Muita água já caiu nas Cataratas do Iguaçu desde a assinatura da Lei 266, de 30 de maio de 1960 que criava o Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, talvez um dos primeiros do Brasil.
por Paulo Atzingen (de SP)*
A Lei, assinada pelo prefeito da época, Emílio Gomez, era objetiva e clara, embora o papel datilografado onde constam os artigos e incisos esteja amarelado pelo tempo.
O artigo primeiro define os membros integrantes tanto do poder público como da iniciativa privada: O artigo segundo define o tempo do mandato (2 anos). O artigo terceiro especifica as competências e o artigo quinto diz que a Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
O documento foi enviado ao DIÁRIO por Paulo Angeli, fundador do Festival das Cataratas, e um dos ex-presidentes do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.
Veja também as mais lidas do DT
Os Conselhos Municipais de Políticas Públicas, entre eles os Conselhos Municipais de Turismo são um canal efetivo de participação de todos, pessoas comuns, servidores públicos e empresariado. Os conselhos permitem uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil.
A Lei de Criação do Conselho Municipal de Turismo de Foz é assinada pelo prefeito Emilio Gomez no dia 30 de maio de 1960 e ele mesmo integra o Conselho sendo o seu primeiro presidente. O documento, mais do que curioso, representa as linhas principais de organização de uma sociedade que busca no turismo um caminho para o desenvolvimento.
Garimpo
Elaine Mota, jornalista e turismóloga foi a responsável pela descoberta deste documento. Iguaçuense, ela é secretária executiva do conselho municipal e ficou incumbida de organizar o acervo e os documentos do Comtur de Foz.
Próximas eleições se aproximam
“Sempre me interessei por história. Ao entrar no Comtur passei a me interessar pela história do Comtur. Esta lei de criação, em 30 de maio de 1960 é interessante porque o próprio prefeito foi o presidente do conselho. A Secretaria de Turismo foi criada somente em1980”, adianta Elaine e lembra que no dia 6 de junho haverá a eleição do Comtur de Foz do Iguaçu.
“Meu pai foi presidente do sindicato dos taxistas de Foz do Iguaçu por 28 anos. Foi ele que convenceu o Presidente (João Batista) Figueiredo a isentar do IPI e do ICMS os taxistas de Foz do Iguaçu”. E cita o ano exato quando isso aconteceu: 1979.
Está explicado o interesse de Elaine pela história e pelos documentos.