Trio elétrico foi criado por Dodô e Osmar em 1950 com um Ford 1929

Continua depois da publicidade

Os baianos Dodô e Osmar Osmar criaram o Trio Elétrico. Decidiram sair pelas ruas de Salvador, Bahia, em cima de um Fobica

Redação do DIÁRIO com agências

O carnaval também tem muitas histórias interessantes para serem contadas. Uma delas é a do Fobica, apelido do Ford Modelo A 1929 na década de cinquenta. Nessa época, os baianos Adolfo Antônio Nascimento (Dodô) e Osmar Álvares de Macêdo (Osmar) decidiram sair pelas ruas de Salvador, Bahia, em cima de um Fobica tocando os “paus elétricos”, a versão bem brasileira das guitarras elétricas.

Veja também as mais lidas do DT

Osmar e Dodô em 1950 (Foto: divulgação)
Osmar e Dodô em 1950 (Foto: divulgação)

A ideia surgiu depois que eles assistiram ao desfile da “Vassourinha”, a entidade carnavalesca de Pernambuco em ritmo de frevo, que os deixou maravilhados com a empolgação do público. Dodô e Osmar tocando com alto-falantes que ampliavam o som e sendo seguidos por uma multidão pelas ruas. A criatividade dos dois foliões baianos deu origem ao nome “trio elétrico”, que se tornou uma tradição em festas populares. Sem essa carreta sonorizada, o Carnaval baiano definitivamente não seria o mesmo.

Micareta de Feira de Santana. Caminhão White de Osmar, com patrocinadores. (Foto: divulgação)
Micareta de Feira de Santana. Caminhão White de Osmar, com patrocinadores. (Foto: divulgação)

O Trio Elétrico

Atualmente, o trio elétrico é um caminhão carregado de aparelhos de som, que chega a pesar 35 toneladas, em média. Tem, na parte de cima, uma estrutura para shows musicais ao vivo, e funciona de cinco a sete horas em cada circuito do carnaval. A potência do motor varia de 300 a 440 cavalos de força e o nível máximo de emissão sonora permitido para cada trio e carro de som é de 110 decibéis, medidos a cinco metros de distância da lateral e à altura de 1,5 metro do solo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade