Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana discute a guerra em tempos de paz

Continua depois da publicidade

XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, o maior fórum sobre segurança internacional da América Latina, realiza sua segunda edição totalmente virtual, gratuita e aberta ao público nas próximas quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de setembro.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


No evento online, especialistas europeus e latino-americanos irão trazer suas perspectivas, reforçando os diálogos entre seus países e continentes. A iniciativa é da Fundação Konrad Adenauer, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e da Delegação da União Europeia no Brasil.

Painéis

Os convidados estarão divididos em painéis transmitidos ao vivo, que vão explorar diferentes perspectivas do tema do ano: “Ausência de guerras significa paz? Estratégias de segurança internacional em uma nova ordem geopolítica mundial”. Na abertura, às 10h do dia 16, irão discursar a ministra da Defesa da Alemanha, Annegret, Kramp-Karrenbauer; o ministro da Defesa do Uruguai, Javier Garcia Duchini; o secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa, Stefano Sannino; além de um representante do Ministério da Defesa do Brasil. A mediação será feita por Henning Speck, assessor de Política Externa e Segurança do Grupo Parlamentar CDU/CSU no Bundestag.
Logo em seguida, o papel das Forças Armadas na América Latina e na Europa será posto em análise. O painel “O nexo civil-militar: gestão global de risco e o papel das Forças Armadas” irá discutir processos históricos recentes, a multifacetada parceria entre militares e civis e boas práticas que possam favorecer a reputação dessas instituições.  Os conferencistas são: Thomas Silberhorn, vice-ministro no Ministério da Defesa da Alemanha; Giovanni Manione, general de divisão e vice-diretor do Estado Maior da União Europeia; Luis Mauricio Ospina Gutiérrez, general de divisão e diretor da Academia Militar da Colômbia; Danielle Jacon Ayres Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa (ABED). A moderação será feita pela professora Monica Hirst, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidad Torcuato di Tella.
No dia 17, o painel “Superando a insegurança: multilateralismo e o papel de alianças transnacionais de segurança” irá discutir a importância da cooperação entre países, sobretudo nas políticas de Segurança, no investimento em novas tecnologias e na redução do impacto financeiro da crise econômica pós-pandemia no setor da defesa.  Os convidados são: Joanneke Balfoort, diretora de Políticas de Segurança e Defesa da União Europeia; Cristián Castaño Contreras, diretor-geral do Centro de Estudos Estratégicos e de Governo do México; Ronaldo Carmona, professor da Escola Superior de Guerra e senior fellow do CEBRI. A moderadora é Daniela Braun, analista de política externa e segurança da Konrad Adenauer Stiftung.
O último painel, “Mudando o jogo: respostas cibernéticas a situações de crise”, reflete sobre as possíveis soluções digitais e técnicas diante de ameaças à segurança global, como pandemias, terrorismo, escassez de recursos e mudanças climáticas. Debatem o tema Michael Karnitschnig, diretor de Relações Internacionais do Secretariado Geral da Comissão Europeia; Kaan Sahin, assessor estratégico para diplomacia cibernética do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha; Carolina Sampó, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina; Jeimy J. Cano, professor da Escuela Superior de Guerra da Colômbia. A moderação é de André Clark, General Manager da Siemens Energy Brazil e Conselheiro do CEBRI.

Tradução e inclusão

A fim de promover uma maior inclusão e garantir a melhor compreensão para todos, o evento terá tradução simultânea em português, espanhol, inglês e alemão e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As inscrições são individuais e podem ser feitas gratuitamente através do site da Fundação Konrad Adenauer, do site do CEBRI ou no link https://forms.gle/ENU3jZfEzpq3DcpL6.
Acompanhe as redes da Fundação Konrad Adenauer no Brasil para saber mais sobre o evento. Acesse pelo Instagram, Twitter ou Facebook: @kasbrasil


Sobre a Fundação Konrad Adenauer:

A Fundação Konrad Adenauer (KAS) é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos. Atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão. Promove a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos, as relações internacionais e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável. No Brasil desde 1969, a KAS reúne lideranças atuais e futuras da política e da sociedade, bem como formadores de opinião no universo acadêmico. Atua sempre com parceiros locais e incentiva o diálogo sobre os principais desafios do País.  

 

Sobre o Centro Brasileiro de Relações Internacionais:

Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é o think tank de referência em relações internacionais do Brasil: independente, apartidário e multidisciplinar, é pautado pela excelência, ética e transparência na formulação e disseminação de conteúdo de alta qualidade sobre o cenário internacional e o papel do Brasil. Conectado à agenda internacional, o CEBRI identifica e analisa as mais relevantes questões internacionais, promovendo o engajamento entre a produção de conhecimento e a ação política. Ao longo de dezoito vinte anos de história, já realizou cerca de 500 eventos, produziu mais de 200 publicações e atua com uma rede internacional de mais de 100 entidades de alto nível em todos os continentes. A instituição se destaca por seu acervo intelectual, pela capacidade de congregar múltiplas visões de renomados especialistas e pela envergadura de seu Conselho Curador.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade