Accor se expande, se renova e aponta caminhos para o que vem

Continua depois da publicidade

Em coletiva realizada pela Accor Hotels no hotel Pullman Ibirapuera, o CEO Accor Americas – Premium, Midscale & Economy Brands , Thomas Dubaere, apresentou os resultados do último ano e o redesenho da gigante francesa para avançar na região

Por Zaqueu Rodrigues para o DIÁRIO

Publicado dia 28 de fevereiro (RETRO 2023)

Veja também as mais lidas do DT


“2022 foi um ano espetacular, um dos melhores resultados da Accor em 40 anos de América do Sul”. A avaliação é do CEO da Accor Americas , Thomas Dubaere. Os resultados alcançados no último ano e as projeções e estratégias da rede francesa para avançar nas Américas foram reveladas nesta segunda-feira (27) em coletiva de imprensa realizada no Hotel Pullman Ibirapuera, na zona sul paulistana.

Dubaere compartilhou o balanço da rede em 2022, apresentou a renovação na estrutura da empresa e as diretrizes para 2023. Ele disse que o último ano foi de resiliência e recuperação, e que os resultados superaram as expectativas. Em 2022, a receita global da Accor somou 4,22 bilhões de euros – crescimento de 80% em comparação com 2021. Na América do Sul, a Accor registrou um faturamento de 911 bilhões de euros em 2022, o que representa quase o dobro da receita de 2021.

Em 2022, a Accor inaugurou 22 hotéis em cinco países da América do Sul e assinou 16 contratos para expandir suas operações na Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. Na perspectiva global foram inaugurados 299 hotéis ao longo do último ano.

Otimista com o cenário que se apresenta no horizonte do turismo, Dubaere apontou na coletiva o desafio da América do Sul e do Brasil (Crédito: DIÁRIO DO TURISMO)

Aumentar fluxo de turistas estrangeiros

Otimista com o cenário que se apresenta no horizonte do turismo, Dubaere apontou que o desafio da América do Sul e do Brasil, em particular, é aumentar o fluxo de turistas estrangeiros. “Os viajantes estrangeiros são 15% dos turistas no Brasil, enquanto os domésticos representam 85%”. Ele considera que o caminho para atrair mais turistas passa pelo aumento de eventos internacionais – F1, Lollapalooza – e ações em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur.

O CEO Accor Americas – Premium, Midscale & Economy Brands também apresentou a nova estrutura da Accor Hotels, que agora passa a operar sob duas divisões: uma reúne os hotéis de categorias Premium, Midscale & Economy (PME); e a outra compreende Luxo & Lifestyle. “Esse posicionamento possibilita acelerar a expansão da Accor em sintonia com a renovação do mercado”, explicou Dubaere.

Presente em 110 países e com mais de 45 marcas sob a sua batuta, a Accor Hotels vem conduzindo a sua renovação em etapas, salientou Dubaere. Uma delas foi o forte investimento no modelo de franquias e conversão de hotéis de diferentes portes; a outra compreendeu a compra do Fairmont e o investimento em Lifestyle.

Na coletiva, Thomas Dubaere ressaltou que o RevPAR aumentou substancialmente no último trimestre de 2022. O RevPAR global da Accor cresceu 2% em comparação com 2019, ano pré-pandemia. Se mirar apenas os últimos três meses de 2022, o RevPAR aumentou 15% em comparação com o mesmo período de 2019.

Abel Castro e Thomas Dubaere (Crédito: DIÁRIO DO TURISMO)

Diversidade, expansão Lifestyle e de luxo

Na América do Sul, o RevPAR cresceu 26% em comparação com 2019. No último trimestre de 2022, o aumento chegou a 42% em comparação com o mesmo período de 2019. Dubaere revelou que o volume de negócios da Accor na América do Sul em 2022 cresceu 28% em comparação com o mesmo período de 2019. Dubaere projeta uma expansão dos mercados Lifestyle e de Luxo em 2023.

Thomas disse que a diversidade, inclusão e sustentabilidade são compromissos da rede francesa. “A meta da Accor é zerar a emissão de Carbono em seus hotéis até 2050. 84% dos nossos hotéis no mundo eliminaram todos os plásticos de uso único”, disse Dubaere, que lembrou que esse trabalho requer tempo e investimentos em treinamentos com os colaboradores, parceiros. O executivo afirmou que o número de mulheres em posições de liderança precisa crescer mais.

Presente na coletiva, o CDO (Chief Development Officer) Americas – Premium, Midscale & Economy Brands, Abel Castro, informou que a projeção da Accor é de inaugurar 25 hotéis em cinco países na América do Sul. “18 hotéis já estão confirmados. São 2500 quartos”, detalhou o executivo, que destacou o papel das conversões, franquias e serviços de assinatura para embalar os novos passos da rede francesa na América do Sul.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade