Uma em cada quatro mulheres no Brasil viaja sozinha

Continua depois da publicidade

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, revela os dados da pesquisa Mulheres Viajantes, realizada com 9.852 usuárias em todo o mundo, sendo 671 brasileiras. Uma em cada quatro mulheres no Brasil viaja sozinha e planeja repetir a experiência de duas a quatro vezes nos próximos 12 meses.

Entre os principais motivos para pegar a estrada sem companhia estão a liberdade de escolher o que querem fazer (65%) e a falta de tempo e/ou recursos financeiros de amigos e familiares (30%) para embarcarem com elas. O estudo ainda revela que, para as brasileiras, viajar sozinha ajuda a ganhar mais independência (50%), mais confiança (52%) e a aprender mais sobe outras culturas (51%).

No mundo, as australianas e britânicas estão entre as viajantes mais independentes, com 81% afirmando que planejam viajar sozinhas neste ano.

Veja também as mais lidas do DT

Perfil de quem embarca sozinha

Ler avaliações online em sites de viagens especializados é o principal recurso usado pelas brasileiras ao planejar viagens solo (93%). Elas também estão em busca de bons negócios online para escolher a estadia – 61% delas comparam preços e efetuam a reserva em sites de viagens.

Itens que pesam na hora de decidir o hotel: avaliações positivas (90%), localização e preço (75%). Para elas, conforto (36%) e segurança (30%) na hora de dormir são essenciais – e as redes de hotelaria internacional têm preferência. Destinos nacionais são os preferidos para viagens sozinhas, porém a Europa é a queridinha no exterior.

Quando perguntadas sobre as precauções que costumam tomar quando estão sozinhas, segurança é o principal tópico. A maioria diz evitar lugares desertos (61%) e procura não se comportar como um turista típico (45%).

As atividades favoritas dessas brasileiras são atrações culturais (88%) gastronomia local (70%) e compras (48%).

 Viajando com as amigas

Além de conhecer o mundo sozinha, as mulheres também gostam de viajar com outras mulheres. De acordo com a pesquisa, 66% das brasileiras viajam constantemente apenas com amigas ou familiares do sexo feminino, seja por terem os mesmos gostos (57%) ou para se reaproximarem (51%). Quando viajam em grupo, elas preferem: explorar novos destinos a cada viagem (95%) e viajar para o exterior e conhecer locais exóticos (67%). Apesar de gostarem de experiências customizadas (42%), elas não estão em busca de luxo (84%).

A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2015 com 9,852 mulheres da Austrália, Brazil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Rússia e Ásia.

Para mais informações sobre a pesquisa acesse o site: https://www.tripadvisor.com.br/

Da redação

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade