MTur é apoiado pelo Setur em pesquisa sobre o perfil do turista estrangeiro em aeroportos

Continua depois da publicidade

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) irá dar apoio logístico, operacional e institucional à quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional, promovida pelo Ministério do Turismo – MTur. Executada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, a pesquisa será realizada desta quarta-feira (16) ao dia 22, nos principais destinos turísticos do país. Os pesquisadores estarão nas áreas internas de embarque e desembarque internacional dos aeroportos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

Na Bahia, o apoio da Setur será através da Diretoria de Planejamento Turístico – DPT/Suinvest, e inclui disponibilização de espaço na secretaria para treinamento dos pesquisadores selecionados pela Fipe e no processo de autorização e credenciamento dos mesmos para acesso às áreas do aeroporto.

Veja também as mais lidas do DT

Entre os objetivos da pesquisa está a caracterização e dimensionamento dos consumidores do turismo receptivo internacional no Brasil (perfil, gastos, destinos, etc); fortalecimento de bases de dados do sistema de informação e estatística de turismo; e disponibilização de informações que subsidiem a tomada de decisões do setor público e privado.

O resultado de todas as etapas da pesquisa deverá ser publicado na página inicial do MTur – Dados e Fatos, no primeiro semestre de 2020, segundo informações do ministério.  “Os resultados serão importantes para atualizar indicadores que orientarão nossas ações estratégicas”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

 

São informações que, segundo ele, “certamente apoiarão a Setur na definição e acompanhamento de políticas públicas e em ações de promoção e atração de investimentos, além de servir de subsídio em tomadas de decisões por parte do setor público em geral e do setor privado”.

Pesquisa anterior – Em junho deste ano, o MTur divulgou no site os resultados da Demanda Turística Internacional, sobre o perfil, hábitos e percepção dos viajantes estrangeiros que visitaram o país em 2018, num universo de 39 mil turistas. Entre outros dados, foi apontado que a experiência turística brasileira superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados e 95,4% pretendem voltar ao país.

No ranking geral dos principais emissores para o Brasil está a Argentina (2.498.483),  Estados Unidos (538.532) e Chile (387.470). Os turistas europeus são os que permanecem por maior período no país (23,6 pernoites). A hospitalidade brasileira foi o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros, com aprovação de 97,9% dos viajantes. Logo após vieram alojamentos (96,7%), gastronomia (95,9%) e restaurantes (95,8%).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade