Aracaju faz aniversário hoje (17), mas festividades estão suspensas

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Aracaju editou, na noite desta segunda-feira (16), uma nova versão do decreto com as medidas de enfrentamento ao Covid-19, após a confirmação de mais quatro casos de contaminação no município.

Hoje, 17 de março, Aracaju completa 165 anos. A população da “Pequena Notável” tem muito o que comemorar, mas poucas opções de como comemorar.

POR NAIRSON SOCORRO (de Aracaju)

Veja também as mais lidas do DT


A programação caprichosamente elaborada nas últimas semanas pelo poder público, pela iniciativa privada e pela população como um todo (associações, escolas e igrejas entre outras), foram suspensas como forma de combater a proliferação do COVID–19. As principais atividades comemorativas foram programadas pela administração municipal, que teriam início no domingo dia 15, e se estenderiam até o dia 04 de abril, com corridas, maratonas, exposições, shows, atividades religiosas e esportivas, inaugurações e entrega de obras para a modernização da cidade que é considerada a “Capital da Qualidade de Vida”.

É neste cenário sombrio do coronavírus que os aracajuanos encaram as festividades comemorativas por mais um ano de existência. A Prefeitura de Aracaju editou, na noite desta segunda-feira (16), uma nova versão do decreto com as medidas de enfrentamento ao Covid-19, após a confirmação de mais quatro casos de contaminação no município. As aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares foram suspensas. Atividades em cinemas, teatros, galerias, casa de show e afins também não poderão mais ser realizadas, até segunda ordem.

A administração municipal recomenda que a iniciativa privada e as instituições religiosas tomem medidas restritivas a aglomerações. As diretrizes foram definidas em reunião do Comitê de Crise, da qual participaram o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas, secretários municipais e estaduais e técnicos da área da Saúde.

O prefeito reforça que o momento exige a união de todos, inclusive da própria população, mas que não há motivo para pânico. “São medidas que restringem ainda mais a circulação de pessoas e estamos pedindo a todos que colaborem. A Prefeitura tem adotado medidas para conter a evolução do vírus e evitar que o pico de contaminação seja igual a outros lugares. Mais uma vez, quero pedir para que a população não entre em pânico, mas que tenha muita responsabilidade neste momento que atinge não apenas a nossa cidade, mas nosso estado, o país e o mundo como um todo”, ratificou.

Mais falências que falecimentos

Com as várias atividades suspensas ou sob efeito de restrição, há quem afirme que as consequências da ação do vírus chinês deverão fazer mais “falências do que falecimento”. Na verdade, as atividades econômicas estão estagnadas. A hotelaria está recebendo cancelamento de várias reservas, e no Nordeste já foram registrados cancelamentos de reservas para o período da chamada Semana Santa e até para os festejos juninos que na região começam no mês de maio e se estendem até o mês de julho, tendo o seu ponto alto entre 12 e 30 de junho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade