CNC lança nesta sexta-feira (31) campanha para a Contribuição Assistencial

Continua depois da publicidade

A partir desta sexta-feira (31), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lança campanha a nível nacional, dessa vez para reforçar a importância da contribuição assistencial das empresas para os sindicatos.

Agências com Edição do DIÁRIO


 
A iniciativa busca incentivar o empresariado a reconhecer a importância das entidades sindicais.
Com o slogan “Fortaleça quem fortalece a sua empresa”, o objetivo da campanha é mostrar – através de banners, anúncios, spots de rádio, TV, e até uma landpage – a relevância do trabalho dos sindicatos no desenvolvimento, e na defesa, das categorias econômicas.
O diretor da CNC, responsável pelo Conselho de Turismo entidade, Alexandre Sampaio questionado pelo DIÁRIO, explica a diferença entre a contribuição sindical e a contribuição assistencial.
De acordo com Sampaio, a contribuição sindical que hoje já não é obrigatória, mas optativa, é emitida todo o início do ano (31 de janeiro) para pagamento da contribuição sindical – “Trata-se daquele processo calculado sobre o capital da empresa a partir de uma tabela publicada pelo CNC, no caso do Turismo  e também pela Secretaria de Trabalho e Previdência, ligada ao Ministério da Economia.  Já a contribuição assistencial é outra coisa. Ela é oriunda de um custo que o sindicato laboral e patronal cobram para poder subsidiar a negociação entre o capital e o trabalho. A assistencial tem a ver com a remuneração com os serviços prestados pelo sindicado patronal e laboral que emitem uma guia para seus associados ou para toda a base, para essas empresas pagarem. O Supremo, em pronunciamento  de outrora, disse que a assistencial só e devida para quem é associada do sindicato, mas vários sindicatos emitem mesmo assim, porque tem o entendimento que é possível entender a cobrança como plausível”, detalhou Alexandre.

Alexandre Sampaio (Foto: Hugo Okada)

Conteúdo para a campanha
O endereço www.fortalecasuaempresa.com.br foi criado para disponibilizar conteúdo de apoio para a campanha, além de orientações para os empresários como, por exemplo, benefícios ofertados pelos sindicatos, depoimentos de empresários contribuintes, link de acesso ao sistema BDCS (onde será possível consultar os sindicatos que representam cada categoria). Em uma segunda etapa, direciona automaticamente o empresário para a emissão de guias de pagamento da contribuição.
Todas as peças da campanha estão com a assinatura da CNC – Fecomércio – Sesc -Senac, de forma a contemplar os integrantes do Sistema Comércio sem haver necessidade de adaptações regionais, considerando que a veiculação se dará localmente. A CNC iniciará a divulgação da campanha a partir do dia 31/01, em todas as suas redes sociais.
Dúvidas e Informações: falecomagente@cnc.org.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade