MTur é apoiado pelo Setur em pesquisa sobre o perfil do turista estrangeiro em aeroportos

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) irá dar apoio logístico, operacional e institucional à quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional, promovida pelo Ministério do Turismo – MTur. Executada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, a pesquisa será realizada desta quarta-feira (16) ao dia 22, nos principais destinos turísticos do país. Os pesquisadores estarão nas áreas internas de embarque e desembarque internacional dos aeroportos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

Na Bahia, o apoio da Setur será através da Diretoria de Planejamento Turístico – DPT/Suinvest, e inclui disponibilização de espaço na secretaria para treinamento dos pesquisadores selecionados pela Fipe e no processo de autorização e credenciamento dos mesmos para acesso às áreas do aeroporto.

Entre os objetivos da pesquisa está a caracterização e dimensionamento dos consumidores do turismo receptivo internacional no Brasil (perfil, gastos, destinos, etc); fortalecimento de bases de dados do sistema de informação e estatística de turismo; e disponibilização de informações que subsidiem a tomada de decisões do setor público e privado.

O resultado de todas as etapas da pesquisa deverá ser publicado na página inicial do MTur – Dados e Fatos, no primeiro semestre de 2020, segundo informações do ministério.  “Os resultados serão importantes para atualizar indicadores que orientarão nossas ações estratégicas”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

 

São informações que, segundo ele, “certamente apoiarão a Setur na definição e acompanhamento de políticas públicas e em ações de promoção e atração de investimentos, além de servir de subsídio em tomadas de decisões por parte do setor público em geral e do setor privado”.

Pesquisa anterior – Em junho deste ano, o MTur divulgou no site os resultados da Demanda Turística Internacional, sobre o perfil, hábitos e percepção dos viajantes estrangeiros que visitaram o país em 2018, num universo de 39 mil turistas. Entre outros dados, foi apontado que a experiência turística brasileira superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados e 95,4% pretendem voltar ao país.

No ranking geral dos principais emissores para o Brasil está a Argentina (2.498.483),  Estados Unidos (538.532) e Chile (387.470). Os turistas europeus são os que permanecem por maior período no país (23,6 pernoites). A hospitalidade brasileira foi o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros, com aprovação de 97,9% dos viajantes. Logo após vieram alojamentos (96,7%), gastronomia (95,9%) e restaurantes (95,8%).

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Posso viajar na Pandemia? perguntas e respostas!

    O buscador de viagens Skyscanner enviou ao DIÁRIO na última sexta-feira (5) uma lista perguntas e respostas sobre o momento que o mundo das...

    7ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN) começa dia 10

    A Mostra de Cinema de Gostoso na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), começa no próximo dia 10 e vai até...

    Sally Balcombe, CEO do VisitBritain, fala ao DIÁRIO durante o ExploreGB Virtual

    Durante esta semana ocorreu o principal encontro anual do trade turístico da Grã Bretanha, o ExploreGB,  promovido pelo VisitBritain, mas desta vez, em um...

    Momentos Argentinos desta semana: Neuquén

    Quando os passageiros decidem viajar, mais ainda depois de meses difíceis como foram os de 2020, há um denominador que se estende à maioria...

    GTA prorroga para o fim de março promoção para Terceira Idade

    A GTA - Global Travel Assistance acaba de anunciar que prorrogou para o fim de março a Promoção + 65. Válida para todos os planos...

    Grupo Belmond anuncia Felipe Pereira como novo diretor de Vendas

    Felipe Pereira é o novo diretor de vendas do Copacabana Palace e Hotel das Cataratas, hotéis de luxo do grupo Belmond, no Rio e...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.