Paraíba, Muito Mais que o São João

Continua depois da publicidade

Localizado na região nordeste, o estado da Paraíba, com uma extensão territorial de 56 469,778 km² apresenta atrativos que vão muito além das suas famosas e disputadas festas realizadas durante o período junino.

Sua economia tem como bases a a agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca, milho, feijão), a indústria (alimentícia, têxtil, de açúcar e álcool) e a pecuária. Porém a atividade econômica que mais recebe investimentos e cresce com grande vigor é o Turismo.

Com um clima quente e temperaturas elevados durante todo o ano, o estado acaba por atrair inúmeros visitantes que buscam  não só belas paisagens naturais, mas também sua diversidade cultural e criativa.

Veja também as mais lidas do DT

E é exatamente com uma política de incentivo a esses dotes que a Paraíba vem ganhando força no mercado nacional.

O Turismo de Experiências focado nos preceitos da economia criativa tem sido o alicerce da descoberta de novos produtos turísticos, que tem incentivado o aumento do fluxo turístico no estado.

A tônica do Turismo de Experiências é descobrir e desenvolver vivências que sendo singulares propiciam sensações memoráveis, que em muitos casos permitem autoconhecimento e reflexões em momentos de ludicidade e prazeres. É o diferente que evoca emoções e nos permite enxergar o outro, não de forma superior ou inferior, apenas diferente, nem melhor, nem pior, exaltando a diversidade que nos constitui como uma aldeia global, com comunidades distintas, mas humanizada.

Na Paraíba, o projeto de Turismo de Experiência foi iniciado pelo Sebrae em 2013 e até 2016 vai contemplar 18 municípios paraibanos, principalmente das regiões do Brejo e Cariri do Estado – lugares de riqueza natural singular, cenários urbanos e rurais históricos e gente acolhedora. Tal ação valoriza as comunidades interioranas, que muitas vezes não eram nem lembradas como destino turístico.

Opções não faltam no Estado. Alguns municípios têm ganhado destaque nacional e rompido fronteiras brasileiras com suas marcas. É o caso de Pilões, no Brejo paraibano, e seu artesanato feito com fibra da bananeira, ou de Boqueirão e suas trilhas ecológicas por lajedos e inscrições rupestres ou o acampamento rural para os mais ousados.

Mas outras localidades também estão ganhando projeção nacional e começam, após sua estruturação, a receber interessados em novas vivências, como exemplos pode se citar as cidades de Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Areia, Cabaceiras e Ingá.

Tomara que novos estados utilizem a Paraíba como benchmarking, afinal nosso país é uma terra abençoada com belezas, não só naturais, mas também culturais, que fazem do povo brasileiro um dos mais ricos em experiências e vivências admiráveis e memoráveis.

Andréa Nakane é diretora da Mestres da Hospitalidade e diretora de capacitação da Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade