Lavagem do Bonfim é atrativo para turistas que visitam Salvador

REDAÇÃO com agências –

Liderados por mulheres do candomblé, baianos e turistas participam, na próxima quinta-feira (11), da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações da cultura popular do estado e tradição desde o século XVIII.

Ela faz parte das comemorações católicas ao Senhor do Bonfim e é um dos maiores símbolos do sincretismo religioso da Bahia.

No trajeto de oito quilômetros percorridos, a partir das 8h, entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e o Santuário do Senhor do Bonfim, as baianas tipicamente trajadas levam água de cheiro (água aromatizada com folhas e ervas) em potes de cerâmica para lavar a escada e o adro da Igreja do Bonfim e também banhar os fiéis.

(Foto: Tatiana Azeviche)
(Foto: Tatiana Azeviche)

Há alguns anos, um grupo de católicos da comunidade também faz a caminhada em demonstração de fé ao senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é identificado como o orixá Oxalá. Na chegada, o grande cortejo recebe a bênção do padre Edson Menezes, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.

“A Lavagem do Bonfim é uma das principais festas populares do verão da Bahia, fica atrás apenas do Carnaval. A festa guarda a singularidade da cultura baiana, de integrar em suas comemorações o sagrado e o profano, e esse é um dos fatores que mais atraem e encantam os visitantes”, explica José Alves, secretário do Turismo do Estado.

Tradição

(Foto: Tatiana Azeviche)
(Foto: Tatiana Azeviche)

A Lavagem do Bonfim não é realizada necessariamente na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Assim como muitas festas do calendário religioso brasileiro, a Lavagem tem data móvel. Assim, a festa católica do Senhor do Bonfim é realizada no segundo domingo após o dia de Reis, lembrado no último sábado.

Dessa forma, a Igreja Católica celebra o padroeiro do coração dos baianos no dia 14. Já a festa que reúne turistas e baianos católicos e do candomblé tem origem no ritual de limpeza da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim, feito com a participação dos escravos, que cantavam e dançavam durante o trabalho feito na quinta-feira antes da festa religiosa.

Programação

Com o tema “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”, este ano as comemorações ao Senhor do Bonfim tiveram início na última quinta-feira (4). Todos os dias, exceto no dia 11, quando acontece a lavagem, é rezada a novena, sempre às 19h.

O domingo (14) é o auge da festa e conta com missa solene presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, às 10h.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Voo inaugural da GOL é recebido com batismo especial em Florianópolis 

Na noite da última quinta-feira (9), a Gol Linhas Aéreas estreou uma nova rota no Aeroporto Internacional de Florianópolis, pousando às 23h30, oriunda de...

José Ozanir sai do Bourbon: “diversas funções exercidas me fizeram ficar tanto tempo”

O hoteleiro José Ozanir Castilhos não é mais o diretor de operações do Bourbon Atibaia Resort. Ele comunicou hoje ao DIÁRIO sua saída. REDAÇÃO DO...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Parques temáticos e de diversão de São Paulo poderão reabrir só outubro

Assim como as feiras comerciais, serão necessárias quatro semanas na fase verde antes do retorno Agências Estaduais Os parques temáticos e de diversão poderão reabrir em...

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias