Tatiana Turra, presidente do Curitiba Turismo: “Estamos animados com a retomada dos eventos!”

Continua depois da publicidade

Com uma gestão inovadora e na busca da eficiência na atividade turística, o Instituto Municipal de TurismoCURITIBA TURISMO, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba é presidido por Tatiana Turra.

Nesta entrevista concedida ao DIÁRIO Tatiana fala das mudanças e avanços que a cidade de Curitiba passou nos últimos anos. Segundo ela, em 2018 a prefeitura da cidade reduziu o ISS para o setor de eventos, com o sentido de estimular a atração de shows, congressos, convenções e eventos em geral para o município. “Entre os reflexos dessa medida foi o posicionamento de Curitiba como 3º destino no Brasil para turistas estrangeiros que nos visitam por motivo de negócios e eventos e a consolidação da cidade também na rota dos grandes shows internacionais”, diz na entrevista. Tatiana fala que está animada com a volta dos eventos na cidade, dos investimentos em infraestrutura e das novidades de Curitiba para levar o turista a conhecer a cidade. Confira:

 

DIÁRIO – Quais são novos projetos ou iniciativas que Curitiba tem para ampliar o receptivo do turismo corporativo?

O Turismo de Curitiba passou por grandes transformações nos últimos anos. A tradicional cidade de congressos, eventos e viagens corporativas vem se destacando com uma oferta de serviços gastronômicos, entretenimento e cultural. O que permite agregar valor aqueles que nos visitam por negócios e a possibilidade de praticar o atual conceito bleisure, quando o deslocamento alinha interesses de negócios e lazer. Com isso pretende-se ampliar a média de permanência na cidade, que já de 3,4 dias.

Veja também as mais lidas do DT

Em 2018, a Prefeitura reduziu o ISS para o setor de eventos, com o sentido de estimular a atração de novos acontecimentos para a cidade. Entre os reflexos dessa medida foi o posicionamento de Curitiba como 3º destino no Brasil para turistas estrangeiros que nos visitam por motivo de negócios e eventos e a consolidação da cidade também na rota dos grandes shows internacionais.

DIÁRIO – Quais foram ou quais serão os investimentos na infraestrutura municipal para atender o turista?

Estamos trabalhando em busca de uma gestão inovadora para o turismo. Em 2020, iniciamos um trabalho baseado na metodologia para um Destino Turístico Inteligente, que busca a eficiência da atividade turística, considerando a jornada do turista e a sua relação com o destino.

Neste sentido estamos com investimentos em obras de acessibilidade na região do setor histórico, que contemplam também paisagismo urbano. Para o segundo semestre lançaremos o projeto da sinalização interpretativa de 3 rotas e ainda melhorias na Torre Panorâmica. Para o próximo ano devemos entregar o projeto de revitalização do Centro de Atendimento do Jardim Botânico.

CONFIRA IMAGENS DA CIDADE:

DIÁRIO – Curitiba está com uma agenda de eventos recheada para este primeiro semestre de 2022 e um dos eventos que se destacam é a Expo Turismo Paraná, que acontecerá no começo de junho. Como estão os preparativos para sediar o evento e qual a expectativa de impactar o turismo?

Estamos animados com a retomada dos eventos. Em março a cidade recebeu o Smart City, superando os recordes de participantes, desta forma são grandes as expectativas para a Expo Turismo Paraná, o mais representativo evento do setor. Aproveitaremos a oportunidade para apresentar a Escola de Turismo de Curitiba, o trabalho que estamos desenvolvendo junto ao ecossistema de Inovação do Turismo e os eixos da Curitiba Destino Turístico Inteligente, assim como o destino será promovido no Plano de Marketing que construímos recentemente.

DIÁRIO – Quais as novidades de Curitiba para levar o turista a conhecer a cidade?
São muitas as novidades em Curitiba! O Jardim Botânico recebeu uma nova galeria, chamada Galeria das 4 Estações, que além de novas espécies da flora, possui um café SENAC. O recém revitalizado Passeio Público teve seu antigo coreto, transformado em um coreto digital, onde é possível assistir filmes e a mais nova atração é o Memorial Paranista, um ambiente totalmente acessível, que permita contemplar as obras de João Turin e a identidade do Estado do Paraná, sem contar que nossos turistas podem também assistir e participar de oficinas de artes plásticas.

São também muitos novos espaços gastronômicos, cafés, cervejarias….e a região metropolitana permite passeios incríveis em vinícolas, turismo rural e ecoturismo.

DIÁRIO – Qual é a projeção ou a expectativa do turismo para Curitiba em 2022?
Estimamos recuperar todos os índices pré-pandemia, com representativo incremento no segmento de lazer.


Tatiana Turra

 

Formada em Turismo pela Universidade Positivo, com Especialização em Marketing, pela FAE Business, e Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha. Consultora em Turismo, com trabalhos prestados ao Ministério do Turismo, Universidade Federal de Santa Catarina, SEBRAE-PR, entre outras instituições e empresas.

 

Entre 2009 e 2016 foi diretoria executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, sendo reconhecida com o prêmio Panorama do Turismo – Profissional do Ano 2015 – Ente Turístico e o Grand Prix Prêmio Caio – Melhor Profissional de Marketing de Destino 2016. Em janeiro de 2017, assumiu a presidência do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade