Ministra da Defesa da Alemanha: “Na pandemia, líderes tentaram fazer da ignorância uma virtude populista”

Continua depois da publicidade

A ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer, fez um importante pronunciamento durante a abertura do XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, que começou nesta quinta-feira (16).


O evento teve como tema: “Ausência de guerras significa paz? Estratégias de segurança internacional em uma nova ordem geopolítica mundial”.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Para ela, a ausência de guerras é apenas uma pequena parte da paz, e que canhões (em uma alusão ao Forte, nome do evento) não bastam para garantir a proteção da população.
Entre as ameaças à segurança estão epidemias como a da Covid-19, assim como líderes que subestimaram o vírus: “Houve até mesmo quem tentasse fazer de sua ignorância uma virtude populista, acusando de covardia os que alertavam para a gravidade da situação. Com isso colocaram em risco a segurança da própria população e acumularem na consciência o peso de muitas mortes evitáveis”, declarou.
Ela ainda comentou o caso do Brasil, onde, segundo ela, “o vírus se espalhou drasticamente, ceifou muitas vidas humanas, polarizou a sociedade e desacelerou a economia. Não foi um caso de guerra, porém abalou a paz entre as pessoas”. Além de pandemias, a ministra também exemplificou outras ameaças à paz, como invasões cibernéticas, mudanças climáticas, corrupção, desigualdade, terrorismo, escravidão moderna e exploração de mulheres.

Além dela, a abertura da Conferência trouxe outras autoridades, como Javier García Duchini, Ministro da Defesa do Uruguai; Stefano Sannino, Secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa – o serviço diplomático da União Europeia; o contra-almirante Guilherme Mattos Abreu, representando o Ministério da Defesa do Brasil; e Ignácio Ybàñez, Embaixador da União Europeia no Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

O primeiro dia de evento ainda contou com o painel “O nexo civil-militar: gestão global de risco e o papel das Forças Armadas”, com a presença de Thomas Silberhorn, Secretário do Parlamento, membro do Bundestag; Giovanni Manione, general de divisão e vice-diretor do Estado Maior da União Europeia; Luis Mauricio Ospina Gutiérrez, general de divisão e diretor da Academia Militar da Colômbia; Danielle Jacon Ayres Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa (ABED). A moderadora foi a professora Monica Hirst, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidad Torcuato di Tella.

Javier Garcia Duchini, Ministro da Defesa do Uruguai (Crédito: Ministério da Defesa do Uruguai – Divulgação)

A XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana continua nesta sexta-feira (17), com outros convidados.
As inscrições são individuais e podem ser feitas gratuitamente através dos sites da Fundação Konrad Adenauer e do CEBRI (ou no link https://forms.gle/ENU3jZfEzpq3DcpL6), os realizadores do evento, ao lado da Delegação da União Europeia no Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade