Recife espera receber 2 mil uruguaios para Brasil X Uruguai, na Arena Pernambuco

Continua depois da publicidade

Campeão de notificações de casos suspeitos de microcefalia, malformação relacionada ao vírus Zika, Pernambuco vai receber, na capital Recife, cerca de 2 mil turistas uruguaios para o jogo Brasil x Uruguai, que ocorre na sexta-feira (25), na Arena Pernambuco, às 21h45. O jogo é de eliminação para a Copa do Mundo da Rússia 2018.

Durante a apresentação do Plano de Ação de Governo para o evento, o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, disse que as notícias sobre o vírus Zika não intimidaram os turistas estrangeiros. “Dos jogos realizados no Nordeste – tem um no Ceará e outro na Bahia – Pernambuco está recebendo o maior número de turistas estrangeiros. Quase 5% do público é uruguaio, 2 mil visitantes”, comemora. Os 44.730 ingressos que estavam disponíveis se esgotaram.

Para prevenir casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) transmitidas pelo Aedes aegypti, a secretaria de saúde informou que, desde o dia 15 de março, houve reforço nas ações de controle do mosquito na Arena Pernambuco, nos hotéis das delegações e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também na área hoteleira como um todo, com aplicação de larvicida e eliminação de focos de água parada. No dia do jogo vão ser distribuídos 50 mil sachês de repelente doados por uma empresa para o evento.

Veja também as mais lidas do DT

Público

Além da torcida do Uruguai, Pernambuco também vai receber pessoas de outros estados do Nordeste para ver o jogo. Dezesseis por cento do público é de nordestinos. Os pernambucanos ocupam 56% das cadeiras da Arena e 23% é formada por grupos cujo número de ingressos não permite à CBF identificar a origem. O estado calcula que pelo menos 7% desse restante venham de outros estados do Brasil.

A expectativa do governo é que os turistas movimentem mais de R$ 10 milhões. O estado vai receber cerca de 8 mil visitantes para assistir a partida, que acabam aproveitando para conhecer outras atrações – e movimentam a economia local. A secretaria calcula que os turistas estrangeiros fiquem, em média, 7 dias no Recife, enquanto os brasileiros de fora, devem ficar 4 dias em média.

Segundo o secretário Felipe Carreras, o turismo tem crescido no estado, a despeito do vírus Zika. “Fernando de Noronha está com a melhor ocupação da sua história. A gente tem tido resultado muito favorável. Essa questão cambial tem favorecido o turismo interno. O brasileiro está viajando mais dentro do Brasil, o nordestino dentro do Nordeste, o pernambucano viajando dentro do seu próprio estado. Também estamos recebendo mais turistas internacionais, na medida em que a sua moeda vale mais dentro do Brasil, e o turismo tem sido um capítulo especial desse cenário de crise, se transformando em um cenário de oportunidade para os pernambucanos”, avalia. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade