado de adesão ao isolamento social, que visa achatar a curva de contaminação da COVID-19, também começamos a flexibilizar o comércio para não engessar a economia por completo na cidade.

Assim, algumas atividades como salões de beleza e lavanderias passaram a operar com sistema “meia porta”, sem aglomeração e um cliente por vez. Em outros ramos foi autorizado o sistema delivery, com entregas de produtos diretamente nas residências, entre outros.

Desde o início, montamos rapidamente uma Comissão de Gestão de Crise para lidar com essa ameaça, e que conta com representantes das Secretarias de Saúde, Governo, Fazenda, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Administração, Educação, Assuntos Jurídicos, Obras e Serviços Públicos, além de representantes da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião.

Isolamento: praia de Maresias em São Sebastião, litoral paulista:  (Foto: arquivo DT)

DIÁRIO – Além das linhas de financiamento de instituições financeiras para o pequeno e médio empresário, quais as medidas que sua prefeitura tomou para auxiliar o setor produtivo, em especial os restaurantes, hotéis e empresas de receptivo?

Em todo tempo mantemos diálogo direto com todos os segmentos. Estruturamos um Comitê de Gestão e Estudo para abertura gradual da economia do município.

As decisões do comitê deverão ser embasadas em dados estatísticos do município e em informações fornecidas pelo Governo do Estado de São Paulo, podendo realizar consultas aos profissionais da área da saúde e também de outras áreas.

Para a criação desse comitê foi considerado lei federal que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID – 19. Além das recentes determinações das autoridades do Estado de São Paulo, que estende a quarentena até o dia 10 de maio.

O Governo do Estado já se posicionou e diz que, a partir de 11 de maio, irá estabelecer zonas, dividida por cores verde, amarelo e vermelho, que determinarão o grau de flexibilização possível ao comércio.

Vale se atentar que o município é dependente do Estado, e que qualquer iniciativa deve estar de acordo com as recomendações das autoridades de outras instâncias.

Estamos formulando protocolos a serem apresentados ao Governo do Estado e assim poder se encontrar apto a estar na zona verde – que permite uma maior flexibilização comercial e econômica.

Esse comitê municipal que montamos é composto por representantes de marinas, da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, OAB, Associação Comercial e Empresarial (ACESS), COMTUR, entre outros.

DIÁRIO – Prefeito, quais serão as principais ações para a retomada econômica da cidade, genuinamente turística?

Importante destacar que estamos empenhados em retomar a normalidade de todas as atividades do município, desde que não exista ameaça à vida humana.

Vale ressaltar também que nada será de modo abrupto. A reabertura econômica no município será gradual, de modo que não prejudique o trabalho feito pelos profissionais de saúde.

É preciso ciência de que a reabertura das atividades depende de critérios sanitários e protocolos setoriais que devem ser aprovados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade