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Uber condenada a pagar centenas de milhões de dólares a taxistas australianos

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Após cinco anos de batalha legal, a empresa Uber foi condenada a pagar 271,8 milhões de dólares australianos (quase R$ 900 milhões) em indenização a taxistas australianos pela perda de receitas, anunciaram os advogados do caso nesta segunda-feira (18).

Agências Internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO


Mais de 8.000 motoristas de táxi entraram com uma ação coletiva contra a plataforma, lamentando perdas significativas de receitas desde a sua chegada ao mercado australiano, em 2012.

“Depois de anos de recusa (…) a Uber cedeu”, acrescentou, elogiando a forma como “milhares de australianos comuns se uniram para enfrentar um gigante global”.

De acordo com os advogados, a empresa se envolveu em “uma série de condutas irregulares” quando foi lançada no país, incluindo o uso de “carros sem licença, com motoristas não credenciados”.

Sem regulamentação no início

O principal demandante do processo, Nick Andrianakis, disse à mídia local que foi forçado a fechar seu negócio de táxis após 40 anos no mercado quando o Uber foi lançado.

“Perdi a paixão pelo trabalho (…) e perdi a renda que permitia alimentar minha família”, disse ele.

A plataforma americana de transporte privado urbano através de aplicativo, avaliada na bolsa em cerca de U$ 157 bilhões (R$ 750 bilhões), não quis comentar o valor da indenização.

“Quando a Uber começou, há mais de uma década, não havia regulamentações sobre este tipo de transporte compartilhado em nenhum lugar do mundo, muito menos na Austrália”, disse o grupo.

“Hoje é diferente, a Uber é regulamentada em todos os estados e territórios da Austrália e os governos nos reconhecem como uma parte importante da oferta de transporte do país.”

No final do ano passado, um tribunal de Paris ordenou a empresa a pagar uma indenização de quase € 850 mil (cerca de R$ 4,4 milhões) a 149 motoristas de táxi franceses por atos de “concorrência desleal” relacionados à uma de suas ofertas que não existe mais.

Schultz apresenta na 16ª Convenção do grupo seu mais novo produto: o Wiki Travel

No primeiro dia da 16ª Convenção da Schultz Turismo, o presidente da operadora apresentou seu novo produto que pretende revolucionar o mercado: o Wiki Travel

por Alexandra Mato Ramos (De Barra de Santo Antônio, em Alagoas – Colaboração para o DIÁRIO)*


Para a Schultz Turismo observar tendências e planejar novas soluções fazem parte do DNA da empresa. Prova disso é o mais novo produto do grupo, o Wiki Travel, uma plataforma voltada para as secretarias e órgãos oficiais de turismo e desenvolvida para facilitar a divulgação do destino com imagens em alta resolução, sem pagamento de royalties, e com conteúdos turísticos disponibilizados em áudio e texto em diversos idiomas.

O novo portal, apresentado para uma plateia lotada e ávida por novidades, poderá ser utilizado gratuitamente pelo agente de viagem que, além de poder contar com imagens e informações, através do uso da inteligência artificial também terá a possibilidade de montar um roteiro personalizado, inserindo as respostas e preferências dos clientes nas perguntas preexistentes na própria plataforma.

Convenção Schultz
“Realidade aumentada e realidade virtual, ao lado da sustentabilidade, já é uma realidade na indústria do turismo”, afirmou Aroldo Schultz (Crédito: Alexandra Mato Ramos)

“Começamos a desenvolver o Wiki Travel há dois anos. Criamos uma solução para que os destinos possam se comunicar de maneira personalizada com seus diferentes públicos, sejam eles agentes ou consumidores finais. A nova ferramenta traduz as informações para 11 idiomas e permite que os órgãos oficiais façam um mailing de quem baixou as fotos do destino ou leu suas informações”, afirma Schultz, um dos idealizadores do Wiki Travel.

A nova ferramenta traduz as informações para 11 idiomas e permite que os órgãos oficiais façam um mailing de quem baixou as fotos do destino ou leu suas informações”, afirma Schultz, um dos idealizadores do Wiki Travel.

O executivo reforça ainda que com os desafios impostos por um mercado cada vez mais dinâmico, o uso de inteligência artificial e chatbots, assim como de realidade aumentada e realidade virtual, ao lado da sustentabilidade, já é uma realidade na indústria do turismo: “Vender é ajudar o cliente a tomar uma decisão e a inteligência artificial veio para somar, a exemplo do próprio Wikitravel. Isso é uma realidade: a IA veio para apoiar o agente de viagens, não veio substituí-lo”, conclui o executivo.

Para mais informações, acesse: https://www.wikitravel.ai


*A jornalista Alexandra Mato Ramos viajou convidada pela Schultz Operadora com TZ Seguros

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16ª Convenção Schultz recebe mais de 300 agentes e parceiros no maior resort all inclusive de Alagoas

CVC recebe Selo de Excelência em Franchising pela segunda vez

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Reconhecimento recebido pela CVC parte diretamente dos franqueados da marca, que avaliam diversos aspectos da franqueadora


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A CVC, maior operadora de viagens do país e marca Top of Mind dos brasileiros quando o assunto é viajar, foi uma das franquias chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2024, na categoria Hotelaria e Turismo. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o reconhecimento é promovido pela ABF – Associação Brasileira de Franchising e é concedido às empresas que são referência das melhores práticas do setor no país, reconhecidas diretamente pelos seus franqueados.

“É uma honra receber mais uma vez essa chancela de uma instituição tão relevante para o setor de franquias como é a ABF. O que nos traz ainda mais alegria é o fato desse reconhecimento partir da avaliação da nossa rede franqueada, o que comprova que nossos franqueados enxergam as nossas evoluções recentes e nosso objetivo de atendê-los sempre da melhor forma, com qualidade e eficiência. Agradecemos demais a todos que participaram”, afirma Roberto Vertemati, diretor de Expansão da CVC Viagens.

“Temos trabalhado, inclusive, em novos modelos de lojas, como as lojas modulares que lançamos no início do mês, com objetivo de oferecer mais uma alternativa aos nossos franqueados, além de atrair novos empreendedores. Nossa presença física segue como nosso grande diferencial”, completa o diretor.

A chancela reconhece o fortalecimento da relação franqueador – franqueado, tendo como foco os indicadores de performance das unidades. Os franqueados respondem a uma pesquisa, avaliando a satisfação geral com a franqueadora, satisfação em relação à marca, rentabilidade, suporte operacional e em relação ao relacionamento da marca com o franqueado. Por fim, para conquistar a chancela, é necessário que a franqueadora obtenha uma nota mínima igual ou superior a 75% de aprovação.

Quem tiver interesse em se tornar um franqueado da CVC pode consultar o site. A empresa não cobra royalties nem taxa de franquia e o empreendedor ainda conta com a força da marca e com apoio em publicidade.

16ª Convenção Schultz recebe mais de 300 agentes e parceiros no maior resort all inclusive de Alagoas

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A 16ª Convenção Schultz, considerado o maior evento privado do turismo nacional teve início no último domingo (17). O dia foi marcado com a chegada de mais de 300 agentes de viagens e parceiros da operadora Schultz, recebidos com uma pool party exclusiva no Vila Galé, inaugurado em agosto de 2022, em Barra de Santo António.
Por Alexandra Matto Ramos (Colaboração para o DIÁRIO)*

De acordo com Aroldo Schultz, presidente da empresa, criar um clima de proximidade e integração entre agentes e parceiros foi o objetivo da operadora desde a primeira edição das suas convenções: “As pessoas esperam a gente fazer a convenção todo ano, pois é uma oportunidade de networking e de se aproximar das nossas empresas, todas relacionadas ao turismo”, adianta. Segundo ele, desde as primeiras convenções, sempre teve o  comprometimento das agências. “Começamos essa convenção com uma festa de boas-vindas, e seguimos até quinta (21) com os agentes participando, interagindo, assistindo as apresentações e conhecendo fornecedores. Esse ano, tivemos ainda a felicidade de estarmos com o fundador da Europa Mundo e o presidente da seguradora AmericanLife”, comentou ao DIÁRIO.

Convenção Schultz (Foto: Cadu Nickel)
Convenção Schultz (Foto: Cadu Nickel)

Para Aroldo, outro ponto que merece ser destacado na programação é o valor que a operadora confere aos agentes de viagens: “Todos os agentes de viagens de 22 estados e do Distrito Federal que estão aqui fazem parte da nossa equipe. Daí a importância desse evento, planejado nos mínimos detalhes, para que nossa equipe possa pensar e planejar suas metas a partir das novidades e diferenciais oferecidos e apresentados na convenção tanto pela Schultz, quanto pelos mais de 40 fornecedores da operadora, entre redes hoteleiras, companhias aéreas, agências de receptivo e representantes institucionais de destinos turísticos que apresentarão seus produtos e serviços”.

EMPRESAS PARCEIRAS E PARTICIPANTES:

Contando com a participação e apoio do Governo do Estado de Alagoas, participam da 16ª Convenção Schultz, em ordem alfabética, os seguintes expositores: All Reps (Colômbia); American Life Seguros; Arar Tours (Turquia); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL); ATS Tours (Reino Unido); Bradesco Financiamentos; Cânions do Rio São Francisco; Carrani Tours (Itália); Chirak Tours (Chile); Europamundo Vacaciones; Exotic Tours and Travel (Egito); Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS); Governo do Estado do Paraná; Gramado Inesquecível; Hellenic Travel Network(Grécia); Hotel Ponta Verde Francês; Keli Tours (Israel); Laghetto Hotéis; Luck Receptivo Maceió; Lunkes Receptivo Gramado; Maceió Convention & Visitors Bureau (CVB Maceió); MME Hotéis (Acqua Inn, Acqua Prime, Acqua Suítes, Ipioca Beach Resort, Maceió Mar Hotel, Maceió Mar Resort); Pratagy Beach All Inclusive Resort; Prefeitura de Marechal Deodoro (AL); Prefeitura de Penedo (AL); Rida International Tourism & Travel (Emirados Árabes); Schultz Vistos, Surland (Espanha); Tropicalis Hotéis; TZ Seguros, TZ Systems, Viaje Paraná; Vila Galé Hotéis; Vipac – Viajes Pacifico (Peru); Visite Rio Grande do Norte; Vital Card Seguro Viagem, Wiki Travel e 100 Limites.


*A jornalista Alexandra Mato viajou convidada pela Schultz Operadora com TZ Seguros

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Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz fala da Convenção que acontece em Alagoas

 

 

 

 

Acidente em Gramado termina com vítima fatal; Brocker concede apoio incondicional

Acidente com um ônibus da Brocker ocorreu na manhã desta segunda-feira em Gramado. Caio Pereira do Nascimento, infelizmente, não resistiu


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Um homem de 38 anos morreu, nesta segunda-feira (18), após um veículo de turismo tombar na Estrada da Lageana, em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. O grupo fazia um passeio para o “pé” da Cascata do Caracol, um dos principais pontos turísticos da região.

A vítima foi identificada como Caio Pereira do Nascimento, um turista de São Paulo. Outras quatro pessoas ficaram feridas: três adultos e um bebê. Eles foram encaminhados, sem gravidade, para atendimento em um hospital de Canela, a 10 km de Gramado.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), conforme publicado no G1, a estrada fica próxima da entrada do Parque do Caracol. De acordo com o delegado, a perícia foi até o local para remover o corpo e encaminhá-lo para a necropsia.

Vítima estava no local para visitar o Parque do Caracol (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Vítima estava no local para visitar o Parque do Caracol (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Nota da Brocker

Em nota oficial expedida à imprensa, a Brocker prestou sua solidariedade e condolências. Além disso, a empresa garantiu apoio incondicional aos envolvidos, sobretudo à família de Caio Pereira do Nascimento.

Confira o texto na íntegra:

É com grande pesar que o Grupo Brocker informa sobre o acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 18, envolvendo um veículo de nossa frota durante um passeio na Estrada da Lageana, em Gramado. Infelizmente, esse acidente resultou na perda de uma vida e deixou outros passageiros feridos. Expressamos nossas mais profundas condolências à família e amigos da vítima e desejamos uma rápida recuperação aos feridos.

Nossa prioridade neste momento é garantir a assistência a todos os envolvidos. Estamos em contato direto com as famílias dos clientes afetados, oferecendo todo apoio e suporte possível neste momento difícil.

Também estamos dedicando esforços junto aos órgãos responsáveis para buscar prontamente o esclarecimento dos fatos.

As operações dos passeios na Estrada da Lageana ficarão suspensas até que haja clareza do ocorrido. Em quase 30 anos de operação, este é o primeiro incidente grave ocorrido e nosso time está empenhado em buscar respostas e atender aos envolvidos.

Agradecemos muito a compreensão e o apoio de todos”.

AirBNB um negócio injustiçado em condomínios residenciais?

A popularização da plataforma AirBNB em condomínios residenciais trouxe à tona um debate jurídico e social sobre a possibilidade de proibir ou regular o uso deste serviço em tais espaços.

Por Débora de Castro da Rocha*


Com mais de sete milhões de acomodações listadas em mais de 220 países, a AirBNB transformou-se em uma gigante da economia compartilhada, oferecendo uma alternativa de hospedagem com maior rotatividade, dando chances de lucros maiores em comparação com seu antecessor o aluguel de época.

Contudo, a essa modalidade de hospedagem ser feita em condomínios residenciais tem gerado preocupações quanto à segurança, ao sossego dos moradores e à própria natureza residencial desses espaços, pois pensando na quantidade de pessoas diferentes que são permitidas diariamente a entrar no espaço reservado aos condôminos torna quase impossível manter um controle e uma segurança adequados.

“Essa discussão já ocorreu no passado, como pode ser exemplificado pela decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 25 de novembro de 2021 (RESP 1.884.483), que marcou um ponto de inflexão na discussão, ao indicar que os condomínios podem proibir locações de curta temporada por meio de plataformas como a AirBNB, desde que haja votação em assembleia com quorum mínimo de 2/3 dos moradores e subsequente alteração da Convenção do Condomínio”, diz a especialista em advocacia imobiliária Débora de Castro da Rocha.

Essa medida visa preservar a segurança e o sossego dos moradores, frente à alta rotatividade de hóspedes que caracteriza esse tipo de locação.

Apesar da decisão do STJ referir-se a casos específicos, ela abre precedente para que outros condomínios sigam o mesmo caminho, embora a questão ainda não tenha sido plenamente pacificada no Judiciário brasileiro, mesmo porque, o próprio STJ já proferiu decisões nas quais estabeleceu que o uso de aplicativos caracteriza-se como contratos atípicos de locação com natureza de hospedagem, de tal modo que, se o condomínio possuir destinação residencial, e estiver expressamente prevista a proibição de uso das unidades para fins que não sejam residenciais, restaria impossibilitada a utilização de plataformas digitais, ainda que não haja proibição expressa quanto a sua utilização.

Algumas decisões em diferentes regiões do país ainda protegem o direito de propriedade dos que alugam por AirBNB, evidenciando a complexidade e a diversidade de interpretações legais sobre o tema.

Em resposta às decisões judiciais, a AirBNB defende que o aluguel por temporada é legal no Brasil, conforme previsto na Lei do Inquilinato, e argumenta que proibições ou restrições à locação temporária infringem o direito constitucional de propriedade. A empresa reitera seu compromisso em apoiar o crescimento econômico e permitir que proprietários obtenham renda extra, integrando-se à economia do turismo com segurança e praticidade, o que o faz apegando-se a ideia de que a utilização da plataforma se enquadraria em contrato de locação temporária.

Diante desse cenário, proprietários interessados em alugar seus imóveis por meio da AirBNB devem estar atentos às regulamentações de seus condomínios, analisando convenções e regimentos internos e participando ativamente das discussões em assembleias. O equilíbrio entre o direito de propriedade, a segurança e o bem-estar coletivo emerge como um desafio central nesse debate, exigindo diálogo, transparência e adaptação às novas realidades do mercado de locação e hospedagem.


Débora de Castro da Rocha é advogada especialista em Direito Imobiliário 

Contato: 41 9.9777-0048

@profadvdebora
debora@dcradvocacia.com.br
https://www.dcradvocacia.com.br/

Royal Caribbean: conheça as novas viagens de curta duração para 2025-26

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A programação da Royal Caribbean inclui a estreia do navio Quantum of the Seas, em Los Angeles, e a presença do Wonder of the Seas, em Miami, pela primeira vez


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Royal Caribbean, distribuída exclusivamente pela R11 Travel no Brasil, anunciou a programação de férias de três a seis noites para Caribe e Bahamas.

As saídas em 2025-2026 darão início em seis cidades dos Estados Unidos, incluindo destinos na Flórida, Califórnia e Texas. Será possível aproveitar os mais novos navios da Classe Oasis, como Utopia e Wonder of the Seas, saindo de Orlando (Porto Canaveral) e Miami, respectivamente, ou embarque no Navigator ou no Quantum of the Seas, recém chegado a Hollywood para realizar saídas desde Los Angeles.

E não para por aí! A programação incrível do Enchantment, Explorer, Freedom, Jewel, Liberty e Mariner of the Seas promete experiências únicas em Tampa, Orlando (Port Canaveral), Miami, Fort Lauderdale e Galveston.

Os hóspedes terão uma ampla variedade de destinos para o Caribe à sua escolha, incluindo os premiados destinos privativos da Royal Caribbean, Perfect Day at CocoCay, nas Bahamas, e Labadee no Haiti.

Dos 14 toboáguas de última geração no Thrill Waterpark ao primeiro oásis apenas para adultos da ilha, Hideaway Beach, há todos os tipos de emoções e maneiras de relaxar em Perfect Day at CocoCay.

Labadee, localizada ao longo da costa norte do Haiti, é um pedaço do paraíso com cinco deslumbrantes praias e belos cenários montanhosos. As experiências variam desde apreciar vistas únicas na Dragon’s Breath Flight Line, a maior tirolesa sobre a água do mundo, até relaxar em praias de areia branca e explorar a rica cultura, enquanto conhece artesãos e artistas locais.

Famílias e hóspedes de todas as idades também podem escolher entre locais deslumbrantes em todo o Caribe oriental e ocidental, incluindo Puerto Plata, na República Dominicana, Roatan, em Honduras, Cozumel, no México, St. Johns, em Antígua, e diversos outros.

“Essas novas opções de partida da Royal Caribbean oferecem uma excelente oportunidade para os brasileiros explorarem o Caribe e os Estados Unidos. É uma opção emocionante para combinar uma viagem marítima com experiências em terra”, diz Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, distribuidora exclusiva da Royal Caribbean no Brasil.

Curitiba ganha prêmio internacional de destino de turismo inteligente

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Capital do Paraná conquistou o reconhecimento neste domingo (17), em evento no Memorial de Curitiba


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Curitiba conquistou neste domingo (17/3), em evento no Memorial de Curitiba, o Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes no segmento Destino, na categoria Inovação.

O prêmio foi conferido ao projeto Conexão Curitiba DTI, que são eventos realizados pelo Ecossistema Curitiba DTI, liderado pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), e que fomentam a interação entre startups e empresas do setor de inovação e tecnologia do trade turístico local.

De acordo com a presidente do IMT, Tatiana Turra, o prêmio é um reconhecimento do esforço que a gestão do prefeito Rafael Greca e todo o ecossistema de turismo local têm feito para transformação de Curitiba em um Destino Turístico Inteligente.

“Este reconhecimento internacional é um incentivo para continuarmos nosso trabalho em prol do desenvolvimento turístico da nossa cidade. É um projeto realizado dentro de um ecossistema de inovação, com colaboração entre setor privado, público e instituições de ensino e que tem foco em soluções inovadoras, especialmente tecnológicas para aprimorar a experiência dos turistas em Curitiba”, declarou Turra.

A Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, através da Mesa de Trabalho de Boas Práticas, impulsionou a primeira edição do Prêmio Ibero-Americano DTI. A iniciativa considerada inovadora, reconhece e premia os destinos turísticos do continente, bem como organizações do setor privado, tanto acadêmicas e do terceiro setor, como empresas, em dois segmentos: Destinos e Organizações.

Programação da Fidi

A Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi) acontece até terça-feira (19), com realização do Instituto Cidades do Futuro e a Fundação Ciudad de La Plata. Nesta segunda-feira (18/3), o prefeito Rafael Greca participa da abertura oficial do evento, às 16h30, no Memorial de Curitiba.

Igor Camaratta, diretor da Bourbon vê com otimismo ambiente de negócios e abre novas frentes

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A depender dos fundamentos econômicos do País, como queda paulatina na taxa básica de juros, controle da inflação e manutenção da regra de incentivo fiscal – Perse – para os setores da hotelaria e eventos, a Bourbon Hospitalidade prossegue confiante. Rede 100% nacional, com 24 empreendimentos, entre hotéis e resorts, distribuídos entre Brasil, Argentina e Paraguai, planeja inaugurar mais mil apartamentos, entre 2025 e 2026 e festeja evolução do segmento de lazer
Por Cecília Fazzini (Colaboração para o DIÁRIO)

A retomada vigorosa das viagens nacionais, que gerou incremento nas hospedagens no segmento de lazer e o retorno dos eventos/convenções corporativos com maior intensidade, nicho tradicionalmente de peso, animam os planos da Bourbon Hospitalidade. A rede, que completou 60 anos, em 2023, mesmo ano em que alcançou a marca de 1,4 milhão de hóspedes registrados, se ocupa em fidelizar o conceito de bem-receber. O portfólio do grupo ultrapassa duas dezenas de empreendimentos, com presença em 20 diferentes cidades e oferta próxima a 5 mil acomodações, somadas aquelas que serão inauguradas no biênio 2025/2026.

Igor Camaratta, diretor de Novos Negócios e Relacionamento com Investidores da rede, afirma que a sexagenária Bourbon abre novas frentes de negócios, empenhada em ampliar a experiência durante a estadia.

Ele destaca como um dos braços fortes para cumprir esse objetivo, a Bourbon Gastronomia, a mais recente unidade de negócio. A célula operacional é capitaneada por Antonio Ântimo Vezozzo, da terceira geração do grupo familiar que fundou a rede, em Cambará (PR). A meta é combinar sabor e qualidade à mesa tanto para o recorrente hóspede corporativo (70% do movimento) quando para aprimorar o serviço e a vivência ao cliente de lazer, nicho em franco crescimento no negócio, que responde, hoje, por 30% da ocupação.

Camaratta lembra que o setor de alimentos & bebidas sempre foi desafiador para a operação hoteleira, a opção da Bourbon pela gastronomia também colabora para “desmitificar conceitos enraizados na hotelaria e emprestam mais eficiência na gestão da área, maior qualidade de produtos, melhor seleção de fornecedores, padronização de marcas, manejo dos alimentos e combate ao desperdício, entre outros ganhos”, avalia Camaratta.

Bourbon Hospitalidade
Bourbon Fortaleza, o pé na areia ainda com destaque para a hospedagem corporativa (Crédito: Bourbon – Divulgação)

Com exceção de dois restaurantes que não possuem gestão própria, todos os demais atendem, a partir de cardápio próprio, tanto hóspedes como passantes. “A gastronomia contempla bem-estar e necessidade do hóspede e ainda é ponto-de-venda importante para a geração de receita”, complementa o diretor.

O Bourbon Destination Club (BDC), assegura ele, também é uma das pilastras na empreitada de difundir a operação do grupo no lazer. Os participantes do clube de férias contam com economia e benefícios exclusivos nos produtos Bourbon, que também se estendem a mais de 4.300 hotéis (em 100 países), possível pela parceria com RCI (Resort Condominium International).

Perfil do lazer

Após o período de isolamento imposto pela Covid, a hotelaria passou a conviver com novos hábitos do hóspede. Camaratta concorda que as decisões de reservas agora ocorrem muito mais próximas da data da hospedagem, a preferência do hóspede é por percorrer distâncias menores até o hotel ou resort, opta por permanência mais curta e busca otimizar a viagem com visita a um maior número de localidades.

Os novos investimentos em lazer e área para famílias com hóspedes mirins refletem o novo momento. Nos resorts Bourbon Atibaia com a inauguração do complexo Acqua Kids, que inclui piscina indoor e no Bourbon Cataratas o novo espaço da Turma da Mônica – parceria que a rede mantém há mais de 15 anos.

Bourbon Hospitalidade
Igor Camaratta, diretor de Novos Negócios e Relacionamento com Investidores da Bourbon Hospitalidade (Crédito: Revista Hotéis – divulgação)

Novos negócios

Camaratta frisa que os mil novos quartos fazem parte de projetos construídos do zero, a partir do alicerce. Em fase de negociação, há 10 unidades de hospedagem na mira da Bourbon, em todas as regiões do Brasil e sondagens, ainda embrionárias, para empreender em outros países da América do Sul e Europa, além dos Estados Unidos.

Já com obras iniciadas, há dois hotéis que serão administrados pela rede no Estado de Santa Catarina: um em Chapecó e outro no município de Navegantes, local com insuficiente oferta de hospedagem e onde há um aeroporto, além de estar a poucos quilômetros do parque Beto Carrero.

E o radar investidor da Bourbon também alcança localidades no Interior paulista como São Roque, região com demanda acentuada e Assis, praça pouco servida por estrutura de hospedagem. E já desbrava oportunidades também no Centro-Oeste brasileiro, em fase de negociação.

Bourbon Hospitalidade
Bourbon Serra Gaúcha entrou em operação em dezembro de 2023 (Crédito: Bourbon – divulgação)

“Não somos reativos, vamos atrás das oportunidade, mas muitos negócios são movidos pela força da marca Bourbon, indicação de parceiros investidores que nos procuram.”, Igor Camaratta, diretor de Novos Negócios e Relacionamento com Investidores da Bourbon Hospitalidade.

Segundo o diretor, a Bourbon é uma rede que não visa somente o crescimento no número de hotéis, mas sim o desenvolvimento sustentável, “um norte que a direção do grupo sempre imprime às metas e é transmitido invariavelmente ao time de colaboradores”.

Assinala que o crescimento sustentável é o balizador do negócio, que tem o foco em bons produtos e boa localização, este item primordial para o sucesso no ramo da hotelaria.
O diversificado conceito de hospedagem também leva a assinatura da rede, que tem sob o guarda-chuva não apenas hotéis próprios, caso dos resorts Cataratas e Atibaia, Bourbon Curitiba e Bourbon Cambará. Conta igualmente com hotéis administrados, arrendados ou com participação societária. “Essa condição torna múltiplo o olhar e permite identificar tanto as necessidades como proprietário, como no papel de administrador e cuidar com afinco do hotel de terceiros”, considera o executivo.

O mais novo empreendimento é o Bourbon Serra Gaúcha, que entrou em operação em dezembro de 2023. Trata-se de um resort exclusivo – que tem uma hospedagem em pipas de vinho e disponibiliza também bangalôs, situado em São Francisco de Paula, cidade muito próxima de Gramado e Canela.

Cenário investidor

Estudos atuais do setor, segundo observa o executivo da Bourbon, dão conta de que o cenário investidor como um todo esboça timidez, sem muitos novos projetos hoteleiros no Brasil. Essas pesquisas apontam que há cerca de 108 projetos em gestação, até 2027, “o que é pouco porque este número é no âmbito do País e sem muito capital externo”, sintetiza Camaratta. Em sua análise, o que se destaca é um movimento expressivo dos

Fundos de Investimento, e de um outro modelo de negócio, um pouco diferente, que é o multipropriedade, em evolução, com 180 projetos em andamento, que, considera ele, “é o perfil de negócio onde se consegue fazer captação de recursos em volume maior.”

“Há evolução no mercado relacionada ao modelo de multipropriedade, com 180 projetos em andamento, perfil de negócio onde se consegue fazer captação de recursos em volume maior”, Igor Camaratta, diretor de Novos Negócios e Relacionamento com Investidores

Sobre a tentativa de se alterar o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), antes mesmo do término de sua vigência de cinco anos, o executivo faz coro aos dirigentes do setor da hotelaria. O Programa, destinado a promover um respiro fiscal, após a crise da Covid-19 que abateu o setor de hospedagem e eventos, se desmantelado em seus objetivos, poderá respingar de forma negativa e tornar desestimulante o panorama dos investimentos.

Um ponto muito decisivo para a manutenção do Perse, conforme lembra o executivo da Bourbon, “é que se trata do único e importante incentivo, ferramenta de saneamento financeiro, que nos dois últimos anos preparou o terreno para novos aportes de recursos, permitiu melhorar produtos e assegurou , principalmente, a criação de novos postos de trabalho”.

Bourbon Atibaia,  estrutura de lazer ampliada para atender demanda crescente (Foto: arquivo DT)

Responsabilidade social

Afinada com a filosofia da gestão Bourbon e sintonizada em atender demanda crescente sobre essas práticas sustentáveis como diferencial do negócio, a rede faz a lição de casa. O diretor considera como de destaque o papel desempenhado pelo Instituto Bourbon, surgido há 20 anos, em Cambará local de origem do grupo, que assiste 2 mil crianças, além de adolescentes e até a melhor idade”. No conjunto de ações, são cursos profissionalizantes e atividades esportivas, com extensão para a família e a comunidade como um todo, ”sem qualquer equívoco, o maior projeto social de qualquer rede hoteleira, acentua.

É, especifica Camaratta, um Instituto próprio, ou seja, “não pega no braço de nenhum parceiro para dar vida ao projeto”. A dimensão da obra social alcança alunos que foram acolhidos pelo Instituto, partiram em busca da formação acadêmica e voltaram para a entidade como professores. Há ainda o registro de uma aluna, classificada como uma das melhores do Paraná em 2023, que conquistou bolsa de estudos para a Nova Zelândia.

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Conheça o novo Vice-Presidente Financeiro & Administrativo do Grupo Arbaitman

Alexandro Silva Ferreira recebeu a promoção ao cargo após 30 anos no Grupo Arbaitman


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Grupo Arbaitman, composto pela Maringá Turismo, Central de Eventos e Lemontech, anuncia Alexandro Silva Ferreira como novo Vice-Presidente Financeiro & Administrativo. Com uma trajetória dentro da Maringá Turismo desde 1993, Alexandro começou como office boy aos 14 anos de idade. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeus e especializado em Finanças Corporativas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, ele lidera desde 2016 o Departamento Financeiro, importante área estratégica do Grupo.

“Em conjunto com nosso Vice-Presidente Executivo Siderley Santos, Alexandro será crucial na construção de um grupo cada vez mais forte, unido e eficiente. Trata-se de uma promoção merecida. Estamos ansiosos para ver os frutos de sua liderança no futuro”, comemora o Presidente Marcos Arbaitman.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, para o ano de 2024, o novo VP Financeiro & Administrativo planeja reestruturar a parte estatutária do Grupo Arbaitman, além de otimizar as áreas de crédito e cobrança. Também está focado em revisar o escopo atual, os objetivos e as metas do planejamento estratégico para os próximos 24 meses, estabelecido em 2022. Ele reconhece os desafios de manter as operações financeiras equilibradas, mitigar riscos, reestruturar a precificação de produtos e serviços, preservar a rentabilidade e apoiar a liderança do Grupo Arbaitman. Alexandro está confiante e se sente realizado pela oportunidade de contribuir positivamente para o crescimento da empresa.