Ministra da Defesa da Alemanha: “Na pandemia, líderes tentaram fazer da ignorância uma virtude populista”

A ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer, fez um importante pronunciamento durante a abertura do XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, que começou nesta quinta-feira (16).


O evento teve como tema: “Ausência de guerras significa paz? Estratégias de segurança internacional em uma nova ordem geopolítica mundial”.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Para ela, a ausência de guerras é apenas uma pequena parte da paz, e que canhões (em uma alusão ao Forte, nome do evento) não bastam para garantir a proteção da população.

Entre as ameaças à segurança estão epidemias como a da Covid-19, assim como líderes que subestimaram o vírus: “Houve até mesmo quem tentasse fazer de sua ignorância uma virtude populista, acusando de covardia os que alertavam para a gravidade da situação. Com isso colocaram em risco a segurança da própria população e acumularem na consciência o peso de muitas mortes evitáveis”, declarou.

- Advertisement -

Ela ainda comentou o caso do Brasil, onde, segundo ela, “o vírus se espalhou drasticamente, ceifou muitas vidas humanas, polarizou a sociedade e desacelerou a economia. Não foi um caso de guerra, porém abalou a paz entre as pessoas”. Além de pandemias, a ministra também exemplificou outras ameaças à paz, como invasões cibernéticas, mudanças climáticas, corrupção, desigualdade, terrorismo, escravidão moderna e exploração de mulheres.

Além dela, a abertura da Conferência trouxe outras autoridades, como Javier García Duchini, Ministro da Defesa do Uruguai; Stefano Sannino, Secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa – o serviço diplomático da União Europeia; o contra-almirante Guilherme Mattos Abreu, representando o Ministério da Defesa do Brasil; e Ignácio Ybàñez, Embaixador da União Europeia no Brasil.

O primeiro dia de evento ainda contou com o painel “O nexo civil-militar: gestão global de risco e o papel das Forças Armadas”, com a presença de Thomas Silberhorn, Secretário do Parlamento, membro do Bundestag; Giovanni Manione, general de divisão e vice-diretor do Estado Maior da União Europeia; Luis Mauricio Ospina Gutiérrez, general de divisão e diretor da Academia Militar da Colômbia; Danielle Jacon Ayres Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa (ABED). A moderadora foi a professora Monica Hirst, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidad Torcuato di Tella.

Javier Garcia Duchini, Ministro da Defesa do Uruguai (Crédito: Ministério da Defesa do Uruguai – Divulgação)

A XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana continua nesta sexta-feira (17), com outros convidados.

As inscrições são individuais e podem ser feitas gratuitamente através dos sites da Fundação Konrad Adenauer e do CEBRI (ou no link https://forms.gle/ENU3jZfEzpq3DcpL6), os realizadores do evento, ao lado da Delegação da União Europeia no Brasil.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Exclusivo: Lemontech da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI

    A Lemontech, empresa responsável pela gestão de viagens corporativas da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI. REDAÇÃO DO DIÁRIO Essa informação, exclusiva, foi...

    Sim ou Não?: um basta à procrastinação!

    CONSELHO EDITORIAL DO DT O dia a dia de cada um de nós, não importa o ramo em que se atua, pede decisões. O modus...

    Brasileiros irão viajar na primeira oportunidade, mostra pesquisa

    “Mais de 150 milhões de brasileiros já foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19", lembra o ministro do Turismo...

    Recife abre inscrições para o 9º Ciclo de Atualização dos Guias de Turismo

    A atualização é exclusiva para Guias de Turismo e é necessário comprovação com número de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) Edição...

    Hotel Rio Othon Palace é palco de Festival Português

    Evento acontece até o dia 2 de novembro de 2021 de quinta a domingo, das 19h às 23h Edição DIÁRIO com agências A culinária portuguesa é...

    Canela (RS) realiza Festival de Gastronomia & Vinhos

    O evento faz parte da programação paralela do 34º Sonho de Natal e é uma realização da Blue Show e da Abrasel - Associação...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing