Lavagem do Bonfim é atrativo para turistas que visitam Salvador

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com agências –

Liderados por mulheres do candomblé, baianos e turistas participam, na próxima quinta-feira (11), da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações da cultura popular do estado e tradição desde o século XVIII.

Ela faz parte das comemorações católicas ao Senhor do Bonfim e é um dos maiores símbolos do sincretismo religioso da Bahia.

No trajeto de oito quilômetros percorridos, a partir das 8h, entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e o Santuário do Senhor do Bonfim, as baianas tipicamente trajadas levam água de cheiro (água aromatizada com folhas e ervas) em potes de cerâmica para lavar a escada e o adro da Igreja do Bonfim e também banhar os fiéis.

Veja também as mais lidas do DT

(Foto: Tatiana Azeviche)
(Foto: Tatiana Azeviche)

Há alguns anos, um grupo de católicos da comunidade também faz a caminhada em demonstração de fé ao senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é identificado como o orixá Oxalá. Na chegada, o grande cortejo recebe a bênção do padre Edson Menezes, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.

“A Lavagem do Bonfim é uma das principais festas populares do verão da Bahia, fica atrás apenas do Carnaval. A festa guarda a singularidade da cultura baiana, de integrar em suas comemorações o sagrado e o profano, e esse é um dos fatores que mais atraem e encantam os visitantes”, explica José Alves, secretário do Turismo do Estado.

Tradição

(Foto: Tatiana Azeviche)
(Foto: Tatiana Azeviche)

A Lavagem do Bonfim não é realizada necessariamente na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Assim como muitas festas do calendário religioso brasileiro, a Lavagem tem data móvel. Assim, a festa católica do Senhor do Bonfim é realizada no segundo domingo após o dia de Reis, lembrado no último sábado.

Dessa forma, a Igreja Católica celebra o padroeiro do coração dos baianos no dia 14. Já a festa que reúne turistas e baianos católicos e do candomblé tem origem no ritual de limpeza da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim, feito com a participação dos escravos, que cantavam e dançavam durante o trabalho feito na quinta-feira antes da festa religiosa.

Programação

Com o tema “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”, este ano as comemorações ao Senhor do Bonfim tiveram início na última quinta-feira (4). Todos os dias, exceto no dia 11, quando acontece a lavagem, é rezada a novena, sempre às 19h.

O domingo (14) é o auge da festa e conta com missa solene presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, às 10h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade