Perspectivas do mercado de turismo e aviação para 2015

Continua depois da publicidade

por Emerson Sanglard*

As projeções dos economistas para 2015 sugerem um ano muito difícil para os brasileiros. E com uma combinação perigosa entre baixo crescimento econômico, dólar e juros altos, inflação, alta do índice de desemprego, aumento de impostos e tarifas, além da temida perspectiva de racionamento de água e apagão.

Diante de um cenário tão complexo, a questão a se discutir é o que as empresas devem fazer para enfrentar uma real situação de corte de gastos praticados pelo consumidor e a retração da demanda em diversos segmentos. E que segmentos sofrerão maior impacto? O de turismo será afetado de alguma maneira?

Veja também as mais lidas do DT

Nos últimos anos, as expectativas dos setores de turismo e aviação em todo início de ano foram sempre positivas, avaliando-se e observando-se de perto a situação econômica. Um dos grandes entraves para as empresas este ano será a alta do dólar. E neste ponto, as agências, operadores de turismo e companhias aéreas devem procurar reduzir ao máximo os seus custos internos para se manterem competitivas, além de buscar novos destinos e parcerias, assim como apostar em novos mercados.

O cenário é desafiador, com toda certeza, mas é nesse momento que o mercado deve colocar em prática todo seu potencial criativo e aquelas companhias que promovem soluções inovadoras se sobressaem. Sempre devemos nos lembrar de que buscar alternativas e soluções é uma das atitudes que as empresas brasileiras sabem fazer muito bem.

Tudo indica que o turismo não sofrerá forte retração em 2015. Pode ser um pouco lento no início do ano, mas gradualmente voltará a crescer.

Já vivemos períodos de crises e incertezas na economia muito mais graves em um passado não muito distante. Quem não se lembra dos infindáveis planos econômicos das décadas de 80 e 90, época em que a hiperinflação atingia absurdos 80% ao mês e onde era impossível fazer qualquer tipo de planejamento de longo prazo?

Um fato concreto é que, mesmo em período de conturbação e incertezas na economia e política, os brasileiros nunca deixaram se abater pelas crises. Em função do aumento da renda e do emprego verificado nos últimos anos, os brasileiros passaram a consumir e a viajar mais, começaram a estudar e buscar especialização no Exterior e estão entre os turistas que mais compram no mundo.

Mesmo com medidas impostas para reduzir o consumo e estabilizar a inflação, os brasileiros nunca deixaram de comprar. De acordo com o Banco Central, mesmo com a alta do dólar no segundo semestre do ano passado, os gastos em viagens internacionais somaram mais de US$ 25 bilhões. Em um mercado com 200 milhões de consumidores, a sobrevivência das empresas depende de um bom planejamento estratégico alinhado com esse novo momento econômico.

Tudo indica que o turismo não sofrerá forte retração em 2015. Pode ser um pouco lento no início do ano, mas gradualmente voltará a crescer. O que deve mudar é o comportamento do brasileiro diante desse novo panorama que está por vir. O consumidor vai continuar viajando, seja por motivo de férias, a negócios, intercâmbio, mas provavelmente haverá uma diminuição do tempo de estada, com menos gastos no cartão de crédito ou a busca de destinos mais próximos do país. As perspectivas diante deste canário são boas e os que se mantiverem otimistas se destacarão.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade