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Das velas das jangadas do Ceará ao hidrogênio verde do Energy Observer

O hidrogênio verde (H2V) é considerado o “combustível do futuro” e está despontando no mundo como a principal aposta energética; ele é classificado como uma energia limpa por possuir emissão zero de carbono. Resta saber se o lobby do petróleo deixará.
Por Paulo Atzingen, de Fortaleza*

Não pude voltar à Canoa Quebrada nesta minha passagem por Fortaleza. Foi lá que vi as jangadas dos pescadores sopradas para o mar adentro. Foi lá que, aos 18, a lua e a estrela entalhadas nas falésias traçaram minha própria via-láctea.

Não fui à Canoa Quebrada e a opção foi sorver o calor da capital cearense e surfar suas ondas de progresso e antagonismos.

A faixa litorânea foi tomada por espigões de concreto e vidro, a geração fitness tomou conta do calçadão e me integrei a ela: corri, nadei, pedalei sob um sol de verão tropical. Visitei a feirinha de artesanato, transformada em uma organizada feira de artesãos cearenses cadastrados e com carteirinha.

Esta feira hippie que conheci nos anos 80 do século passado guarda reminiscências da mais pura expressão cearense: as garrafinhas com areia e paisagens minúsculas moldadas à agulha, os bordados sobre o tecido que foi saco de cereal trazido do sudeste, a renda feita pelas mãos calejadas da mulher cantada por Luiz Gonzaga e a própria literatura de cordel relatando a peleja do homem com o Dono do Céu.

A feira de artesanato é,  sim, desde os primórdios, o local onde se bebe um pouco de humanidade e o valor intrínseco dos trabalhos vira do avesso o vício de se colocar preço em tudo. Existem coisas que não têm preço por sua grandeza.

hidrogênio verde
Conheci o Energy Observer, no Marina Park, em Fortaleza

Transição energética

Mas não só de lembranças vivo o Ceará. O estado experimenta a vanguarda da produção de hidrogênio verde (H2V) no Brasil. Essa terra do sol também é a terra dos ventos e as pás eólicas distribuem-se pelo litoral em enormes investimentos para a pátria tropical mas que até hoje vive (uma boa parte) na era do petróleo e seus derivados finitos e poluentes. O que nos salvou até agora foram os rios e nossas usinas hidrelétricas!

Visitei o barco Energy Observer que fez sua escala no Brasil. Seus engenheiros e cientistas estudam nossos avanços no Etanol e elogiam o prodígio que somos em vento e sol. Esse barco francês trouxe o futuro para hoje. As cabeças pensantes e os corações pulsantes que conheci ali no Marina Park de Fortaleza me mostraram que a transição energética está atrasada aqui algumas décadas, ou quem sabe, um século no planeta!!

Ainda o carvão

O Energy Observer nos trouxe uma lição de humanidade e solidariedade quando nos mostra o atraso energético em países da África e da Ásia que ainda usam o carvão como principal fonte de geração de energia.

O Energy Observer, com suas placas solares, propõe a quebra de um padrão mental, o rompimento de uma cadeia viciosa e viciante montada sobre o petróleo e seus derivados, indica o rompimento de uma usina mundial carbonífera produtora de estragos ao ambiente e à saúde humana, causadora de desastres ecológicos, cicatrizes irreversíveis ao planeta.

O que vi nessa viagem ao Ceará é o início de uma batalha que ainda requer convencer governos, sistemas políticos e econômicos. Não vai ser fácil desmantelar uma indústria que aumenta a temperatura global, muda o ciclo das estações, seca os rios, provoca incêndios e inundações, e, arrisco dizer, financia a guerra.

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Aerogeradores no Ceará da empresa QAir (Crédito: divulgação)

Não vai ser fácil desmantelar uma indústria que aumenta a temperatura global, muda o ciclo das estações, seca os rios, provoca incêndios e inundações, e, arrisco dizer, financia a guerra.

O barco que saiu da França em 2017, já atravessou o Atlântico, o Pacífico, o Índico e inaugura uma nova era de conscientização para a mudança de mentalidade energética global. Por onde passa ele educa, informa, conscientiza e mostra provas contundentes dos efeitos nefastos que o atual modelo energético pode nos levar e já está nos levando. (Confira o site do Energy Observer)

Diferente do escritor francês Júlio Verne que tinha a imaginação ventando a seu favor e fez viagens utópicas em volta da Terra em 80 dias, à Lua, ou até mesmo ao centro da Terra- sem tecnologia suficiente em pleno século XIX -, o Energy Observer não trabalha com imaginação, mas com dados concretos.

O hidrogênio verde além de oferecer mobilidade no futuro para trens, automóveis, navios e aviões ajudará na descarbonização da indústria seja ela qual for.

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Capitão do Energy Observer, Victorien Erussard, seu projeto tem como alvo revolucionar o transporte utilizando o hidrogênio verde (H2V) (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Segundo o capitão e fundador do Energy Observer, Victorien Erussard, seu projeto tem como alvo revolucionar o transporte com o hidrogênio verde e oferecer à sociedade alternativas não só de energia limpa, mas de sobrevivência.

“O EO nos lembra até que ponto a descarbonização deve andar de mãos dadas com uma verdadeira política de justiça social” disse-me Victorian ao se referir à grave crise na Cidade do Cabo, com apagões de energia elétrica diários.

Digo a ele, com a ajuda do tradutor francês, que ficamos nesses últimos anos obscecados por bolsas de valores, por oscilações do dólar,  pelo posicionamento das multinacionais, focados nos bons e rentáveis negócios e, em última análise, no lucro econômico e tomamos péssimas decisões quanto ao meio-ambiente…

“Criamos cidades imensas e empurramos para debaixo do tapete o lixão e jogamos para dentro do mar nosso esgoto”, lamentei.

Ele respondeu que o Energy Observer une, conecta mundos que muitas vezes se ignoram: “Somos exploradores e empreendedores, marinheiros e engenheiros, idealistas e realistas”, enumera.

Eles são porta-vozes da mudança e da inovação verde para os decisores políticos, governos e empresas fabricantes. Eles não fazem manifestos verbais ou passeatas em favor de uma causa. Eles são o próprio manifesto, eles são a própria causa, constatei!

Oferecem com seu exemplo e trabalho novas formas de melhorar o nosso modo de vida, com mais otimismo, beleza e esperança.

O mesmo otimismo, beleza e esperança dos meus 18 anos, ao olhar a feirinha de artesanato de Fortaleza, ou ver as jangadas dos pescadores mar a dentro e mar a fora em busca do peixe, em Canoa Quebrada.


Hidrogênio Verde no Ceará

hidrogênio verde
O H2V é obtido por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, em que se utiliza a corrente elétrica de fonte renovável para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.
Produzido com energia limpa, sem emissão de carbono, o H2V tem o custo da produção como seu maior desafio.
Em um mundo no qual o clima e meio ambiente têm sofrido cada vez mais os efeitos negativos do uso de combustíveis fósseis, o uso do hidrogênio renovável passou a ser essencial para a descarbonização do planeta.
O H2V é obtido por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, em que se utiliza a corrente elétrica de fonte renovável para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.
O Ceará está na vanguarda na produção de energia renovável. O primeiro parque eólico comercial ligado ao sistema elétrico nacional é no território cearense, o Complexo Termelétrico do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A energia vinda do sol e do vento é fundamental para abastecer os eletrolisadores e faz com que o país tenha boa competitividade na produção do hidrogênio verde.

Essa tecnologia inovadora usa a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água e, assim, produzir energia.

Quanto Custa?

O hidrogênio verde é produzido a um custo que varia entre 2 e 5 euros por quilograma. No Brasil, o preço médio atual está em torno de 6 dólares por quilograma, chegando a quase 9 dólares em algumas regiões do mundo (fonte: PWC – PricewaterhouseCoopers)

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Fortaleza convidado pela Accor

Curitiba recebe 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro

O evento é gratuito, presencial e remoto, voltado para gestores públicos, órgãos de turismo e empresários do setor

O 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro acontece entre 21 e 23 de novembro, em Curitiba, com realização da Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

Gratuito, o evento ocorre nas versões presencial e online, e de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o objetivo é promover o desenvolvimento do turismo ferroviário no Brasil.

“Temos uma demanda crescente e novas oportunidades de turismo ferroviário, principalmente depois da Lei nº 14.273/21. Este evento vai ser um marco no fomento ao conhecimento e estruturação de novos produtos turísticos relativos ao setor”, explica o presidente da ABOTTC e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho.

Segundo a nota, a Lei 14.273, de 2021, conhecida como a Lei de Ferrovias, regulamenta o investimento privado para a exploração de linhas férreas federais ociosas. A norma incentiva também o desenvolvimento tecnológico, preservação da memória ferroviária, competitividade, inovação, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade do serviço de transporte ferroviário brasileiro.

Trem Republicano
Trem Republicano (Foto: Divulgação)

Fórum oferece capacitação e networking

Com o apoio do Sebrae, o 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro terá palestras, painéis, oficinas e o passeio de trem da Serra Verde Express para Morretes como visita técnica. Entre os palestrantes, estão confirmados representantes de órgãos oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além da Embratur, Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul e os Governos dos Estados de São Paulo e Paraná.

O evento, que vai acontecer presencialmente,  na sede do Sebrae Curitiba, e também remotamente, pela Internet. Na programação estão previstas também oficinas sobre leis, regulamentações, operação, demandas e soluções para o setor. “Estamos esperando cerca de 250 pessoas, entre secretários de turismo de autarquias municipais e estaduais, empresários, estudantes, simpatizantes e representantes de instituições governamentais. Queremos unir poder público e privado, num ambiente de troca de informações e ideias”, completa Arruda.

EDIÇÃO DO DT

Dia da Consciência Negra. Preto é top! – Por Jorge Salim*

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No Dia da Consciência Negra o publicitário Jorge Salim enviou ao DIÁRIO uma crônica bem humorada e politicamente correta sobre a cor “preta”. Confira:

Trabalhei no turismo por longos 35 anos e não só conheci como convivi com ilustres afro-brasileiros, inúmeros pretos da mais alta estirpe e aqui destaco alguns: Paulo Bispo (Ebony Tours e ex-Gapnet), César Faria (Travel Port e ex-Gapnet), Luís Antônio Sobrinho (ex-Air Europa), Luiz Fernando Matos (KG Tours e ex-Gapnet, Fly Tour). Igualmente outros como Fabio Freitas (Orinter), Rubens de Sousa, Paulo Roberto Feijão, Odair Coutinho, Robson Camilo, Rogerinho, Simone Jesus, Kelly Leal, Ezequiel, Clayton, Igor, Wagner, Reifer, e muitos outros que se perderam na bruma escura do tempo.

A cor preta, ou o preto, é indiscutivelmente unanimidade na moda, na arte, nos usos e costumes do ser humano ao longo da historia. Ela é a mistura de todas as cores, e, desse modo acumula mais energia (teoria física da Luz). Analisemos aqui algumas curiosidades:

A atriz Audrey Hepburn consagrou o ‘Preto’ básico no filme cult, ‘Bonequinha de luxo’. James Bond, por exemplo, não dispensava seu smoking preto nem quando caia de um avião ou se agarrava aos cabos do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro no filme 007 contra o foguete da Morte!

Quem não vibrou com os filmes do Zorro, vestindo calça, máscara, chapéu e capa negras?? Temos mais: o Pantera Negra, a Mulher-Gato, o Batman, Darth Vader, Wolverine, o X-Men, a Família Adams e uma infinidade de personagens que se vestem de preto.

Hoje não tem um evento sequer que as mulheres dispensem o ‘Preto’. Os homens seguem na mesma linha, já que existe um consenso de que vestir preto é vestir a elegância.

É claro que muitos vilões também são associados a esta cor, mas isso integra o imaginário mundial.

Inspiração

A noite é inspiradora. É na sua quietude e no seu silêncio que vem as ideias. Será que vem da negra escuridão meus pensamentos mais altos?

Na arte, na música e na literatura temos os destaques inesquecíveis de uso do termo preto. Tchaikovsky com o Lago dos Cisnes, em sua obra prima, O Cisne Negro. Uma dramática história apresentada em forma de balé. O próprio Gilberto Gil nomeou sua filha de “Preta Gil” e, em uma entrevista recente, afirmou que o cartório antes de registrá-la, lhe perguntou: por quê Preta? Ele não deixou por menos: “Não há registros de Bianca, Clara? Pois eu sou o pai e quero o registro “Preta”. Escreve ai: Preta Gil”, contou o compositor.

Natureza

A natureza é repleta de exemplares da fauna na cor preta: O pássaro-preto, o corvo, ave estigmatizada nos contos de fadas, o assum-preto (cantado por Luiz Gonzaga) é mais um pássaro na lista muitas vezes depreciativa. O gato preto é associado à sexta-feira (dia 13), que traz azar. E o chupim, ave que ninguém gosta, a ponto de associarem negativamente às pessoas vagabundas que não trabalham e vivem acomodados à custa de alguém. Enfim, não acabam as comparações maldosas, invariavelmente pretas.

A noite é preta

Voando um pouco mais alto em minha viagem sobre a cor preta, afirmo: Você só vê a lua e as estrelas, porque a noite é preta.

E não é quando a coisa está preta que recorremos a Deus em nossas orações?

Recorrendo ao dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

No Oriente Médio, o preto representa o nascimento, a morte e o mistério.

Nas culturas latinas, o preto representa a masculinidade e a lamentação.

Nas culturas orientais e asiáticas, a cor representa a masculinidade, a saúde, a riqueza, e a prosperidade.

No Mundo Ocidental, o preto representa o fim, a morte, o luto, a formalidade e a lamentação. O preto também é considerado como poder e força.

Reconhecimento

Mais a mais neste derradeiro texto sobre a minha redenção ao preto, lembro a todos, principalmente de quem escreve, que os destaques que fazemos na escrita, são grifados em negrito.

Elis Regina estava correta em cantar: Black is beautiful.

Amigos, desfrutem o Dia da Consciência Negra neste país miscigenado!!


*Jorge Salim é publicitário e colaborador do DIÁRIO DO TURISMO

A viagem de trem mais bonita do Brasil

Passeio de Curitiba a Morretes pela Serra do Mar adentra a Mata Atlântica e revela cenários deslumbrantes como cachoeiras, rios, canyon, pontes, ruínas e muitas histórias

POR ZAQUEU RODRIGUES

A viagem de trem de Curitiba a Morretes, no litoral paranaense, encanta viajantes de todas as idades. Serpenteando as montanhas da Serra do Mar, numa das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, atravessando túneis, pontes e viadutos, o trem turístico da Serra Verde Express proporciona um passeio extraordinário que combina relaxamento, luxo, cenários deslumbrantes e histórias.

O trem turístico é operado pela Serra Verde Express desde 1997. Ele contém 25 vagões personalizados de acordo com as categorias – da econômica ao luxo – e capacidade para transportar 1200 pessoas em viagens com duração média de 4h. No correr da história, mais de 4 milhões de passageiros já realizaram a viagem.

Trem turístico atravessa a vida urbana e desliza para a Serra do Mar [ Foto – Zaqueu Rodrigues ]
Menos de 71 km separam as duas cidades. O trem se movimenta suavemente, atingindo a velocidade máxima de 30 km/h. Embora o tempo de viagem de Curitiba até Morretes pareça longo, não é – as 4h passam voando. Então, aproveite para fotografar e, principalmente, experienciar a viagem com presença. Cada parte do percurso reserva descobertas, belezas e vestígios que enriquecem a experiência.

A viagem é acompanhada por guias de turismo que contextualizam o percurso. Após deixar a estação rodoferroviária no centro de Curitiba, o trem turístico atravessa a vida urbana até a paisagem ganhar contornos de interior. O trem passa pelas cidades de Pinhais e Piraquara, serpenteia a Serra do Mar e segue até o ponto final, Morretes. Em relação ao nível do mar, o percurso representa uma descida de 945 metros [Curitiba] para 10 metros [Morretes].

Trem turístico serpenteia as montanhas encobertas pela Mata Atlântica [ Foto – Zaqueu Rodrigues ]
O passeio revela uma série de paisagens monumentais. A centenária ferrovia Curitiba-Paranaguá conta com 13 túneis e 41 pontes. Entre os cenários que compõem a viagem estão o Bosque das Araucárias, árvore símbolo do Paraná, o salto de 70 metros da majestosa Cachoeira Véu da Noiva, antigas estações, ruínas, canyon, rios, picos, represas e a diversidade de vida, cores, perfumes e belezas da Mata Atlantica.

A centenária ferrovia Curitiba-Paranaguá conta com 13 túneis e 41 pontes. O Viaduto Carvalho é o cartão-postal do passeio. Sua curva provoca a sensação de que o trem está voando [ Foto – Zaqueu Rodrigues ]
O trem turístico dispõe de vagões e serviços para diferentes perfis de viajantes. A categoria não significa necessariamente a melhor localização para experienciar a viagem. Os carros Boutique, por exemplo, estão entre os melhores, pois oferecem, além de janelões com ampla vista, sacadas abertas excelentes para contemplar as atrações durante o percurso, fotografar e sentir o ar puro da floresta.

Os carros da categoria Boutique – Imperial, Guardiões do Marumbi, Barão de Serro Azul e Bove – incluem serviço de bordo com água, refrigerante e cerveja à vontade, lanche e guia bilíngue. A viagem no vagão Bove foi muito boa, pois ele é confortável, tem visão aberta de ambos os lados e varandas amplas. O vagão também é pet.

Passeio revela paisagens monumentais [ Foto – Zaqueu Rodrigues ]
A ferrovia, considerada uma obra-prima da engenharia, foi criada pelos irmãos Antonio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças, primeiros engenheiros negros do Brasil e entre os mais notáveis do século 19. Atendendo ao pedido dos irmãos, o Imperador Dom Pedro II não empregou mão de obra escravizada na construção da ferrovia, que foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1885.

O Viaduto Carvalho é o cartão-postal do passeio. Sua curva provoca a sensação de que o trem está voando. O projeto inicial previa no local um túnel em curva, mas o teto desabou, deixando como uma única opção derrubar a face da montanha para conseguir manter o traçado original. Assim nasceu o primeiro viaduto em curva do mundo. Ele foi projetado pelo arquiteto português Joaquim Condessa e tem 84 metros de extensão.

O Vagão Copacabana, da categoria luxo, esbanja requinte, ornamentos e serviços personalizados (Foto – Zaqueu Rodrigues)

A ponte São João, pousada sobre o rio de mesmo nome, é outro cenário cinematográfico que fascina tanto pela beleza quanto pela grandeza do projeto. Ela foi inaugurada em julho de 1884 com 113 metros de comprimento e 70 metros de vão livre. A ponte São João soma 58 metros de altura e pesa 480 toneladas. Ela foi projetada no Brasil e fabricada na Bélgica, de onde veio de navio até o porto de Paranaguá.

Num piscar de olhos estamos chegando na cidade de Morretes. Ao desembarcar na histórica estação notamos que a atmosfera é de interior, que estamos agora em uma cidadezinha histórica que se move num ritmo que permite contemplar a vida sem pressa.

Cidades históricas

viagem de trem - Estação de Morretes, ponto fina do trem turístico (Foto - Zaqueu Rodrigues)
Estação de Morretes, ponto fina do trem turístico (Foto – Zaqueu Rodrigues)

O ponto final do trem turístico é a estação de Morretes, pequena cidade cravada ao pé da Serra do Mar paranaense. Nela os passageiros descem para conhecer as cidades históricas do litoral – Morretes, Antonina e Paranaguá. Há quem desça, almoce, faça um breve passeio, umas compras e retorne à Curitiba no trem das 15h.

As três cidades conservam um precioso conjunto arquitetônico colonial. Em Morretes, a igreja de Nossa Senhora do Porto é de 1798 e abriga a Via Sacra pintada pelo artista morretense Theodoro de Bonna. Em Antonina, as casas históricas do centro exibem uma plaquinha com o nome da música predileta do morador.

Maior das três cidades, Paranaguá tem a cultura portuária como principal atividade econômica. Os patrimônios históricos e naturais, assim como ocorre em Morretes e Antonina, ampliam cada vez mais a importância do segmento de turismo. O centro histórico da cidade é tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.7

A cidade de Antonina combina casarios históricos, calmaria e belezas naturais [ Foto - Zaqueu Rodrigues ]
A cidade de Antonina combina casarios históricos, calmaria e belezas naturais (Foto – Zaqueu Rodrigues)
A história e a cultura estão presentes em toda a viagem. Na estação de trem de Morretes, um pequeno museu apresenta a cidade e suas personagens. No Parque Temático Hisgeopar, uma grandiosa maquete em movimento, sob a condução de uma guia, conta a história e a geografia do Paraná.

Essa rota pelas cidades históricas do litoral paranaense é desses destinos que fazem parar o tempo pela hospitalidade de seus moradores, pelas belezas naturais, pelos casarios antigos coloridos, pelas ruas de paralelepípedos, pela pracinha do pôr do sol, pela igreja matriz, pelo barquinho no mar…

A cidade de Morretes é a terra do prato típico do litoral paranaense, o Barreado, que atrai visitantes de todos os cantos somente para apreciá-lo. De acordo com os pesquisadores, o prato resulta de um encontro entre as cozinhas indígena, portuguesa, açoriana. O certo é que ele une gerações e se tornou o grande símbolo da pequena cidade.

Terra do Barreado, prato típico do litoral paranaense, Morretes combina casarios coloniais e belezas naturais (Foto - Zaqueu Rodrigues)
Terra do Barreado, prato típico do litoral paranaense, Morretes combina casarios coloniais e belezas naturais (Foto – Zaqueu Rodrigues)

Há diferentes pacotes de viagens que vão desde viagem de ida de trem até Morretes apenas até viagem de ida e volta, passeios e vivências nas cidades históricas entre outras modalidades que permitem visitar o litoral paranaense com mobilidade e conectividade.

São Paulo

No interior de São Paulo, a Serra Verde Express opera o trem turístico Trem Republicano, com viagens entre as cidades de Itu e Salto.

O Trem Republicano também é categorizado e conta com vagões que celebram personagens da política e da cultura, como o cineasta Anselmo Duarte. O passeio inspira uma viagem pela história do Brasil.


* O jornalista viajou com seguro Vital Card e ficou hospedado no hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, no centro de Curitiba

Para mais informações sobre horários, eventos e valores dos passeios em Curitiba e São Paulo, acesse www.serraverdeexpress.com.br

Taylor Swift: aéreas não cobrarão remarcação de passagens aos fãs

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As companhias aéreas Azul, Latam e Gol anunciaram que não cobrarão taxa extra para remarcar passagens de clientes afetados pelo adiamento do show da cantora Taylor Swift, que aconteceria no sábado (18), mas foi remarcado para segunda-feira (20).

EDIÇÃO DO DIÁRIO com AGÊNCIA BRASIL


A organização do evento também informou como será o procedimento para reembolso dos fãs que não puderem ir no show na nova data.

A apresentação de sábado foi adiada poucas horas antes do início, sob a justificativa de que a onda de calor que atingia a cidade colocava os fãs em risco. A temperatura máxima na cidade foi de 43,8°C, de acordo com o Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura carioca.

A decisão foi tomada após a morte de uma fã no início do show de sexta-feira (17). A apresentação deste domingo (19) está confirmada.

Pelas redes sociais, as três principais companhias aéreas do país divulgaram a isenção de cobrança e os procedimentos para remarcação. Veja como proceder:

Azul
“A Azul informa que clientes impactados pela mudança do evento de hoje, no Rio de Janeiro (RJ), por liberalidade da companhia estarão isentos da taxa de cancelamento da passagem, deixando o valor em créditos para compra de passagens ou isenção da taxa de remarcação para um voo da Azul. Para isso basta contactar a companhia através do atendimento ao cliente. Após o cancelamento, os clientes deverão efetuar novamente a compra para a nova data, mediante disponibilidade”.

Latam
“Atualizamos nossa política de flexibilidade para que os passageiros com voos programados saindo do Rio de Janeiro entre 19 e 20/11 possam realizar alterações gratuitamente de 21 a 26/11, de acordo com a disponibilidade de assentos. Para remarcações, entre em contato com o nosso call center 4002-5700 (capitais), 0300 570 5700 (demais regiões) ou com a sua agência de viagens”.

Gol
“A GOL, em atenção aos clientes impactados pelo adiamento do show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, informa que adotará as seguintes flexibilizações: possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento; e isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos nos próximos 12 meses”.

Reembolso de ingresso
A organizadora do evento, T4F Entretenimento, informou que os ingressos do dia 18 serão válidos para o dia 20, sem a necessidade de nenhuma ação extra por parte dos clientes. Para os fãs que não puderem comparecer ao show na nova data, é possível solicitar o reembolso seguindo o passo a passo divulgado no site.

Será preciso preencher um formulário até as 6h de segunda-feira (20). O reembolso será realizado de acordo com o canal e meio de pagamento usados para a compra.

Procon
O Procon do estado do Rio de Janeiro orientou fãs sobre os direitos após a mudança de data do show. Os clientes têm o direito a receber o valor total pago pelo ingresso.

“Consumidores que tiveram despesas com hospedagem, transporte ou pacotes de viagens relativos ao show e ingressarem no Procon-RJ terão seus casos analisados individualmente”, comunicou o órgão.

Caso o consumidor encontre alguma dificuldade de solução perante o fornecedor, poderá procurar o Procon-RJ em qualquer dos canais de atendimento, que podem ser consultados no site procon.rj.gov.br.

Curitiba inaugura Natal Luz na próxima quarta-feira (22)

Faltam poucos dias para a abertura da programação de fim de ano que compõe o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023

Equipes da Prefeitura de Curitiba e de terceirizadas contratadas pelas empresas patrocinadoras trabalham para inaugurar o Natal Luz de Curitiba na noite da próxima quarta-feira (22).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a festa de abertura do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais seguirá a tradição. Como nas seis edições anteriores, acontecerá com um grande espetáculo no Largo da Ordem, às 19h30. A partir desse momento, todas as demais decorações da cidade estarão iluminadas e prontas para encantar os curitibanos.

Desde a semana passada, os preparativos seguem em ritmo acelerado com movimentação de caminhões, fios de luz, lâmpadas e grandes estruturas metálicas nos parques e praças da cidade, dando forma às decorações que encantarão moradores e visitantes. “É uma correria e este ano ainda maior, pois as decorações e as grandes atrações serão inauguradas simultaneamente na mesma noite”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Árvore de Natal da Escola de Sustentabilidade. Curitiba José Fernando Ogura SMCS
Árvore de Natal da Escola de Sustentabilidade em Curitiba (Foto: José Fernando Ogura SMCS)

Preparativos para o Natal Luz de Curitiba

Segundo a comunicação do turismo de Curitiba, as primeiras decorações erguidas na cidade são a do Parque Barigui, onde a Ligga, patrocinadora do Caminho de Luz, instalou portais, o tear de fita em LED e, está preparando as árvores de luz e água que ficarão no lago.

Ainda no Barigui, outra grande atração do Natal que já está em pé, é a Árvore de Luz do ParkShoppingBarigüi. Com 22 metros de altura e mais de 50 mil microlâmpadas, será acessa junto às demais decorações da cidade, na noite da próxima quarta-feira (22).

No Calçadão da Rua XV de Novembro, já desponta a Árvore da Vida O Boticário, que mais perto do dia da abertura do Natal, receberá a decoração tradicional de flores de sálvias vermelhas. Por ali, as fachadas de alguns prédios também já estão decoradas com cortinas de luzes. Já no Passeio Público, ficará o carrossel patrocinado pelo Shopping Mueller.

Preparativos para o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023. Na imagem árvore de natal está sendo instalada na Rua XV de Novembro - Curitiba Foto Daniel Castellano SMCS
Preparativos para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023. Na imagem árvore de natal está sendo instalada na Rua XV de Novembro – Curitiba (Foto Daniel Castellano SMCS)

No Bosque Zaninelli, na região norte da cidade, já foi instalada a árvore de Natal da Floresta Encantada Electrolux. A Escola de Sustentabilidade vai virar um verdadeiro conto de fadas natalino, com a decoração de luzes que irá do piso aos paredões do lago da antiga pedreira.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShoppingBarigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Conheça o Brasil Cívico: saiba mais sobre o novo programa do Setur-DF

Conheça o Brasil: Cívico é uma iniciativa que integra o programa “Conheça o Brasil”, que estimula as viagens pelos destinos nacionais

O Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o trade turístico de Brasília, lança na segunda-feira (20), o programa Conheça o Brasil: Cívico.

A medida vem para estimular o segmento na capital do país e promover a movimentação de turistas em períodos de baixo fluxo turístico na cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e cidade criativa do Design também pela entidade.

O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, e de representantes do Ministério da Educação, da rede hoteleira, das agências de viagens e da Fecomércio, que são parceiras do programa.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, esta é a terceira etapa da ação “Conheça o Brasil”, promovida pelo MTur para estimular o turismo doméstico. Em setembro foram lançados o Conheça o Brasil: Voando e Conheça o Brasil:Realiza.

O lançamento do programa de Turismo Cívico está marcado para a próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, às 10h, no auditório do Palácio do Itamaraty. O ministro Celso Sabino atenderá a imprensa após o evento.

EDIÇÃO DO DT.

Azul Viagens inaugura lojas no interior de São Paulo

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As novas unidades fazem parte do plano de expansão da Azul Viagens, que já tem data para inaugurar sua centésima loja

O interior de São Paulo ganhou mais duas lojas da Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul. A região já tem 19 espaços físicos da marca. Desta vez, as cidades de Dracena e Barretos foram as escolhidas para sediar as novas unidades.

De acordo com DIÁRIO, apesar de o plano de expansão da Azul Viagens para 2023 ter mirado as grandes capitais do país, tradicionalmente o interior paulista tem se mantido como um mercado forte para a empresa, com potenciais investidores. Tanto que, com a ajuda desses lançamentos na região, a operadora de Turismo chegará a 100 lojas até o final do ano. E, para 2024, a marca planeja aumentar ainda mais sua operação em todo Brasil.

Dracena fica a uma hora e meia de distância de Presidente Prudente, de onde saem voos para o principal hub da Azul, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. De lá, é possível acessar mais de 150 destinos, incluindo rotas internacionais da Azul para Paris, Lisboa, Fort Lauderdale e Orlando.

Já Barretos, fica a pouco mais de uma hora de Ribeirão Preto, cidade que possui voos não só para o hub de Campinas, mas também para três destinos bem procurados no Nordeste em qualquer época do ano: Fortaleza (CE), Natal (RN) Maceió (AL), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Em nota, segundo Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens, as novas inaugurações no interior. “É sempre uma alegria, para nós, ampliar a presença em São Paulo. Seja na capital, onde se localiza o centro financeiro, seja no interior, onde já possuímos uma grande rede de lojas e, assim, conseguimos construir e reforçar nossa identidade com o público. O projeto de expansão da marca, ainda para este ano, segue veemente e estamos muito orgulhosos”, comemora.

EDIÇÃO DO DT.

Gestão em ESG: Castelo Saint Andrews recebe Selo Prima Consciência Climática

A partir de agora, o Castelo Saint Andrews passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO

O Castelo de Saint Andrews lançou o seu primeiro programa de Carbono Neutro durante a abertura do Festival de Turismo de Gramado, simbolizando o início da gestão em ESG do Saint Andrews.

De acordo com a comunicação do hotel, a ação é devidamente certificada com a concessão do Selo Prima Consciência Climática, conferido por organizações internacionais, como a OCRE – Associação para Valorização do Ambiente, Cultura Patrimônio e Lazer, de Portugal, assim como o movimento latino-americano SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o Selo é concedido apenas para iniciativas dedicadas à revalorizar a identidade sociocultural de patrimônios naturais no território do Cone Sul, em especial Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.

O Saint Andrews realizou um evento para anunciar seu programa de Carbono Neutro e celebrar esse marco histórico, com o plantio de uma muda. A partir desta iniciativa, o Castelo passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO, o que permitirá ao empreendimento acompanhar indicadores ESG de forma permanente e ampliar a geração de impacto positivo no entorno.

“Convido a iniciativa privada, empresários e demais articuladores da Serra Gaúcha, a juntarem-se a nós, para construirmos um futuro mais verde e sustentável para todos, para as gerações atuais e futuras. Desejo que o Saint Andrews seja lembrado não apenas por sua beleza histórica e excelência em hospitalidade e luxo, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade da região mais promissora do Brasil”, declarou Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews.

Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews
Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews, e Ricardo Harduim, biólogo responsável pelo projeto (Foto: Divulgação)

Práticas sustentáveis

Segundo a nota recebida pelo DIÁRIO, o projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do castelo em Gramado, investindo em práticas sustentáveis como projetos de reflorestamento na região e conscientização ambiental climática para públicos estratégicos.

Este investimento está alinhado com a missão do empreendimento em potencializar a geração de riquezas, implementando ESG em sua gestão de ponta a ponta, até e etapa de conservação ambiental e conscientização.

“O Castelo Saint Andrews é o primeiro Relaix Chateau do Brasil a cumprir a metodologia climática internacional e conquistar a certificação Carbono Neutro. Essa conquista do Selo Prima será um incentivo para distintos setores de Gramado se envolverem na urgente temática associada ao clima”, observa Ricardo Harduim, biólogo responsável pelo projeto.

O programa foi construído com apoio de consultorias e técnicos renomados na questão ambiental, como a GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance e a OSCIP Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade , que integra a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e tem a chancela do GBV – Grupo Brasil Verde, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, ACA – Aliança pela Ação Climática e REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.

EDIÇÃO DO DT.

Accor integra recepção do Energy Observer em Fortaleza (CE)

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A rede hoteleira Accor é uma das empresas que patrocinou e recepcionou o navio Energy Observer aqui em Fortaleza em sua breve parada de volta ao mundo. Ela alia-se à Qair Brasil uma produtora independente de energia limpa que se dedica a soluções baseadas em fontes renováveis.

por Paulo Atzingen, de Fortaleza (CE)*


O Energy Observer, um catamarã adaptado, é o primeiro navio de hidrogênio verde (H2V) e de emissão zero carbono, que chegou ao Brasil para cumprir sua odisseia de conscientização para a transição energética. O barco experimental chegou esta semana em águas nacionais e ficará ancorado de 16 a 24 de novembro, no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE).

O DIÁRIO participou da coletiva de imprensa composta pelo chairman (presidente) da empresa francesa, Louis Blanchard, o diretor-executivo da Qair Brasil, Jorge Borrell, o presidente da Energy Observer, Victorien Erussard, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, entre outras autoridades

O navio completará no ano que vem sete anos de viagens pelo planeta (2017 França; 2018 Mediterrâneo; 2019 Norte da Europa; 2020 Oceano Atlântico; 2021 Oceano Pacífico; 2022 Ásia; 2023 África e América do Sul), chegando em 2024 ao seu ponto de partida, o porto de Saint-Malo (França).

Durante sua ancoragem em Fortaleza, o catamarã experimental receberá visitas guiadas e exposições que abordam a transição energética. Esse projeto, que propõe revolucionar a logística, a indústria e o modo de vida das pessoas no globo terrestre foi abraçado por vários empresas e parceiros, uma delas é a Accor.

Energy Observer
Durante sua ancoragem em Fortaleza, o catamarã experimental receberá visitas guiadas e exposições que abordam a transição energética (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
O projeto experimental propõe revolucionar a logística, a indústria e o modo de vida das pessoas (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Parceria começou em 2017

Presente na recepção do barco em Fortaleza, a vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Accor América, Antonietta Varlese, conversou com o DIÁRIO.

A parceria com a Energy Observer começou em 2017 (ano que o barco lançou-se ao mar, primeiramente no Mediterrâneo) e a Accor é uma das patrocinadoras master. Segundo Antonietta, o encontro das empresas se deu pela paixão pelo mar e pelo gosto de velejar. “Nosso CEO, Sébastien Bazin, que é um velejador apaixonado pelo oceano, conheceu o Victorien Erussard, velejador famoso e o criador do projeto. Ele encampou a ideia, já que o propósito da Accor é sempre olhar o futuro, implantar práticas que inovam e que fazem a diferença, ações de sustentabilidade que impactam na hotelaria. Ele resolveu também participar e apoiar esse projeto”, falou Antonietta ao DT

A executiva lembra que a Accor trabalha com ativações nos destinos onde o catamarã aporta e onde a rede possui hotéis, dando suporte à equipe. “Isso mostra a nossa missão de ser uma empresa sempre avant-garde em relação à sustentabilidade”.

Antonietta destaca que a Accor não só quer ser integrante desse processo de transição energética, mas já realiza em seus hotéis pelo mundo ações nesse sentido.

“Temos várias iniciativas e práticas que nos referencia como empresa preocupada com a sustentabilidade e a transição energética. Nós já eliminamos 57 itens de plástico de uso único das nossas operações e cada vez mais a gente quer diminuir o uso deste material. Temos uma meta bastante ambiciosa que é chegar a 2050 a ser uma operação Net-Zero. (Net-zero carbon emissions by 2050)

Para Antonietta, chegar a essa meta ambiciosa são necessários ajustes e principalmente um plano de gestão de informações. “Para reduzir é preciso que se entenda o processo da pegada de carbono e o que estamos gerenciando. Estamos mensurando nossos gastos energéticos, de água, de diesel, de outros plásticos. Então tudo isso vai compor a nossa matriz com o objetivo de alcançarmos a descarbonização até 2050”, enumerou.

Placas solares compõem a superfície do catamarã (Crédito: Energy Observer)

Sustentabilidade ligada ao Financeiro

A executiva reforça que essas metas estão muito além das novas fronteiras geográficas assumidas no início deste ano, quando a administração dos hotéis no Brasil passou a ser nas Américas. (Veja matéria). “Na verdade o desafio é global, já que somos uma empresa global, temos uma matriz francesa e europeia, a meta é global. Temos um compliance e devemos seguir uma série de regulamentações focadas em sustentabilidade, que estão muito em linha com as regulamentações financeiras. Então, hoje, todos os esforços em sustentabilidade já se conectam com o recortes financeiros. As regulamentações do mercado de negócio estão atreladas aos índices de ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas. Seguiremos, portanto, a nova diretriz europeia que passará a valer ainda este ano”, antecipou.

Antonietta cita, ao final, a 30ª Conferência ONU sobre Mudança do Clima (COP 30) confirmada para ser realizada em Belém, no Pará, em 2025. “Com a ampliação do escopo, de Brasil para América, as regulamentações cresceram também. Os eventos que vão acontecer com a gente (com o Brasil) sediando a COP 30, em 2025,  virão de contrapeso as regulamentações, apesar do Brasil, já ter uma matriz energética bastante limpa, muito alternativa. Isso, no entanto, não significa que a gente não possa trabalhar melhor ainda o uso e a produção dessa energia e contribuir com inovações”, afirmou.

Ela conclui reforçando que a parceria com o Energy Observer é antes de tudo um grande aprendizado.

Além da Accor, o Governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, a Air Liquid e a Toyota participam da estapa brasileira do Energy Observer.

Confira o Vídeo:

Revolucionário

O dono da ideia do primeiro barco do mundo movido a hidrogênio verde  e CEO da Energy Observer, Victorien Erussard, também falou ao DIÁRIO.

“Me propus ao desafio de construir um catamarã que retira sua energia da natureza sem agredi-la e realizar uma viagem de 7 anos ao redor do mundo para validar e otimizar todas as tecnologias a bordo, sem emitir gases de efeito estufa, partículas finas ou ruído”, disse.

Ainda, segundo Victorien, a empresa criou o Energy Observer Foundation que reúne conhecimentos especializados para conscientizar a transição energética, sensibilizar para o potencial do hidrogênio e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

CEO da Energy Observer, Victorien Erussard, também falou ao DIÁRIO (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

“Estamos desenvolvendo o Energy Observer 2, embarcação que medirá em torno de 160 metros de comprimento e utilizar 40 mil quilos de H2V líquido embarcado”, esse projeto visa sua invenção experimental a um nível global de aproveitamento”, falou.

Confira nas próximas edições do DIÁRIO DO TURISMO reportagem especial sobre o Energy Observer


*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Fortaleza convidado pela Accor