Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ganha nova torre

Continua depois da publicidade

Com impressionantes 138 metros de altura, a nova torre é a mais alta da Basílica da Sagrada Família

Por Amadeu Castanho

Atração turística mais visitada de toda a Espanha, a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, inaugura no próximo dia 8 de dezembro, consagrado à Imaculada Conceição, a Torre da Virgem Maria.

Com impressionantes 138 metros de altura, a nova torre é a mais alta da Basílica da Sagrada Família até agora, mas até 2026 será superada pela Torre de Jesus, que será encimada por uma grande cruz e terá 172,5 metros de altura.

Veja também as mais lidas do DT

Também conhecida localmente como a Torre da Mãe de Deus, a nova torre é a primeira da Basílica a ser concluída nos últimos 44 anos e exigiu um investimento de mais de 1,5 milhão de euros.

Quando o projeto for completado, a Basílica da Sagrada Família terá 16 torres: a de Jesus, a da Virgem Maria, as dos quatro evangelistas e as dos doze apóstolos.

Ainda faltam ser concluídas cinco torres: a de Jesus e as dedicadas aos quatro evangelistas, São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

A parte superior da torre é dividida em três partes. A inferior representa uma coroa, tem seis metros de altura e é adornada com doze estrelas de ferro forjado (Foto: divulgação)

Em construção há 139 anos, desde 19 de março de 1882, a Basílica tem a sua conclusão prevista para 2026, quando será comemorado o centenário de falecimento do genial arquiteto Antoni Gaudí, responsável pelo projeto dessa maravilha arquitetônica, que em anos normais chega a receber mais de 4,5 milhões de visitantes.

A nova torre da Sagrada Família, como é carinhosamente chamada pelos moradores de Barcelona, será encimada por uma grande estrela de aço e vidro, iluminada por dentro, que poderá ser vista a grande distância.

A parte superior da torre é dividida em três partes. A inferior representa uma coroa, tem seis metros de altura e é adornada com doze estrelas de ferro forjado.

A central tem 18 metros de altura e é chamada de poço ou lanterna, sendo toda revestida com mosaicos em branco e azul e terminando em três braços que sustentam a estrela.

E a terceira é a estrela, que tem doze pontas de 2,9 metros cada uma, com um diâmetro de 7,5 metros e um peso total de 5,5 toneladas.

Além da estrela, a Torre de Maria será iluminada por dentro e a luz poderá ser vista através de suas 800 janelas. Internamente, a luz da Torre será projetada sobre o altar da Basílica.

A associação de Nossa Senhora às estrelas já vem de muitos séculos: ela é chamada de Estrela do Mar (Stella Maris), a Estrela da Manhã e existe inclusive a devoção de Nossa Senhora da Estrela.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade