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Azul ganha prêmio pelos melhores índices de satisfação do cliente

Entre as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram clientes no ano, a Azul apresentou os melhores resultados no programa Consumidor.gov.br


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Azul foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, como a empresa que apresenta os melhores índices de satisfação do cliente. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a aérea encerrou o ano de 2023 com o melhor resultado em três dos quatro índices de avaliação do Boletim ANAC Consumidor.

O levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) leva em consideração todas as insatisfações registradas na plataforma consumidor.gov.br. A mais recente pesquisa divulgada pelo órgão mostra que a Azul é a empresa com menor número de reclamações (67,3) a cada 100 mil passageiros. Além disso, a companhia registrou os melhores índices de solução por empresas (91,1%) e de satisfação dos Clientes, média de 4,2, de um total de 5.

“É muito bom receber reconhecimentos como esse de ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e atendimento recebido, mas é ainda mais gratificante poder proporcionar a melhor viagem da vida dos nossos Clientes. Ver cada sorriso no rosto após o atendimento feito pelo nosso time não tem preço. Eu tenho orgulho do trabalho realizado por nossos Tripulantes no céu e na terra”, celebra Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul. “Dentro de nossa central de atendimento temos uma célula dedicada e especializada em cuidar desse tipo de relacionamento com o Cliente, adotando estratégias eficientes para resolver eventuais adversidades que ele venha a ter”, completa o executivo.

Consumidor.gov.br

A publicação de boletins periódicos de monitoramento do Consumidor.gov.br pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem por objetivo proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma. Além disso, visa a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro, assim como disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas.

As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo de passageiros no Consumidor.gov.br são monitoradas em âmbito coletivo pela Agência com o propósito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.

A Azul dispõe de canais diretos para atendimento aos seus Clientes a fim de atendê-los de forma personalizada, reforçando o atendimento humanizado, um dos principais pilares da companhia, que provoca reflexos em números na operação e no contato direto com o consumidor, estando disponíveis via telefone e chat, sendo este, 24hs por dia e 7 dias por semana.

Aeroporto entre Cajamar e Caieiras (SP): ministro fala sobre novo projeto

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Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância de São Paulo ter um novo aeroporto


REDAÇÃO DO DIÁRIO

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi o entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (18). Entre outros temas, ele falou sobre a viabilidade de um novo aeroporto em Cajamar, na Grande São Paulo.

“Eu conversei com o presidente Lula (PT), há 10 anos a CCR, que é um grupo que atua na área da construção civil, tinha pensado um projeto na área entre Cajamar (SP) e Caieiras (SP). Nós chamamos a CCR para conversar e pedi para eles revisitarem esse projeto e é o que eles estão fazendo”, explica Silvio.

Em seguida, o ministro reforçou que já há concessionárias do exterior interessadas no novo aeroporto.

Na ocasião, o ministro pontuou que há a necessidade de refletir sobre o projeto diante da crescente demanda de operações no estado de São Paulo. Se concretizado, esse será o terceiro aeroporto de grande porte na região da capital paulista. “Não tenho dúvidas que daqui a seis ou oito anos, São Paulo terá a necessidade de ter esse novo aeroporto”, enfatiza.

Além disso, Silvio Costa Filho explicou se o novo aeroporto em SP tiraria o fluxo de Viracopos, em Campinas, que já tem uma demanda baixa. “Não, a princípio não. A gente tem dialogado com a ANAC. Viracopos tem uma perspectiva de crescimento considerável. O que a gente quer é ter a aviação do Estado de São Paulo ampliada”, finalizou o ministro, afirmando que foram estudados investimentos também para o aeroporto de Americana (SP).

Assista o a entrevista na íntegra:

Como encontrar promoções confiáveis em passagens aéreas?

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Conheça estratégias para reduzir os custos do voo e ter mais orçamento para passear no destino escolhido

Encontrar passagens aéreas baratas pode ser um desafio e, muitas vezes, suscita
dúvidas se o site escolhido é confiável. Além de saber a procedência do site, é
necessário acompanhar a variação dos preços com antecedência, ver se é alta
temporada no local escolhido, entre outros fatores.

Muita gente discute estratégias para conseguir uma boa promoção de passagens,
pois elas trazem diversas vantagens para o viajante, como economia e melhor
organização e planejamento da viagem. Confira dicas para conseguir viajar com
mais tranquilidade financeira!

Pesquise com antecedência

A regra básica é: a passagem comprada mais próxima da data de viagem é mais
cara. Contudo, erra quem pensa que quanto mais cedo sempre melhor.
Antecedência demais também pode ser uma armadilha.

Isso acontece por causa do processo de precificação das passagens aéreas. As
companhias do ramo têm uma área dedicada a precificar os assentos de cada voo.
O grande objetivo é não deixar que aviões decolem com prejuízo. Ou seja, o valor
total recebido pelas passagens deve ser maior do que os gastos para fazer o avião
percorrer aquele trajeto.

Dependendo do momento em que o processo de precificação começa a ocorrer,
comprar com muita antecedência pode ser prejudicial, pois as tarifas podem estar
maiores.

O ideal é que o cliente comece a verificar as variações de preço 6 meses antes da
data do voo. Existem sites especializados em acompanhar essas variações ao longo
do tempo e podem ajudar nesse processo.

Crie alertas de preços

Uma estratégia simples e eficaz para economizar no custo da passagem aérea é
cadastrar um e-mail pessoal em plataformas que comparam o preço de diferentes
companhias e receber alertas de preços.

No site, você diz qual é a origem e o destino do seu voo, bem como suas datas de
viagem. O site te enviará periodicamente por e-mail os preços das passagens, e
assim você poderá acompanhar as variações do preço.

Tenha flexibilidade de data

Outra estratégia excelente é ter flexibilidade para a data do voo. Poder voar
somente numa data ou viajar alguns dias antes ou depois pode fazer uma grande
diferença nos custos finais da viagem.

As tarifas das passagens aéreas variam conforme a demanda em diferentes dias da
semana e períodos do ano. Altas temporadas e feriados costumam ser mais
procurados; logo, costumam apresentar preços maiores.

Viajar em baixa temporada te permite economizar na passagem, na hospedagem, e,
muitas vezes, nos preços de alguns passeios, além de ser mais tranquilo aproveitar
o destino escolhido.

Janela anônima

Outra dica importante é fazer as pesquisas em uma janela anônima no seu
navegador de internet. Isso é indicado para o algoritmo dos sites não identificar que
você está buscando passagens aéreas para aquele lugar, naquela determinada
data.

Isso evita que o produto apareça com preços mais altos nas próximas vezes que
procurar. Quando o algoritmo entende que você está buscando determinado voo de
forma repetida, o preço aumenta. Tenha isso em mente na hora de pesquisar
preços e durante a sua decisão de compra.

Cheque a reputação do site

Antes de escolher o site para comprar as passagens, é preciso checar a reputação
da empresa e verificar o quanto a plataforma é segura e confiável. Afinal, comprar
passagens aéreas é um investimento não tão trivial.

Você pode fazer isso acessando o histórico de reclamações do Procon de seu
município e o site consumidor.gov.br, vinculado ao Ministério da Justiça.

Outra alternativa é consultar a lista do Procon-SP, que apresenta uma média de
500 sites que devem ser evitados, pois trouxeram problemas a quem comprou
neles. Em caso de problemas na hora de comprar a passagem, registre uma
reclamação nesses órgãos, a fim de alertar as autoridades para tomar providências.

Mudanças nas entradas do Guarujá: secretário revela planos

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Secretário de Obras de Guarujá, Adilson de Jesus, deu entrevista exclusiva ao Diário do Litoral na manhã da última segunda (18)


REDAÇÃO DO DT

O secretário de Obras de Guarujá, Adílson de Jesus, esteve nos estúdios do Diário do Litoral na manhã desta última segunda-feira (18) e falou, dentre outros assuntos, sobre a intenção da pasta em mudar as duas entradas da cidade, garantindo assim melhor acesso aos bairros principais de ligação com o Centro e praias, por exemplo, desafogando o trânsito.

Segundo matéria publicada no Diáriodolitoral.com.br, Uma das entradas da cidade é a de quem vem pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni e entra no bairro do Morrinhos. Segundo Adílson, a intenção é a de colocar ali, inicialmente, um elevado, onde os motoristas seguiriam até o túnel da Vila Zilda, além de tirar os semáforos e cruzamentos destes locais, “desafogando” a Avenida Tancredo Neves.

“Estamos atentos a essas questões do trânsito em toda a cidade, principalmente em seus acessos. A ideia é criarmos essas alternativas para diminuir o fluxo em pontos estratégicos, principalmente em momentos que sabemos que eles ocorrem. Não queremos mais esses cruzamentos”, explica o secretário.

Adílson de Jesus, secretário de Obras de Guarujá - Foto - Nair Bueno - Diário do Litoral
Adílson de Jesus, secretário de Obras de Guarujá – Foto – Nair Bueno – Diário do Litoral

A outra entrada da cidade sai na altura do Ginásio do Guaibê, ao lado do prédio da prefeitura, e liga aos bairros do Santo Antônio, Centro e Astúrias. Adílson também quer tirar o semáforo dali e colocar outro elevado.

“Nessa nós teríamos três alças de opções aos motoristas, que poderiam seguir até as Astúrias, Enseada e Centro. Todas com saída pela Avenida Puglisi. Dessa forma eu acabo com o conflito com a procura pela balsa, pela Avenida Adhemar de Barros, por exemplo, pois o acesso à balsa é por ali”, acrescenta.

Sobre os prazos e estimativas para que essas alterações sejam feitas, Adílson falou que tudo depende de questões burocráticas, mas que não seria nada a curto prazo e que os estudos ainda estão em fases iniciais.

“Estamos contratando os projetos completos e, com eles em mãos, vamos atrás dos custos e captação de verba. Até o final deste ano queremos ele pronto e, assim, avançar nas licitações. Estamos falando de algo para 2025 ou pouco depois. O importante é ressaltar que precisamos mudar essas entradas de Guarujá, e que sabemos das dificuldades de moradores e turistas nestes pontos”, completou.

Fonte: diáriodolitoral.com.br

Expedição Gastronomia da Mantiqueira 2024: Senac-SP divulga detalhes

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A nova edição da Imersão Senac proporcionará aos seus participantes uma viagem pela cultura e pelos saberes gastronômicos da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, com a participação do chef Eudes Assis


EDIÇÃO DO DT com agências

Nos dias 1 e 2 de abril, acontece em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, a Imersão Senac – Expedição Gastronomia da Mantiqueira. Voltado para quem deseja vivenciar roteiros gastronômicos baseados no patrimônio alimentar da Serra da Mantiqueira, o programa possibilitará que seus participantes conheçam produtores locais e compreendam o impacto que eles tiveram nos processos de inovação da gastronomia brasileira.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a expedição também contará com a presença do chef Eudes Assis ao longo dos dois dias de atividades. O profissional está à frente do Taioba Gastronomia, restaurante conceituado e localizado em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, que une a gastronomia ao empreendedorismo social, por meio do Projeto Buscapé, que atende crianças e adolescentes na região de Boiçucanga.

Esta edição da Imersão Senac acontecerá de forma 100% presencial, com uma carga horária total de 14 horas. As inscrições para fazer parte da turma Expedição Gastronomia da Mantiqueira estão abertas e podem ser feitas pelo site do Senac São Paulo – as vagas são limitadas e o grupo terá até 15 participantes.

O investimento total da experiência é de R$ 1.800 e inclui workshop, coffee de boas-vindas e jantar do dia 1 de abril, além de transporte para a expedição, visitas guiadas a produtores locais, degustações e almoço do dia 2. Ao final da experiência, os membros do grupo terão, também, um certificado de participação.

Para além dos entusiastas do tema, a expedição se propõe a atender estudantes de graduação ou pós-graduação em gastronomia, empreendedores e profissionais da área, abordando temas como turismo gastronômico, cultura alimentar, identidade territorial, valorização de ingredientes locais, sustentabilidade, desenvolvimento e arranjos produtivos regionais e empreendedorismo.

Programação

Os participantes iniciarão a Imersão no dia 1 de abril, segunda-feira, às 14h, com um coffee de boas-vindas no vinhedo do Grande Hotel Campos do Jordão, hotel-escola Senac, seguido por workshop sobre os produtos da Serra da Mantiqueira. Às 16h15, já no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, acontecerá uma recepção com uma roda de conversa com professores, além do alinhamento das expectativas e explicação das vivências do dia seguinte. Por fim, programado para as 20h, o jantar temático “Do Produtor à Mesa”, com os insumos da Mantiqueira, encerra o primeiro dia de atividades.

No dia 2, o grupo deverá se encontrar às 8h no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, de onde sairá para a primeira visita, ao produtor local Zalaz. Com chegada prevista para as 10h, entre as atividades previstas para a fazenda estão uma visita técnica ao cafezal, além de conversas sobre a história do local, agrofloresta e sustentabilidade. Das 13h às 14h, ainda na fazenda, os participantes terão um almoço harmonizado para depois, às 14h30, visitar a destilaria do local. Neste momento haverá uma visita técnica, degustação de cervejas, cachaças e destilados, e, também, um pequeno workshop sobre mixologia. Na parte final do dia, às 16h, os participantes poderão conhecer a Casa Mantiva, com degustação de azeites e exploração das variedades de azeitonas e os seus diferentes tipos de cultivo. O retorno para Campos do Jordão e a despedida da Imersão Senac: Expedição Gastronomia na Mantiqueira estão previstos para às 17h15 e 19h, respectivamente.

Imersão Senac

O Senac São Paulo, sempre atento às últimas tendências do mercado, lançou no último ano a Imersão Senac. Este novo serviço oferecido pela instituição promove um contato imersivo com variados temas estratégicos que serão abordados de maneira prática e objetiva, atendendo demandas do mercado de trabalho ao mesmo tempo em que proporciona vivências turísticas e gastronômicas aos participantes.

A Imersão Senac possibilita que a instituição compartilhe com o seu público conhecimento e experiências únicas, sempre apoiada em sua reconhecida expertise educacional e contando com as unidades e campi com estruturas de excelência distribuídas pelo Estado de São Paulo, como os hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão. A iniciativa reflete o compromisso contínuo do Senac com a inovação educacional e a busca constante por formas inovadoras de proporcionar educação de alta qualidade.

Depois da primeira edição – Imersão Customer Experience: como aplicar as estratégias de experiência do cliente, em Campos do Jordão –, a Imersão Senac – Expedição Gastronomia da Mantiqueira será mais uma oportunidade para que o Senac São Paulo reforce seu compromisso com uma educação inovadora e ofereça ao público diferentes formas de adquirir conhecimento.

Serviço

  • Imersão Senac – Expedição Gastronomia da Mantiqueira
  • Quando: 1 e 2 de abril
  • Onde: Centro Universitário Senac – Campos do Jordão (Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari – Campos do Jordão – SP, 12460-000)
  • Investimento: R$ 1.800
  • Inscrições, programação completa e mais informações no site do programa
  • Dúvidas também pelo telefone (12) 3668-3001

Governo lança nesta quarta (20) programa em prol da conectividade aérea internacional

Solenidade de lançamento do programa, nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), contará com as presenças do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho


REDAÇÃO DO DT

O governo federal lança, nesta quarta-feira (20), uma primeira ação piloto do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que tem como finalidade ampliar a conectividade aérea internacional do Brasil e garantir uma melhor experiência do turista estrangeiro nos aeroportos brasileiros.

Segundo a Embratur, o programa utilizará recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) porque contribui com as estratégias de Desenvolvimento da Aviação Civil, Eficiência e Sustentabilidade, estabelecidas na Política Nacional de Aviação (PNAC), previstas no Decreto nº 6.780/2009. O PATI será executado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos.

A solenidade acontecerá no auditório da Embratur, em Brasília (DF), com as presenças do presidente da Agência, Marcelo Freixo, e dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Serviço

  • Lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI)
  • Quando: Quarta-feira, 20 de março de 2024
  • Horário: 9h30
  • Local: Auditório da Embratur, Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco G, Asa Norte, Brasília (DF).

MSC Poesia aporta em Belém com mais de 2 mil turistas a bordo

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MSC Poesia, navio da MSC Cruzeiros chegou na manhã da segunda-feira no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, em Belém.

MSC Cruzeiros realizou, no dia 13 de março, uma escala em Manaus, no estado do Amazonas, marcando a primeira vez que a Companhia opera um navio na região Norte do Brasil, enquanto realiza seu MSC World Cruise 2024 – um impressionante itinerário de volta ao mundo com 121 dias de duração.

Após a escala em Manaus, o navio seguiu para Alter do Chão, no Pará, aportando nesta segunda-feira em Belém.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O maior navio da temporada de cruzeiros do Pará chegou na manhã de segunda-feira (18), no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, Distrito de Belém. O MSC Poesia, um dos mais imponentes do segmento global de cruzeiros, trouxe 2.163 passageiros. É a primeira vez que a MSC Cruzeiros, aporta em águas belemenses.

Uma nota enviada ao DIÁRIO informa que os turistas foram recepcionados com uma apresentação cultural de carimbó, uma forma de dar boas-vindas aos visitantes. O receptivo foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O navio chegou por volta das 6h e ao desembarcarem, os turistas seguiram para um city tour pelos principais pontos turísticos da capital paraense, que tiveram horário diferenciado para atender os grupos.

No roteiro estavam o Mercado do Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Espaço Cultural São José Liberto, Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Museu de Arte Sacra, Theatro da Paz e Parque do Utinga. Antes de ancorar em Belém, o navio passou por Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense.

MSC Poesia
Uma nota enviada ao DIÁRIO informa que os turistas foram recepcionados com uma apresentação cultural de carimbó, uma forma de dar boas-vindas aos visitantes (Crédito: Secom – Pará)

“Estamos entusiasmados em receber e mostrar aos visitantes a hospitalidade e a beleza da nossa região, na esperança de que levem consigo memórias encantadoras e a vontade de retornar em breve. A Setur está construindo uma parceria duradoura e mutuamente benéfica entre nossa cidade e a indústria de cruzeiros. Quando o navio seguir para seu próximo destino, os passageiros levarão consigo lembranças preciosas de Belém e da Amazônia, a capital da COP 30”, pontua o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira.

Para os empreendedores locais, a chegada do navio representa uma oportunidade de negócios e também uma chance de mostrar o que a cidade tem de melhor.

Roteiro – A Estação das Docas abriu mais cedo hoje, às 8h, para receber os turistas do Navio MSC Poesia. No local, os visitantes foram recebidos por dançarinos e convidados para uma roda de carimbó. Também estava no roteiro o Parque Estadual do Utinga, complexo administrado pela Organização Social Pará 2000.

“A Estação das Docas está preparada para receber turistas de todo o mundo. Somos um complexo com atrativos variados, que conta com um mix de restaurantes e lojas, além de sorveterias, lanchonetes, cafeterias e serviços. Aqui o visitante também interage com a cultura do nosso Estado, além de contar com nossa comunicação visual e monitores trilingues”, destaca Ruan Rocha, diretor presidente da OS Pará 2000.

Como parte do roteiro de visitação, o Espaço São José Liberto, uma referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém, também foi contemplado com as visitas. No local os turistas conheceram o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais, a Casa do Artesão, o anfiteatro Coliseu das Artes e o Museu de Gemas do Pará.

MSC Poesia
Para os empreendedores locais, a chegada do navio representa uma oportunidade de negócios e também uma chance de mostrar o que a cidade tem de melhor.

Itinerário

A viagem do MSC Poesia teve início no porto de Civitavecchia, na Itália, no dia 4 de janeiro, e já visitou destinos na Europa e África antes de chegar ao Brasil, onde já passou pelo Rio de Janeiro e Salvador, e agora percorre o norte do país. Após o Brasil, o navio partirá para destinos no Caribe como Barbados, Santa Lúcia, Martinica, República Dominicana e Bahamas. Ao todo serão 121 dias de duração.

Semana Santa em Salta: uma experiência turística para nunca esquecer

Situada no coração da região noroeste da Argentina, a província de Salta se prepara para receber viajantes ávidos por aventura e espiritualidade durante a Semana Santa de 2024

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Tendo como pano de fundo montanhas imponentes, vales férteis e um rico patrimônio cultural, Salta oferece uma experiência única que combina tradição, folclore, gastronomia regional e hospitalidade cativante. Salta está dividida em sete regiões turísticas com diferenças paisagísticas e cada uma com as suas particularidades, que a tornam um destino com múltiplas possibilidades onde, por exemplo, as suas raízes e circuitos religiosos são numerosos e variados. A arquitetura colonial das suas igrejas é um testemunho vivo da rica história e património desta região. A cidade de Salta possui um circuito de igrejas tendo como maiores expoentes a Catedral Basílica e a Igreja de São Francisco, separadas apenas por alguns metros e que são testemunhos de uma rica tradição ligada às festas religiosas mais importantes do país.

Da tradicional Sexta-Feira Santa com sua Via Sacra ao Domingo de Páscoa, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nos costumes arraigados da região, enquanto exploram as encantadoras cidades coloniais de Salta e participam de suas celebrações religiosas. Estas igrejas, construídas durante os séculos XVII e XVIII, refletem a influência de diferentes estilos arquitetônicos, do barroco ao neoclassicismo, criando um conjunto arquitetônico único e cativante. Uma das experiências mais emblemáticas da Semana Santa em Salta é a peregrinação ao Cerro San Bernardo. Desde cedo milhares de fiéis e turistas juntam-se numa caminhada ascendente até o topo do monte, onde os aguardam um cruzeiro monumental e uma vista panorâmica sobre a cidade.

Semana Santa em Salta
A cidade de Salta

A Semana Santa também é um momento para deliciar-se com os sabores autênticos da culinária saltenha. Pratos tradicionais como locro, empanadas, humitas e tamales são os protagonistas, muitos dos quais estão sob a égide do programa provincial KM0 com certificação Slow Food, utilizando produtos locais e de identidade. E não pode deixar de acompanhar estas iguarias com um excelente vinho de altitude.

Além das celebrações religiosas, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de outros eventos e atividades. Salta é reconhecida por sua rica tradição folclórica e, durante a Semana Santa, são organizados inúmeros espetáculos em suas praças e teatros. Estas apresentações oferecem aos turistas a oportunidade de vivenciar a música e a dança tradicional da região num ambiente festivo e animado. Uma parada obrigatória é frequentar os diferentes “pañas folclóricas” da província e juntar-se aos cantores locais para reviver uma rica experiência histórica na música.

Além das celebrações religiosas, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de outros eventos e atividades. Salta é reconhecida por sua rica tradição folclórica e, durante a Semana Santa, são organizados inúmeros espetáculos em suas praças e teatros.

Durante a Semana Santa são organizadas feiras de artesanato, onde os visitantes podem encontrar uma grande variedade de produtos como tecidos, cerâmicas e instrumentos musicais, entre outros. Estas feiras são o local perfeito para comprar lembranças e souvenirs únicos que representam a cultura e a arte local. Salta também oferece uma grande variedade de roteiros turísticos que permitem aos visitantes explorarem as belezas naturais e culturais da região. Desde a famosa Rota do Vinho dos Vales Calchaquíes, a mítica rota provincial 33 que acompanha a transição do Vale de Lerma até a zona mais alta dos Vales Calchaquíes, bem como a pitoresca Rota Yungas, desde perto da cidade de Salta até o norte da Selva da Montanha e, claro, a enigmática rota do Trem para as Nuvens.

Semana Santa em Salta
Turismo de aventura em Salta (Crédito: divulgação)

E para os amantes da natureza e da aventura, Salta oferece uma ampla gama de atividades esportivas, como trekking, rafting, mountain bike e muito mais. As empresas de turismo organizam excursões e expedições especiais que permitem aos visitantes descobrirem a deslumbrante beleza natural da região enquanto desfrutam de emocionantes atividades ao ar livre. Cada região tem algo único a oferecer, o que faz de Salta uma opção muito atrativa para passar esta Semana Santa.

Mais informações: www.visitsalta.ar

Observatório de Turismo de Santos é premiado na Feira Internacional de Destinos Inteligentes

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Observatório de Turismo funciona como um banco de dados do setor. Premiação foi anunciada na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI)


REDAÇÃO DO DT

O Observatório de Turismo de Santos, no litoral de São Paulo, conquistou o Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (DTI) na categoria Tecnologia e gerenciamento de dados.

A proposta criada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), funciona como um banco de dados do setor.

Segundo nota publicada no portal g1, a premiação foi anunciada na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), realizada em Curitiba (PR), no fim de semana. De acordo com a titular da Seectur, Selley Storino, a conquista enfatizou a importância do observatório.

“Abastecer o poder público e o trade com informações é essencial para que o turismo se torne, cada vez mais, um indutor de desenvolvimento social e gerador de empregos”, disse, em nota divulgada pela Prefeitura de Santos.

Segundo o g1, o projeto santista chegou na final da categoria concorrendo com iniciativas do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Ele foi apresentado pelo responsável pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), Renato dos Anjos. “São duas capitais avançadíssimas em turismo. Então, para nós, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar este projeto e sair com o prêmio”, disse ele, segundo a prefeitura.

Placa do Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (DTI) - Foto: Prefeitura de Santos
Placa do Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (DTI) – Foto: Prefeitura de Santos

Observatório de Turismo

Implementado em 2020, o Observatório de Turismo funciona como um banco de dados do turismo em Santos, realizando monitoramento de indicadores e abastecendo o poder público e a iniciativa privada com diversos tipos de informação. O objetivo é possibilitar o planejamento e a execução de ações para desenvolver o turismo como fomentador econômico.

O secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, elogiou a iniciativa. “Gostei da forma como o projeto foi construído. É assim que os destinos turísticos devem se posicionar, com protagonismo e inteligência, através dos dados”, disse, na ocasião.

Fonte: g1

Cursos de hotelaria: HotéisRIO e Escola de Hoteleiros lançam vagas

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Serão oferecidos cursos de posições operacionais a cargos de gerência


EDIÇÃO DO DT com agências

A partir de agora, candidatos a ingressar no mercado hoteleiro e profissionais do mercado poderão contar com os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO, parceria entre HotéisRIO e Escola de Hoteleiros. Lançada no dia 14 de março durante o Fórum dos Gerentes de RH e DP do HotéisRIO, a parceria oferecerá cursos para atuação no segmento, de posições operacionais a cargos de liderança.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a Escola de Hoteleiros by HotéisRIO tem como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. Os cursos abrangem cargos operacionais (equipes de base, como garçons, camareiras e recepcionistas, entre outros), táticos (médias lideranças, como chefes de recepção ou supervisores de andares) e estratégicos (gerentes e subgerentes, entre outros). Os alunos contarão com material de apoio e ferramentas de gestão para aplicabilidade imediata após a formação, assim como um certificado digital de conclusão do curso.

As aulas, com início previsto para abril, terão três formatos – presenciais, in company e online ao vivo. De acordo com Daniela Falcão, uma das professoras da Escola de Hoteleiros, as cargas horárias vão variar de 8 a 16 horas. “Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e atuantes, o que faz com que as aulas tenham um conteúdo muito prático, verdadeiras imersões. Alguns, como os de camareira e garçom, têm uma parte técnica, outros contam com exercícios e estudos de cases. A ideia é que o candidato faça os cursos e ingresse no mercado”, afirma.