EUA e Argentina se unem contra Maduro e estudam sanções ao petróleo

Continua depois da publicidade

(Fonte: El País) Argentina e Estados Unidos querem forçar Nicolás Maduro a restabelecer a ordem institucional na Venezuela. Como medida de pressão, os dois países estão considerando impor sanções econômicas, especialmente ao petróleo venezuelano, conforme discutido pelo secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e seu homólogo argentino, Jorge Faurie, durante uma reunião realizada no domingo em Buenos Aires. O representante da Casa Branca também considerou outras opções, como proibir a venda de produtos venezuelanos em seu país.

“Vemos a Argentina e o Governo Macri como defensores da democracia na região, e é por isso que analisamos mecanismos conjuntos para exigir que a Venezuela cumpra a Carta Democrática da OEA, uma vez que os venezuelanos merecem outro governo que respeite as liberdades individuais”, disse Tillerson durante conferência de imprensa realizada após a reunião. Para Tillerson, ficar de braços cruzados é “deixar que o povo venezuelano continue sofrendo”, por isso “sancionar o petróleo ou proibir a venda nos EUA de produtos que venham da Venezuela é algo que continuamos considerando”.

A possibilidade de que os Estados Unidos aprovem sanções contra o petróleo venezuelano por enquanto parece distante, e Tillerson destacou que qualquer medida para pressionar Maduro não deve afetar o povo venezuelano.

Veja também as mais lidas do DT

Há alguns dias, o presidente argentino Macri, um dos líderes latino-americanos mais críticos contra Maduro, avisou que a Argentina não reconhecerá o resultado das eleições gerais convocadas pelo líder venezuelano, programadas para ocorrer antes de 1º de maio. Faurie foi na mesma linha: “Não reconhecemos o processo político e o rumo autoritário tomado pela Venezuela”. Faurie lamentou que a situação da Venezuela “tenha resultado em uma emergência de saúde e humanitária de proporções realmente extraordinárias” e propôs maneiras de “evitar o financiamento direto ou indireto do Governo da Venezuela” como medida de pressão.

Os dois ministros concordaram que o Peru é quem deve decidir se a Venezuela deve ou não ser excluída da próxima Cúpula das Américas a ser realizada em Lima. Tanto o Governo dos EUA quanto o da Argentina respeitarão a decisão do anfitrião e não tentarão condicioná-lo, disseram.

Preocupação com as barreiras ao biodiesel argentino

Washington considera a Argentina como um de seus principais aliados da região. A guinada dada por Macri em direção à política externa dos EUA resultou em uma aproximação do Governo norte-americano após anos de relações tensas durante a Administração Kirchner. Assim como Barack Obama, o Governo de Donald Trump também aplaudiu as reformas econômicas promovidas pelo presidente argentino. No entanto, a boa relação diplomática contrasta com o vínculo comercial, enfraquecido nos últimos meses pelas barreiras dos EUA à entrada do biodiesel argentino. Quando questionado, Faurie destacou que há negociações abertas, mas expressou a “preocupação da Argentina para resolver o assunto”.

O enviado dos EUA também busca frear a crescente influência da China e da Rússia na América Latina, mas negou que este tenha sido um tema durante a reunião que teve com Faurie.

Tillerson chegou à Argentina no sábado, com uma primeira escala em Bariloche, a porta de entrada para a Patagônia argentina. Esteve reunido com cientistas e desfrutou de uma cavalgada pelo parque Nahuel Huapi antes de seguir para Buenos Aires. Após o encontro com o ministro das Relações Exteriores argentino, Tillerson reuniu-se com embaixadores norte-americanos da região e, nesta segunda-feira, tem reunião com Macri. A viagem de Tillerson pela América Latina começou no dia 1o de fevereiro no México. Depois de Buenos Aires, o secretário de Estado dos EUA segue para o Peru e Colômbia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade