UNEDESTINOS e EMBRATUR em reunião online discutem retomada do Turismo

Entidade promoveu encontro para destacar promoção do Brasil no exterior

A UNEDESTINOS, União Nacional de Convention & Visitors Bureaus (CVBs) e Entidades de Destinos, e seus associados se reuniram nesta terça-feira  (11), em conferência digital, com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) Gilson Machado Neto. Participaram também do encontro Manuel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e membro do Conselho da Embratur, e seu suplente, José Odécio Rodrigues Júnior, presidente da seccional de Rio Grande do Norte.

Agências

A UNEDESTINOS congrega 45 entidades de destinos, representando cerca de 300 cidades brasileiras, com mais de 10 mil empresas associadas do setor de viagens, turismo, hotelaria e eventos. Tem como principal atuação a promoção dos destinos nacionais e captação de feiras congressos, simpósios etc. Mais informações se encontram em unedestinos.com.br.

As principais pautas do encontro foram registrar o apoio a Embratur, alinhar as entidades da UNEDESTINOS e seus respectivos associados às ações públicas, buscando trabalhar de forma integrada e somando forças para a retomada do turismo doméstico com os devidos protocolos implantados; além de externar a preocupação da ausência do Brasil no calendário de feiras do mercado internacional, comprometendo o turismo de  negócios e lazer no médio e longo prazo.

Nova Embratur

Em relação às ações internacionais, o ponto abordado e sensível foi a lei 14.002 que aprovou a criação da nova Embratur como agência, cujo artigo 4, parágrafo 3º, indica que “desde a decretação do estado de emergência até 6 (seis) meses após a superação das circunstâncias que o originaram, a utilização de recursos da Embratur para promoção do turismo será direcionada exclusivamente para o turismo doméstico, inclusive mediante a celebração de convênios com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sob a coordenação do Ministério do Turismo”

O presidente da Embratur Gilson Machado Neto comentou que o texto original na MP 907 do relator Deputado Felipe Carreiras, propunha a retomada da Embratur em sua atuação no mercado internacional; entretanto sofreu alteração, sendo retirada da pauta pela presidência da Câmara, considerando o tema extra pauta.

Toni Sando, Presidente da UNEDESTINOS, reforçou que a entidade apoia o Ministério de Turismo e a Embratur, “que estará presente em todas as ações públicas em nível federal para estimular o turismo doméstico – e que já atua em diversos movimentos junto à iniciativa privada para o fomento e retomada do turismo”. Entretanto, registra a enorme preocupação dos profissionais especializados em turismo e eventos, “uma vez que precisamos elevar a imagem positiva do nosso país”. “Com essa medida legislativa que impede a atuação no exterior, perderemos o timing com mercado internacional, que exige presença constante num mercado altamente competitivo”, completou.

“A ausência do Brasil nas principais feiras e players internacionais é um retrocesso. Para incluir o País de volta na concorrida agenda internacional, precisará de muito mais recursos, investimentos e alguns anos para recuperar o cenário de 2019″, acrescentou Toni Sando.

“Até que a Embratur possa atuar em sua vocação original, a proposta da UNEDESTINOS é mobilizar seus associados e demais entidades privadas do trade com ações cooperadas para não perder a oportunidade de manter a marca Brasil no mercado internacional, cujas ações se refletem no futuro”, detalhou.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Dia Mundial do Turismo dialoga com inovação – por Alexandre Sampaio*

No faturamento do mês de julho, o turismo nacional teve um prejuízo de 50,3% quando comparado ao ano passado. Além disso, ao todo, tivemos...

Veja quais brasileiros podem entrar na França e em quais condições

A entrada no território francês é permitida mediante o resultado negativo do teste PCR de coronavírus Por REDAÇÃO No dia 17 de março a União Européia...

Hotel Ritta Höppner, de Gramado, completa 62 anos

O Hotel Ritta Höppner completou 62 anos de atividades na última quinta-feira (25). Como já anunciado pelo DIÁRIO o hotel está entre os mais...

Reabertura de igrejas impulsiona retomada do turismo religioso no Brasil

 “O Turismo Religioso sempre foi um forte segmento no Brasil. Com igrejas e templos reabrindo, o setor do turismo ganha mais força, assim como...

Conheça alguns dos destinos mais celebrados da Jamaica pelos viajantes

A ilha oferece escapadas em ambientes projetados para promover o distanciamento físico Por DIÁRIO com Agências De acordo com os resultados de uma pesquisa da TripAdvisor,...

Artigo: O que comemorar no Dia Mundial do Turismo

"O momento é grave para o setor de turismo e hospitalidade", aponta o presidente da Abih Nacional Manoel Linhares Por Manoel Linhares Esse ano comemoramos o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat