InícioEconomia do turismoIniciativa privada começa a administrar espaço turí­stico Caminhos do...

Iniciativa privada começa a administrar espaço turí­stico Caminhos do Mar

Área contempla nove monumentos históricos ao longo do percurso de serra que compõe a Estrada Velha de Santos; horário de funcionamento é de quarta-feira à domingo, das 9h às 17h

EDIÇíO DO DIÁRIO COM AGÊNCIAS


O Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual Serra do Mar, passa a ser administrado pela Parquetur nesta quarta-feira (16/6). A empresa será a responsável pelas ações de fomento ao ecoturismo, manutenção da área de uso público, assim como pelo restauro dos nove monumentos históricos tombados.

Em março deste ano o Governo de São Paulo autorizou a assinatura do contrato de concessão do espaço com proposta de R$ 4 milhões, o que representou um ágio de 216% na licitação.

O horário de funcionamento para realizar o percurso das trilhas do Caminhos do Mar e da Calçada do Lorena é de quarta-feira à domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados. Os valores das entradas variam de acordo com os grupos e dias de visita. Além da bilheteria presencial, o site da concessionária oferece informações sobre ingressos e mapas para facilitar a chegada ao local.

A área de Concessão do Caminhos do Mar possui 274 hectares de Mata Atlântica – patrimônio ambiental de São Paulo – e um acervo histórico-cultural de extrema importância para o país. Trata-se do trecho de serra que compreende a Estrada Velha de Santos, única via de acesso ao litoral até a inauguração da Rodovia Anchieta em 1947. Desativada desde 1985, a área foi transformada em ponto turístico em 2004.

Vale lembrar que a área de preservação ambiental do Núcleo permanece sob responsabilidade da Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Licitação

O contrato prevê a concessão por até 30 anos. No período, a concessionária deverá implantar serviços de apoio ao visitante, como, por exemplo, de alimentação, requalificar os estacionamentos e portarias, revitalizar as trilhas, realizar intervenções elétricas e hidráulicas nos edifícios existentes e implantação de novas atividades de ecoturismo.

A empresa também deverá executar o restauro e consequente manutenção dos monumentos históricos, que foram construídos no início do século XX e fazem alusão ao período de Independência, que completa o bicentenário em 2022.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque