Tatiana Turra, presidente do Curitiba Turismo: “Estamos animados com a retomada dos eventos!”

Com uma gestão inovadora e na busca da eficiência na atividade turística, o Instituto Municipal de TurismoCURITIBA TURISMO, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba é presidido por Tatiana Turra.

Nesta entrevista concedida ao DIÁRIO Tatiana fala das mudanças e avanços que a cidade de Curitiba passou nos últimos anos. Segundo ela, em 2018 a prefeitura da cidade reduziu o ISS para o setor de eventos, com o sentido de estimular a atração de shows, congressos, convenções e eventos em geral para o município. “Entre os reflexos dessa medida foi o posicionamento de Curitiba como 3º destino no Brasil para turistas estrangeiros que nos visitam por motivo de negócios e eventos e a consolidação da cidade também na rota dos grandes shows internacionais”, diz na entrevista. Tatiana fala que está animada com a volta dos eventos na cidade, dos investimentos em infraestrutura e das novidades de Curitiba para levar o turista a conhecer a cidade. Confira:

 

DIÁRIO – Quais são novos projetos ou iniciativas que Curitiba tem para ampliar o receptivo do turismo corporativo?

O Turismo de Curitiba passou por grandes transformações nos últimos anos. A tradicional cidade de congressos, eventos e viagens corporativas vem se destacando com uma oferta de serviços gastronômicos, entretenimento e cultural. O que permite agregar valor aqueles que nos visitam por negócios e a possibilidade de praticar o atual conceito bleisure, quando o deslocamento alinha interesses de negócios e lazer. Com isso pretende-se ampliar a média de permanência na cidade, que já de 3,4 dias.

Em 2018, a Prefeitura reduziu o ISS para o setor de eventos, com o sentido de estimular a atração de novos acontecimentos para a cidade. Entre os reflexos dessa medida foi o posicionamento de Curitiba como 3º destino no Brasil para turistas estrangeiros que nos visitam por motivo de negócios e eventos e a consolidação da cidade também na rota dos grandes shows internacionais.

DIÁRIO – Quais foram ou quais serão os investimentos na infraestrutura municipal para atender o turista?

Estamos trabalhando em busca de uma gestão inovadora para o turismo. Em 2020, iniciamos um trabalho baseado na metodologia para um Destino Turístico Inteligente, que busca a eficiência da atividade turística, considerando a jornada do turista e a sua relação com o destino.

Neste sentido estamos com investimentos em obras de acessibilidade na região do setor histórico, que contemplam também paisagismo urbano. Para o segundo semestre lançaremos o projeto da sinalização interpretativa de 3 rotas e ainda melhorias na Torre Panorâmica. Para o próximo ano devemos entregar o projeto de revitalização do Centro de Atendimento do Jardim Botânico.

CONFIRA IMAGENS DA CIDADE:

DIÁRIO – Curitiba está com uma agenda de eventos recheada para este primeiro semestre de 2022 e um dos eventos que se destacam é a Expo Turismo Paraná, que acontecerá no começo de junho. Como estão os preparativos para sediar o evento e qual a expectativa de impactar o turismo?

Estamos animados com a retomada dos eventos. Em março a cidade recebeu o Smart City, superando os recordes de participantes, desta forma são grandes as expectativas para a Expo Turismo Paraná, o mais representativo evento do setor. Aproveitaremos a oportunidade para apresentar a Escola de Turismo de Curitiba, o trabalho que estamos desenvolvendo junto ao ecossistema de Inovação do Turismo e os eixos da Curitiba Destino Turístico Inteligente, assim como o destino será promovido no Plano de Marketing que construímos recentemente.

DIÁRIO – Quais as novidades de Curitiba para levar o turista a conhecer a cidade?
São muitas as novidades em Curitiba! O Jardim Botânico recebeu uma nova galeria, chamada Galeria das 4 Estações, que além de novas espécies da flora, possui um café SENAC. O recém revitalizado Passeio Público teve seu antigo coreto, transformado em um coreto digital, onde é possível assistir filmes e a mais nova atração é o Memorial Paranista, um ambiente totalmente acessível, que permita contemplar as obras de João Turin e a identidade do Estado do Paraná, sem contar que nossos turistas podem também assistir e participar de oficinas de artes plásticas.

São também muitos novos espaços gastronômicos, cafés, cervejarias….e a região metropolitana permite passeios incríveis em vinícolas, turismo rural e ecoturismo.

DIÁRIO – Qual é a projeção ou a expectativa do turismo para Curitiba em 2022?
Estimamos recuperar todos os índices pré-pandemia, com representativo incremento no segmento de lazer.


Tatiana Turra

 

Formada em Turismo pela Universidade Positivo, com Especialização em Marketing, pela FAE Business, e Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha. Consultora em Turismo, com trabalhos prestados ao Ministério do Turismo, Universidade Federal de Santa Catarina, SEBRAE-PR, entre outras instituições e empresas.

 

Entre 2009 e 2016 foi diretoria executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, sendo reconhecida com o prêmio Panorama do Turismo – Profissional do Ano 2015 – Ente Turístico e o Grand Prix Prêmio Caio – Melhor Profissional de Marketing de Destino 2016. Em janeiro de 2017, assumiu a presidência do Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial