Socorro convida para pedalar e avistar lindas paisagens

Continua depois da publicidade

Com as restrições de relacionamento social impostos pela pandemia a bicicleta ganhou inúmeros adeptos no último ano. Prática, sustentável e econômica, alia muito bem esporte com diversão e ainda é agradável para todas as idades. Foi a “salvação” para quem precisou manter corpo e mente sadios nos últimos meses.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas aumentaram 87% desde o início da pandemia até começo de dezembro de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Na fase de flexibilização, o percentual de vendas de bikes saltou para 118%. .

Veja também as mais lidas do DT

Um destino que tem chamado a atenção dos bikers é a Estância Hidromineral de Socorro – localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. De fácil acesso, com infraestrutura e lindas paisagens, o município é ideal para pedalar, interagir com o meio, contemplar as belezas naturais em meio a Serra da Mantiqueira, conhecer lugares, trocar experiências, passear e relaxar. Na cidade existem vários atrativos culturais, históricos e arquitetônicos. No campo, uma natureza ímpar, com flora e fauna encantadoras durante o percurso: são mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra.

A cidade conta com aluguel de bikes, ciclovia e pista de Downhill. Tudo pronto para receber ciclistas de todas as modalidades e níveis de preparo, seja para um breve passeio ou para uma viagem de dias.

Para quem ainda não tem uma, não tem como levar ou quer comodidade, o Parque Vale das Pedras Espaço Aventura aluga bikes aro 29, com amortecedor e freio a disco hidráulico, por R$ 20 por hora, por pessoa. Funciona todos os dias, das 9h às 16h, mas é preciso agendar com antecedência. Além disso, oferece quatro roteiros: Caminho Turístico Rio do Peixe (Ciclovia Rio do Peixe) e Caminho Turístico da Pompéia, ambos com média de duas a três horas; e Centro Histórico e Caminho Turístico do Cristo, com cerca de uma hora cada. Todos indicados para pessoas que pedalam com frequência.

No Colina Bike Park existem mais de 20 trilhas, que superam os 2600m de desnível acumulado, onde os ciclistas encontram opções para todos os níveis, do iniciante aos mais experientes. Os caminhos, trilhas e single tracks são sinalizados por placas, para facilitar a localização, pois a área do complexo supera os 700 mil metros quadrados. Tudo segue as recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association), que orienta a criação de trilhas sustentáveis, que não se deteriorem com erosão e se integrem ao meio ambiente. Para passeios na fazenda, o hotel conta com aluguel de bikes mais simples, a R$40 (quarenta reais) por hora.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Saiba mais:  www.socorro.tur.br

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras. 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade